A- A+

Blog da Saúde

Cuidados com o sol devem ser diários; confira dicas da dermatologista

Publicada em 17/01/2017 às 07h00
Cuidados com o sol devem ser diários; confira dicas da dermatologista

Ao mesmo tempo que traz inúmeros benefícios para as pessoas, o sol em excesso e sem proteção pode prejudicar. Morando em uma região tropical e litorânea, os cuidados com o sol devem ser diários, contínuos e iniciados o mais precocemente, uma vez que até 75% da radiação ultravioleta absorvida ocorre nos primeiros vinte anos de vida.

A afirmação é da dermatologista Amanda Medeiros, que alerta para os cuidados com a exposição excessiva à radiação no dia a dia e dá dicas de como aprender a conviver com o sol sem prejudicar a saúde.

Segundo a médica, engana-se quem pensa que só levamos sol quando vamos à praia ou piscina. "Precisamos entender que estamos sofrendo os efeitos da radiação ultravioleta no nosso dia a dia, seja durante nossos deslocamentos ao ar livre ou até mesmo ao dirigir. Sendo assim, os métodos de fotoproteção devem ser incorporados a nossa rotina, a fim de prevenir os efeitos cumulativos e nocivos da radiação ultravioleta", explicou.

E você sabe o que é radiação ultravioleta? De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), a radiação ultravioleta (UV) vem em conjunto com a radiação solar e está diretamente associada ao câncer de pele e ao envelhecimento cutâneo. A radiação UV penetra profundamente na pele, atinge a derme e desencadeia reações imediatas ou tardias, como eritemas, bronzeamento e tumores cutâneos.


Para entender melhor, aqui seguem os tipos de radiação ultravioleta. Elas são divididas em três:

UVA -é uma das principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer de pele, pois penetra profundamente na pele e sua intensidade varia pouco no decorrer do dia;
UVB - penetra mais superficialmente na pele, e tem incidência mais acentuada no verão, especialmente entre 10h e 16h. A radiação UVB é responsável pelas vermelhidão na pele e pelas queimaduras;
UVC -não atinge a Terra.

MEDIDAS SIMPLES

Para aproveitar o sol sem prejudicar a saúde algumas medidas simples podem ser tomadas diariamente. A dermatologista Amanda Medeiros orienta evitar o sol entre às 10 e 16 horas.

Uma dica importante, segundo ela, é o uso correto do filtro solar. "Deve-se aplicar uma camada generosa de protetor solar em todas as regiões expostas ao sol, meia hora antes da exposição solar, reaplicando a cada 3 horas, ou com mais frequência no caso de banhos ou atividades físicas intensas, devido a transpiração", explicou.


Atualmente, vários outros métodos complementares são usados para se proteger da radiação, como uso de roupas e chapéus UV protect, óculos de sol e sombrinhas. Outro ponto destacado pela dermatologista é a hidratação. Em altas temperaturas, beber muito líquido evita problemas de saúde como desidratação. "A hidratação é imprescindível, devendo ser reforçada a ingestão de líquidos claros, como água, água de coco ou sucos", afirmou Amanda Medeiros. 

Após a exposição ao sol, a médica sugere a aplicação de óleos de banho e hidratantes, que podem auxiliam na recuperação da pele.


EFEITOS DO SOL 

Veja alguns efeitos do sol, especialmente quando a exposição ocorre sem a proteção:

• Bronzeamento - reação da pele à radiação UV, que leva ao dano do DNA. Para reparar o estrago e proteger a pele, há um aumento na produção de melanina, que confere o tom mais escurecido.
• Queimaduras - quando a pele é exposta por tempo prolongado ao Sol, pode haver a dilatação dos vasos sanguíneos e à ocorrência de queimaduras.
• Fotodermatoses - sardas, manchas e problemas como millium coloide, rosácea
• Fotoenvelhecimento - a exposição à radiação UV (ao natural ou em câmaras de bronzeamento) leva ao colapso a produção de colágeno e elastina, acelerando o processo de formação de rugas e linhas finas.
• Câncer de pele - a exposição solar é uma das principais causas do câncer de pele;
• reações cutâneas agravadas pela radiação, bem como efeito de imununossupressão, como casos de recidiva de herpes labial após exposição solar intensa;
• Desidratação;
• Lesões oculares.


