A- A+

Artigos Médicos

Gyanna Lys Montenegro

Gyanna Lys Montenegro

CRM-PB: 2377 Especialidade: Nefrologista

Importância da doação de órgãos e tecidos para transplante

Publicada em 08/06/2018 às 11h56

Doar é dispor de algo que lhe pertence, sem esperar nada em troca. A doação subentende um gesto de desprendimento, um ato pleno, pois o doador tem a consciência da sua ação, seu gesto objetiva causar o bem. Na história da humanidade, temos o maior exemplo de doação quando o Pai doou seu filho único, Jesus, para salvar a humanidade, e assim tivesse vida plena. Assim sendo, o maior significado da palavra doar é amor.

A doação de órgãos e tecidos para transplante confirma este amor, demonstra a sensibilidade para com o sofrimento do outro desconhecido, e a solidariedade humana. A família do doador diante do seu sofrimento com a perda não se nega a aliviar a dor do outro.

O arrependimento à autorização da doação não é vivenciado, ao contrário, este gesto causa na família do doador sentimento de paz, conforto para a dor da perda, e remete esta ação ao próprio falecido, transferindo para este seu último gesto do bem.

A Lei 9434 regulamenta todo o processo de doação e transplante, que ocorre com transparência, e pode ser acompanhado pelos familiares. Quem tem poder legal de autorizar a doação pós-morte é a família, sendo importante que todos expressem em vida seu desejo de ser doador. Qualquer pessoa pode ser um doador, desde que não possua doenças infectocontagiosas que contraindiquem a utilização do órgão.

Hoje, temos no país aproximadamente 40.982 pessoas esperando por algum tipo de transplante; na Paraíba, 708 pessoas esperam por fígado, rim ou córnea. Na Espanha, a população já tem a consciência de que após a morte será um doador; no Brasil, notadamente em Santa Catarina, esta consciência é muito forte, com baixo índice de negativa familiar.

Precisamos exercitar este gesto de amor, expressar em vida que queremos ser doador.

Ame sempre, um amor incondicional, que conforta... Amor doação! Você tem o poder de salvar vidas. Isto é Divino, foi lhe dado este direito. Depende de você.