A- A+

Artigos Médicos

Islan Nascimento

Islan Nascimento

CRM-PB: 4936 Especialidade: Otorrinolaringologista

Uma medicina com alma

Publicada em 17/08/2018 às 18h

Qual a relação entre a Saúde e a Espiritualidade? Podemos ter mais saúde com a vivência da Espiritualidade em nossas vidas? Essas são questões que já podemos responder sem deixar dúvidas: o homem torna-se mais saudável quando vivencia a sua Espiritualidade. Segundo Hélio Guimarães, espiritualidade seria "(...) buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A Espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.

Cada vez mais, as pesquisas mostram que essa vivência com os vários aspectos imateriais do viver, seja nas artes, nas religiões, no racionalismo ou humanismo, promovem uma melhora nos índices de saúde, não apenas mental, mas também saúde física. Algumas pesquisas, como as do médico americano Harold Koenig, chegam a afirmar que pessoas que vivenciam esses aspectos positivos da Espiritualidade “vivem mais e melhor”. Outros estudos mostram ainda que o paciente responde melhor ao tratamento quando o seu médico respeita e valoriza a sua Espiritualidade. Muitos até gostariam que o seu médico conversasse mais sobre o tema com eles.

Também para o profissional de saúde, a busca deste significado mais elevado, e não apenas materialista da vida, pode lhe trazer grandes benefícios, tanto para uma melhor compreensão do ser humano que está cuidando, quanto para si mesmo. Teremos, assim, um profissional e ser humano mais apto a ajudar outro ser humano. Um profissional que, além da técnica, também sabe escutar, compreender, perdoar, até mesmo orar junto com o seu paciente...

Nesta linha da Espiritualidade, teremos nos dias 31 de agosto e 1º de setembro deste ano, no auditório da faculdade de ensino do Unipê-João Pessoa, a V Jornada Espírita Paraibana e o VIII Encontro Acadêmico de Saúde e Espiritualidade. Ótima oportunidade de a medicina mostrar a sua ALMA.