A- A+

Artigos Médicos

Euller Imperiano de Amorim

Euller Imperiano de Amorim

CRM-PB: 6187 Especialidade: Geriatra

Como envelhecer com saúde

Publicada em 06/04/2018 às 18h

Que a expectativa de vida populacional tem crescido nos últimos anos e que em breve teremos um país de idosos já é fato conhecido. Porém, o que devemos esperar desse envelhecimento é que ele se dê de forma saudável ao invés do patológico, ou seja, envelhecer com saúde e não com doença. Deve-se desfazer o pensamento de que o idoso é limitado física e mentalmente, dependente e, muitas vezes, restrito ao leito e/ou ao lar.

Para envelhecer de forma saudável, deve-se buscar um envelhecimento ativo, buscando-se tomar algumas medidas importantes, tais quais: ter uma alimentação saudável e equilibrada; aumentar a ingesta de água; evitar o excesso de sal e de doces.

Além dessas medidas, é importante evitar o consumo de bebidas alcóolicas e o uso de cigarro, pois causam doenças no coração, pulmões, fígado e alguns tipos de câncer, dentre tantos outros problemas. Portanto, jogue o cigarro fora, pare de beber, ainda há tempo!

A prática de alguma atividade física supervisionada por profissional habilitado e que atenda às preferências e limitações individuais também é medida que influencia diretamente na construção de um envelhecimento saudável.

Ainda, e não menos importante, deve-se buscar evitar o estresse, se socializar, cultivar amizades, o amor e ter boas noites de sono. Isso melhora o humor, a memória, reduz o risco de ansiedade e depressão, bem como o risco de doenças cardíacas. Não podemos, ainda, deixar de lado a prevenção secundária, ou seja, detectar e tratar precocemente as doenças assintomáticas.

Portanto, vá ao médico, realize check-ups anuais, como exames laboratoriais, exames de imagem, dentre outros. Por fim, trace metas e objetivos para a sua vida e dê continuidade a elas na velhice, pois sem um propósito a vida fica vazia e monótona.