CUIDADOS NECESSÁRIOS

 

Chapéus, óculos escuros e filtro solar são fundamentais em atividade ao ar livre, tanto no lazer quanto para quem trabalhar sob o sol. A empresária Paula Alexsandra Fernandes Santos, 34 anos, moradora do Conjunto Pedro Gondim, toma todos os cuidados de fotoproteção ao sair de casa. Quando vai ao trabalho, ela costuma usar maquiagem que já possui protetor solar e em atividades ao ar livre, como praia ou piscina, usa sempre produto fator 50.

"Tomo esses cuidados para evitar envelhecimento precoce e, principalmente, as doenças de pele causadas pelo excesso de sol", disse Paula Alexsandra. Ela também lembra que em épocas muito quentes toma muito líquido para evitar desidratação, doença bastante comum em dias de temperatura elevada.

Já a servidora federal Dicéia Costa, que mora em Jaguaribe, tem um motivo a mais para tomar cuidado com a exposição ao sol: já teve início de câncer de pele. "Quando recebi o diagnóstico da dermatologista fiquei assustada, mas cuidei logo e fiquei bem. Por esse motivo, meus cuidados são redobrados. Ao sair, seja para o trabalho ou para o lazer sempre uso protetor solar e óculos escuros. Não posso me descuidar. Na praia, tomo sol muito cedo e sempre uso roupa adequada", afirmou.

Com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Workshop abordará educação dos filhos para uma alimentação saudável

Publicada em 13/01/2017 às 07h00
Workshop abordará educação dos filhos para uma alimentação saudável

Uma alimentação inadequada na infância pode resultar em adultos doentes no futuro. Por isso, a adoção de hábitos alimentares saudáveis deve começar desde cedo. Mas, lidar com as preferências das crianças, muitas vezes, não é fácil.

Para ajudar os clientes nessa tarefa, a Unimed João Pessoa vai realizar no dia 21de fevereiro, das 19h30 às 21h30, no Espaço Viver Melhor, o workshop "Educando os filhos para uma alimentação saudável". O evento é exclusivo para clientes com mais de 18 anos de idade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta segunda-feira (16) até o dia 16 de fevereiro. As vagas são limitadas.

O workshop está sendo organizado pelo Grupo Equilíbrio do Peso, um dos projetos de promoção da saúde da Unimed João Pessoa. O grupo tem como finalidade orientar os clientes sobre como perder peso de forma saudável e ganhar mais qualidade de vida.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Veja abaixo como se inscrever, gratuitamente, a partir de segunda-feira para o workshop "Educando os filhos para uma alimentação saudável":

  • Internet: acesse aqui.
  • Telefones: 3506-8600 e 3506-8700
  • Presencialmente: Espaço Viver Melhor (Avenida Piauí, nº 445, no Bairro dos Estados).

 

AGENDA SAÚDE

Para conferir toda a programação de eventos na área de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, consulte a Agenda Saúde, disponível no Canal Viver Melhor.

 

Unimed João Pessoa participa de ação de verão na Praia de Tambaú

Publicada em 12/01/2017 às 07h00
Unimed João Pessoa participa de ação de verão na Praia de Tambaú

A Unimed João Pessoa está participando do "Verão Numa Boa", no Busto de Tamandaré, em Tambaú, em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação. No dia 29, serão oferecidos, gratuitamente, serviços de saúde, como verificação da pressão arterial, além de testes de glicemia e do Índice de Massa Corpórea.

Para esta data, também está programado um aulão de zumba, das 8h às 9h, com os profissionais do Jampa Saúde, projeto da Unimed JP que oferece atividade física e serviços de saúde (terças, quintas e sábados), gratuitamente, para a população, na Praia do Cabo Branco. 

Já no dia 5 de fevereiro, serão disponibilizados os serviços de saúde. Nesses dois domingos, uma equipe de vendas estará à disposição para informar sobre as vantagens e benefícios dos planos de saúde da Unimed JP para os clientes. Haverá distribuição de brindes.

