A- A+

Artigos Médicos

Luiza Toscano

Luiza Toscano

CRM-PB: 9935 Especialidade: Oftalmologia

Abra o olho com o verão!

Publicada em 02/12/2016 às 18h00

Está chegando a estação mais celebrada pelos brasileiros: o verão! Período de muita alegria, sol e banho de mar. Época em que também é preciso redobrar os cuidados com os olhos, para que estes permaneçam saudáveis por mais muitos verões que virão!

O uso de óculos escuros, além de causar maior conforto em ambientes de sol e retardar o aparecimento daquelas rugas ao redor dos olhos (conhecidas como pés de galinha), os protege da radiação ultravioleta, que em excesso é prejudicial à visão. Atenção na hora da compra dos seus óculos de sol, pois eles precisam ser de boa qualidade, o que pode ser assegurado certificando-se que eles possuem o filtro contra radiação ultravioleta normatizado pela ABNT.

Os usuários de lentes de contato devem manter todos os cuidados habituais com o uso das mesmas (respeitar orientações do oftalmologista quanto ao número de horas de uso, validade, uso de soluções de limpeza e colírios lubrificantes apropriados etc.) e retirá-las antes do banho de mar ou piscina, sempre obedecendo às orientações com a higiene e manuseio delas.

Evitar manter os olhos abertos dentro do mar ou piscina e usar colírios lubrificantes são práticas que podem diminuir aquela irritação ocular frequente após mergulhos. Deve-se proteger a pele das pálpebras inferiores com protetor solar testado oftalmologicamente e é aconselhável o uso de viseiras ou bonés para ajudar na proteção dessa região tão sensível.

O uso excessivo de produtos como protetor solar e hidratante nas pálpebras superiores deve ser evitado, pois com o calor esses produtos podem escorrer para dentro dos olhos, causando irritação e alergias. Em caso de irritação excessiva ou alguma queixa ocular, não hesite em procurar o oftalmologista, que é o profissional capacitado para cuidar da sua visão!

Agora é só aproveitar para curtir e ver com clareza as belezas que o verão tem a nos oferecer!