Artigos Médicos

Um hospital acreditado é muito mais seguro

Publicada em 24/07/2011 às 11h25

Como você escolhe o hospital, a clínica ou o laboratório quando você precisa de um serviço de saúde? Esta é a pergunta inicial de um informativo publicado pela Revista Exame, edição de 29/06/11, sobre a Acreditação, certificação hospitalar concedida pela ONA.

Os selos de qualidade na saúde garantem muito mais do que bons produtos. Seu foco é a qualidade dos serviços, a segurança dos pacientes e a preservação da vida. Para obter um selo, um hospital deve seguir rígidos padrões de qualidade. Esses padrões refletem diretamente no atendimento, garantindo a segurança do paciente - que envolve evitar os mais diversos problemas, como cirurgia no membro errado, erro de medicação, infecção hospitalar, erro de diagnóstico, entre outros, que podem inclusive causar a morte.

Na verdade, o selo transmite para a população a preocupação da instituição com a qualidade dos serviços e, para os profissionais, a preocupação com os processos. O selo indica que a instituição segue uma padronização e prima pela qualidade em tudo que faz, para evitar que ocorra algum dano ao paciente.

A Acreditação Hospitalar é um processo que envolve toda a estrutura da instituição, desde a alta direção até a equipe de limpeza, incluindo médicos, enfermeiros, instrumentadores, fornecedores e colaboradores, e basicamente promove uma mudança na gestão desse hospital. Os critérios de gestão envolvem questões de segurança física, equipamentos, treinamento das equipes internas e segurança assistencial voltada exclusivamente para a garantia da segurança do paciente.

A Acreditação envolve controlar para economizar, investir em qualidade. O consumidor não busca mais um plano, busca serviço, o melhor atendimento possível e outros atributos além da cobertura. Nos países de primeiro mundo, estar certificado é a diferença entre ser um player de mercado ou estar fora dele. Investir em gestão de qualidade é o caminho mais curto para minimizar erros que podem custar vidas. O desgaste da imagem do hospital pode ser infinitamente maior do que o investimento em cultura de qualidade. Praticamos internamente aquilo que vendemos externamente enquanto qualidade de vida aos nossos pacientes.

José Calixto da Silva Filho

José Calixto da Silva Filho

CRM-PB: 3650

Especialidade: Cirurgião geral

Mais artigos de José Calixto da Silva Filho