A- A+

Blog da Saúde

Confira dicas para controlar o estresse em idosos

Publicada em 18/05/2017 às 07h00
Confira dicas para controlar o estresse em idosos

Felizmente, há uma série de atitudes e tratamentos que impactam positivamente no controle do estresse em idosos. O tipo de alívio que pode funcionar melhor depende dos sintomas apresentados pela pessoa. Por exemplo, se a insônia é a fonte do estresse, é aconselhável procurar tratamento para corrigir padrões de comportamento autodestrutivos e pensamentos negativos que estão afetando o sono.

O estresse em idosos pode ter como origem diferentes causas, entre as situações mais comuns estão a necessidade de conviver com doenças crônicas que exigem uma série de cuidados, a adaptação à aposentadoria, a perda do cônjuge, insônia e mudanças financeiras. O estresse crônico eleva o risco de doenças cardíacas, pode desencadear azia, agravar o quadro de diabetes, elevar a pressão arterial e causar insônia, além de tornar as pessoas ansiosas ou preocupadas.


DICAS


Confira formas de controlar o estresse:

  • Não ignorar os sintomas.
  • Praticar atividade física regularmente. Em caso de limitação física, o médico deve ser consultado sobre quais tipos de exercícios são indicados.
  • Participar de grupos e treinamentos que possam ajudar a identificar desejos e a lidar com conflitos.
  • Ter um animal de estimação. Vários estudos abordam os efeitos da redução do estresse ao ter um cão, gato ou outro companheiro animal.
  • Participar de um programa que trabalhe corpo e mente, alguns são desenvolvidos especificamente para idosos.

    Com informações da Unime do Brasil

Participe de grupo que ajuda a manter diabetes sob controle

Publicada em 15/05/2017 às 07h00
Participe de grupo que ajuda a manter diabetes sob controle

Manter o diabetes sob controle é possível? Atualmente, um em cada 11 adultos tem a doença, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes. A maior parte dos casos relacionados ao diabetes está ligada a fatores comportamentais. Portanto, passível de prevenção e, quando já instalada, controle.

Os clientes da Unimed JP com diabetes têm a disposição um programa gratuito para receber todo o suporte necessário neste sentido. É o Grupo de Educação em Saúde em Diabetes Mellitus). Durante as reuniões e oficinas, são abordadas temas importantes para o controle do diabetes, como alimentação saudável, cuidados com os pés, como entender os rótulos de produtos, automonitorização e hipoglicemia, pirâmide alimentar, aspectos emocionais e clínicos do diabetes.

Os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeira, psicóloga e nutricionista capacitada para esclarecer todas as dúvidas e mostrar como é possível ter mais qualidade de vida com a doença.

INSCRIÇÕES

A Unimed João Pessoa está inscrevendo clientes para a próxima edição do Grupo de Educação em Saúde em Diabetes Mellitus (GES- DM). As reuniões serão iniciadas no dia 7 de junho, das 14h às 17h30.

As inscrições podem ser feitas on line, na seção do Viver Melhor no Portal Unimed JP (inscreva-se), por telefone (3506-8600 ou 3506-8700), e-mail (vivermelhor@unimedjp.com.br), ou pessoalmente no Espaço Viver Melhor, que funciona na Avenida Piauí, numero 445, no Bairro dos Estados. As atividades do grupo são realizadas neste espaço, que dispõe de toda a estrutura necessária para atender aos objetivos do grupo.

 

Unimed JP tem um cuidado permanente com gestantes e mães

Publicada em 12/05/2017 às 07h00
 Unimed JP tem um cuidado permanente com gestantes e mães

A Unimed João Pessoa cuida, permanentemente, do cliente, oferecendo uma assistência de qualidade para todos. Como um plano de saúde no sentido exato da palavra, a Cooperativa desenvolve um amplo programa para garantir que as pessoas tenham mais qualidade de vida.

Dentro das ações de promoção da saúde, as mães, desde o momento da gestação até após o nascimento do bebê, têm cuidado especial na Cooperativa. Para elas, são oferecidos várias atividades, que orientam para que tenham uma gravidez tranquila e para que saibam como cuidar adequadamente do recém-nascido.

Entre as atividades está o Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê, que oferece seis encontros onde são abordados vários temas relacionados a gestação e ao bebê . Os maridos também têm espaço garantido no grupo. Eles podem acompanhar as esposas em todos os módulos. enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta e nutricionista.

Além dos seis módulos do curso, são desenvolvidas outras atividades, como oficinas, workshops e cursos, com vários temas como: amamentação, cuidados com o bebê, acondicionamento de leite materno, como preparar papinhas, entre outros.

As atividades, focadas no bem-estar desse público, ficam disponíveis na "Agenda Saúde", aqui no Portal Unimed JP e são realizadas no Espaço Viver Melhor, na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados.

HOSPITAL ALBERTO URQUIZA

As mulheres que têm filho no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade da rede própria da Cooperativa, também têm atenção especial. Toda criança que nasce na maternidade do hospital fica com a mãe em uma acomodação conjunta até a alta hospitalar. Uma equipe dá orientação sobre os cuidados com o bebê, o incentivo ao aleitamento materno e o ensino da prática do ofurô, que acalma o bebê.

