A- A+

Artigos Médicos

Gerlânia Simplício de Sousa

Gerlânia Simplício de Sousa

CRM-PB: 4710 Especialidade: Pneumologista

Doenças do inverno

Publicada em 11/08/2017 às 18h00

Na época do inverno, as pessoas  costumam  ficar mais aglomeradas em locais fechados, facilitando a disseminação  de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos, que causam inúmeras doenças devido ao clima mais frio. Entre elas, as mais frequentes são gripes, resfriados, amigdalites, otites, faringites, sinusite, conjuntivite, asma, alergias, pneumonias e meningite.
 

As gripes e resfriados são as mais comuns e se apresentam com coriza, obstrução  nasal, febre, dores no corpo, cefaleia e dores na garganta, sendo tratados com analgésicos e antitérmicos. As pneumonias são causadas por vírus ou bactérias e apresentam sintomas como febre alta, tosse produtiva (a secreção se movimenta e é eliminada), dor torácica e falta de ar e, geralmente, necessitam de uso de antibióticos.
 

De uma maneira  geral, devemos tomar medidas de prevenção para evitarmos disseminação das doenças, assim como cuidados individuais e recomendações, como lavar bem as mãos e o nariz, vacinar-se contra gripe e pneumonias, evitar lugares com aglomerações, preferir ambientes limpos e ventilados, evitar poeira e mofos, manter hidratação adequada, praticar exercícios físicos regularmente, manter  a roupas de cama sempre limpas, aquecer as vias aéreas e alimentar-se adequadamente.