A- A+

Artigos Médicos

Glauco Herberth Maia de Almeida

Glauco Herberth Maia de Almeida

CRM-PB: 5297 Especialidade: Geriatra e clínico

Atividade física na terceira idade

Publicada em 27/07/2018 às 18h

Saúde e atividade física são temas que estão constantemente sendo debatidos na nossa sociedade. E, cada vez mais, a prática regular de atividade física está associada a uma vida saudável nas diversas fases da vida. Na terceira idade, não é diferente. A prática de atividade física é considerada uma das principais medidas na promoção de um envelhecimento saudável.

Ao envelhecermos, nosso corpo sofre diversas alterações que levam ao surgimento de doenças, que terminam por comprometer a qualidade de vida na terceira idade. A prática regular de atividade física ameniza tais mudanças e melhora a capacidade do indivíduo de lidar com o processo de envelhecimento natural. O idoso que pratica atividade física regularmente melhora sua coordenação motora e equilíbrio, diminuindo o risco de quedas, evento tão temido na terceira idade.

O idoso ativo fisicamente também melhora sua capacidade aeróbica (disposição física), levando ao melhor controle da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, ajudando no controle da hipertensão arterial e diabetes.

Não podemos esquecer também dos benefícios proporcionados pela atividade física no controle do estresse e na prevenção da ansiedade e depressão. Tudo isso devido ao bem-estar mental causado pela atividade física, associada à melhora da autoestima e à diminuição do isolamento social.

E quais atividades físicas são indicadas? Aconselhamos, a princípio, uma avaliação médica prévia e a orientação de um profissional de educação física habilitado, que saberá indicar o melhor exercício para cada indivíduo. A caminhada leve é uma excelente opção, por ser de baixo impacto e poder ser realizada em qualquer lugar. A mesma proporciona um momento de maior interação e traz todos os benefícios elencados acima.

Portanto, não existe envelhecimento saudável, nem tão pouco qualidade de vida na terceira idade, sem atividade física regular. Comece hoje cuidando da sua saúde, praticando regularmente uma atividade física prazerosa e que lhe faça se sentir bem, e a partir de então saiba que está tomando a atitude que mais influenciará positivamente na qualidade de sua vida na terceira idade.