Artigos Médicos

Será que seus hábitos de vida previnem doenças cardiovasculares?

Publicada em 18/03/2016 às 18h

Fique atento! Doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o sistema circulatório (vasos sanguíneos e o coração) e o índice de mortalidade por essas doenças está cada vez mais elevado. É importante adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco. As doenças cardiovasculares mais frequentes são infarto do miocárdio, angina do peito, acidente vascular cerebral e pressão arterial elevada.

É verdade que o risco aumenta com a idade e que existem pessoas com mais chances do que outras. Porém, se cuidarmos do nosso coração de maneira antecipada, podemos reduzir esse risco.

Os principais fatores de risco que podemos modificar com mudança de hábitos de vida são:

- Sedentarismo: A intensificação dos exercícios físicos como caminhada, ciclismo, natação, aeróbica (30 a 45 minutos 3 a 5 vezes na semana) pode contribuir para a redução de fatores de risco cardiovascular.

- Tabagismo: Saiba que um fumante é uma pessoa que tem exercido esse hábito, diariamente, durante o último mês, seja qual for a quantidade de cigarros, nem que seja um só. A nicotina é a principal responsável pela dependência e existem medicamentos repositores de nicotina que aumentam a taxa de sucesso na cessação do tabagismo.

- Estresse psicossocial e estados depressivos: O estresse elevado está claramente associado com infarto do miocárdio.

- Hipertensão arterial: A detecção, o tratamento e o controle da hipertensão são fundamentais para a redução dos eventos cardiovasculares.

- Diabetes Mellitus: A principal causa de morte da pessoa com diabetes tipo 2 é cardiovascular.

- Colesterol alto: É o principal fator de risco modificável da doença arterial coronariana e seu controle, principalmente do nível do colesterol LDL, traz grande benefício na redução de desfechos cardiovasculares.

- Sobrepeso e obesidade: A redução do peso está recomendada em pacientes com obesidade (IMC ≥ 30 kg/m2) ou com sobrepeso (IMC ≥ 25 e < 30 kg/m2).

Desta forma, veja que é possível reduzir seu risco de ter uma doença cardiovascular. Estas são algumas dicas: controle regularmente sua pressão arterial e seu nível de açúcar e gorduras no sangue; deixe de fumar; tenha uma alimentação mais saudável; e pratique exercícios físicos moderados com regularidade.

Levando-se em conta o que foi observado, é recomendado que a consulta com cardiologista seja iniciada cedo, principalmente se a pessoa tiver antecedentes na família e/ou os fatores de risco mencionados.

Camila Martins Camelo

Camila Martins Camelo

CRM-PB: 7349

Especialidade: Cardiologia