Artigos Médicos

Doenças cardiovasculares: prevenção é o melhor caminho

Publicada em 12/08/2016 às 17h

Com índices de mortalidade cada vez mais elevados, as doenças cardiovasculares alcançam números alarmantes, e chamam a atenção para a importância da adoção de medidas de prevenção e controle dos fatores de risco. O infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco) e o acidente vascular cerebral (AVC ou derrame cerebral) são as principais causas de mortes registradas anualmente no mundo. Somente, no Brasil, em 2013, foram mais de 100 mil óbitos por AVC e cerca de 85 mil mortes por infarto. Isso nos mostra que as doenças do coração têm provocado mais óbitos do que o câncer, acidentes de trânsito e violência.

Existem fatores de risco que, quando presentes, aumentam a predisposição dessas doenças, principalmente quando associados ao envelhecimento e ao histórico de doença cardíaca na família. Os erros alimentares, a elevação da pressão arterial, o diabetes, o aumento dos níveis de colesterol, o tabagismo, a falta da prática de atividades físicas, o estresse e a obesidade estão diretamente relacionados ao surgimento dessas doenças graves e são os maiores vilões da nossa saúde.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que parte dessas mortes poderiam ser evitadas. Para isso, basta seguir os dez mandamentos para manter uma vida saudável recomendados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia:

1 - Diga não à obesidade e controle o seu peso;

2 - Consulte o seu médico periodicamente;

3 - Meça a sua pressão arterial com frequência;

4 - Diga não ao fumo;

5 - Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos;

6 - Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes;

7 - Escolha bem os alimentos;

8 - Saiba se é diabético e se tem colesterol alto;

9 - Evite o estresse;

10 - Ame a vida e o seu coração.

Não é o coração que mata, e sim alguns hábitos do dia-a-dia que maltratam sua saúde, sobretudo seu coração. Somente através da prevenção dessas doenças silenciosas é que poderemos VIVER MAIS e com MAIS QUALIDADE DE VIDA. Isso depende do esforço de cada um de nós.

Ivson Cartaxo Braga

Ivson Cartaxo Braga

CRM-PB: 6701

Especialidade: Cardiologia