Para as mães de bebês que têm alguma dificuldade na amamentação existe o Disque Amamentação. Com um simples telefonema todas as dúvidas sobre o assunto podem ser esclarecidas. O serviço funciona 24 horas. São dois telefones à disposição: 2106-0393, para ligações das 7h às 19h, e o 2106-0352, para ligações no período da noite, das 19h às 7h. Se mesmo com as orientações dadas logo após o parto e através do Disque Amamentação, a mulher ainda tiver alguma dúvida, pode se dirigir diretamente à Sala de Amamentação, que funciona no Espaço Viver Melhor.

Mães e pais que têm filhos que ficam internados na Unidade de Terapia Intensiva ou na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal têm à disposição um local humanizado e ambientado para acolhê-los e tirar suas dúvidas: o Espaço Maternar.

Neste espaço humanizado, as mães e pais poderão descansar, trocar experiências entre si e também ter o apoio de profissionais de enfermagem, psicologia e serviço social, além dos médicos. O local estará aberto durante todos os dias da semana, sempre das 7h às 22h, com poltronas confortáveis, num ambiente climatizado. Além disso, semanalmente existe encontro com profissionais da equipe multidisciplinar, que abordam, temas relacionados aos bebês que estão internados.

A maternidade do Hospital Alberto Urquiza Wanderley também dispõe de um Pronto Atendimento Obstétrico e é a única na cidade que tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a mãe e para o bebê, em caso de necessidade.

Hábitos de vida saudáveis podem prevenir a hipertensão arterial

Publicada em 08/05/2017 às 15h00
Hábitos de vida saudáveis podem prevenir a hipertensão arterial

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, atinge um número cada vez maior de brasileiros. Hoje já são 30 milhões de hipertensos no Brasil, o equivalente à população do Canadá.

O mais grave é que 48,1% das pessoas com pressão alta sabem do problema, mas não fazem qualquer tipo de tratamento, de acordo com uma pesquisa divulgada hoje pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Entre os idosos, esse percentual é ainda maior, equivalendo a uma para cada duas pessoas, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

No entanto, hábitos de vidas saudáveis podem prevenir a hipertensão arterial, como o controle o seu peso corporal, manter a calma ao lidar com os problemas do dia a dia, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo excessivo de sal, entre outros.

Doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, a pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

A forma mais eficaz de descobrir a hipertensão arterial é aferindo a pressão regularmente (no mínimo, uma vez por ano). Conforme o Ministério da Saúde, é preciso ficar atento quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

CUIDADO PERMANENTE

Através do trabalho desenvolvido pela área de Promoção da Saúde, a Unimed João Pessoa disponibiliza programas para que as pessoas possam mudar hábitos e ter mais qualidade de vida. Recentemente, a Cooperativa ofereceu um workshop sobre hipertensão arterial.

Alguns desses programas são exclusivos para os clientes, como os Grupos de Educação em Saúde; já outros são abertos a toda a comunidade, a exemplo do Jampa Saúde, que estimula a prática da atividade física e o cuidado com a saúde.

Cuidados são necessários para a segurança e conforto do bebê

Publicada em 08/05/2017 às 07h00
Cuidados são necessários para a segurança e conforto do bebê

"Pode carregar ele, mas cuidado com a cabecinha!". Quase todas as pessoas que pegam em um recém-nascido no colo escutam essa frase. A preocupação não é à toa. A chamada "moleira" requer cuidados especiais. São partes moles do crânio do bebê que facilitam a saída do pequeno na hora do parto. 

Durante os primeiros dias de vida do bebê, os cuidados que a mãe deve tomar são básicos e as atividades diárias do bebê podem ser realizadas normalmente. Lavar a cabeça, prender o cabelo e tocar a região não irão prejudicar em nada o desenvolvimento, pois existe uma estrutura fibrosa protegendo o cérebro. Basta evitar gestos muito bruscos.

Esses e outros cuidados normalmente causam dúvidas às mães, principalmente de primeira viagem. Para esclarecer essas dúvidas, a Unimed João Pessoa promoverá a Oficina de Cuidado com os Bebês, atividade gratuita voltada para as clientes grávidas, onde são transmitidas orientações sobre como a mãe pode agir em algumas situações típicas de um recém-nascido, como o cuidado com o umbigo, troca de fraldas, banhos e organização do quarto do bebê, entre outros assuntos.

As interessadas ainda podem ser inscrever para a próxima oficina que será realizada nesta terça-feira (9), das 14h às 17h, no Espaço Viver Melhor, na seção do Espaço Viver Melhor, no Portal Unimed JP, pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700 ou através do e-mail vivermelhor@unimedjp.com.br.

Se preferir, a cliente pode se inscrever presencialmente no Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados.

A oficina faz parte das ações que a Unimed João Pessoa desenvolve com os clientes com o objetivo de cuidar da saúde das pessoas para que tenham mais qualidade de vida.