 

 

Jampa Saúde tem programação especial para o mês de janeiro

Publicada em 11/01/2017 às 15h00
Jampa Saúde tem programação especial para o mês de janeiro

Que tal fazer exercício físico e verificar pressão, glicemia e ainda saber o IMC enquanto está desfrutando das mais belas paisagens de João Pessoa? Isso é possível durante o Jampa Saúde, projeto da Unimed JP, que leva atividade física e serviços de saúde - gratuitamente - para a população. E, durante o mês de janeiro, as atividades dos sábados, que normalmente acontecem na praia do Cabo Branco, vão "visitar" outros importantes pontos do litoral pessoense. 

No sábado passado, dia 7, as atividades aconteceram no Busto de Tamandaré. O aposentado Valfredo Alves Moraes, foi uma das pessoas que aproveitaram a oportunidade. "Eu não conhecia o serviço. Parei, perguntei e me disseram que era tudo gratuito. Isso é muito positivo e é uma idéia que deveria ser copiada por mais empresas, a Unimed João Pessoa está de nota 10 em ter este projeto", disse.

Além das pessoas beneficiadas pela primeira vez, como foi o caso de seu Valfredo, outras estão bem acostumadas a participarem do Jampa Saúde. Alexsandra Vieira França é uma delas. Há dois anos, durante uma caminhada na orla, ela resolveu pedir informações sobre o projeto e nunca mais parou de frequentar. "Neste tempo, ganhei mais condicionamento, perdi peso e estou ganhando massa magra. Acho esse projeto muito interessante", afirmou

DIAS E LOCAIS PARA AS ATIVIDADES

As ações do Jampa Saúde, normalmente, são realizadas na Praia do Cabo Branco, no final da Beira-Rio. No entanto, durante este mês de janeiro, aos sábados o programa será itinerante. O objetivo é diversificar os lugares das atividades do Jampa Saúde durante o verão para atrair mais pessoas e conscientizá-las sobre os benefícios da atividade física para a saúde e qualidade de vida (veja programação abaixo).


Nas terças e quintas, as atividades do Jampa serão realizadas no mesmo local: na Praia do Cabo Branco. Nestes dias são oferecidos treinamento funcional, das 17h às 19h30, e aula de zumba, das 17h às 18h.

Dia 14: Tambaú - em frente à Toca da Esfiha
Dia 21: Cabo Branco - em frente ao Edifício Corais de Abrolhos
Dia 28: Bessa - após o Mag Shopping

 

 

Clientes podem se inscrever para receber orientações sobre alimentação dos bebês

Publicada em 11/01/2017 às 07h00
Clientes podem se inscrever para receber orientações sobre alimentação dos bebês

Após os seis meses, os bebês já podem complementar a alimentação com sopinhas, papinhas e comidinhas saudáveis. Mas, você sabe o que colocar nelas? Quais os ingredientes podem ser misturados?

Essas e outras dúvidas podem ser tiradas pelas clientes gestantes e com bebês pequenos durante a Oficina de Papinhas, que será realizada no dia 16, das 14h às 17h, pelo Setor de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa, dentro da programação do Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê.

A oficina tem como objetivo informar as mães com relação a introdução alimentar do bebê, pois esse é um momento que requer muita dedicação e cuidado.

As clientes já podem se inscrever gratuitamente para receber orientações sobre a alimentação dos bebês (confira abaixo). A atividade acontecerá no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados, onde há uma Cozinha Experimental. Para maior comodidade e aproveitamento das clientes, estão sendo oferecidas apenas dez vagas.


COMO SE INSCREVER 

Internet: clique aqui
Telefones: 3506-8600 e 3506-8700
Presencialmente: Espaço Viver Melhor para inscrição presencial, Avenida Piauí, nº 445, Bairro dos Estados
Número de vagas: 10

SOBRE O GRUPO MÃE E BEBÊ

No caso das gestantes, a Cooperativa desenvolve um trabalho permanente para ajudá-las a ter uma gravidez saudável através do Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê. O programa consiste na realização de encontros, nos quais as gestantes tem o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar com o objetivo de contribuir para as futuras mães adotem hábitos mais saudáveis de vida. Também no grupo as mães aprendem cuidados importantes com o recém-nascido para depois que o bebê nasce. Conheça o Grupo Mãe e Bebê.