A- A+

Artigos Médicos

João Dornelas

João Dornelas

CRM-PB: 6923 Especialidade: Urologista

Cuidando dos rins

Publicada em 23/03/2018 às 18h

Conhecidos popularmente como os filtros do corpo humano, os rins desempenham papel fundamental na eliminação de impurezas e no equilíbrio dos eletrólitos do nosso organismo. Componente principal do trato urinário, estão localizados em ambos os lados da coluna vertebral, juntos à parede posterior do abdome.

Inúmeras doenças podem acometer os rins, desde as congênitas (aquelas em que o indivíduo já nasce com ela, como a estenose de junção ureteropélvica, doença renal policística etc.), e também as adquiridas, como os cálculos renais, tumores, infecção (pielonefrite), cistos e disfunções causadas por outras doenças como a hipertensão arterial e diabetes. Existem também as doenças autoimunes, como as Síndromes Nefrítica e Nefrótica.

Os sintomas mais comuns das doenças renais são a dor na região lombar (muitas vezes confundidas com “dor de coluna”), sangramento na urina, febre e mal-estar. Porém, em muitos casos, podem ser assintomáticas no início, sendo diagnosticadas através de exames de rotina, como a ultrassonografia do abdome.

Cada doença específica terá seu tratamento estabelecido, com o objetivo maior de restaurar a função do órgão e, nos casos dos tumores, a realização da retirada da lesão. Grande temor por parte dos pacientes é o comprometimento funcional do rim, o que pode levar à necessidade de diálise (que é a filtração do sangue por métodos artificiais).

Neste sentido, se faz necessária a prevenção das doenças renais e o diagnóstico precoce das mesmas. Hábitos saudáveis de vida, como a prática de atividade física, ingesta adequada de líquidos e alimentos previnem doenças como os cálculos e infecções urinárias. O controle efetivo da pressão arterial e dos índices glicêmicos em pacientes hipertensos e diabéticos é de extrema importância para evitar danos às células renais. Exames rotineiros simples, sobretudo a ultrassonografia, conseguem diagnosticar muitas lesões em sua fase inicial, como os tumores e cálculos renais, propiciando um tratamento mais efetivo.