Artigos Médicos

Aneurisma de Aorta Abdominal

Publicada em 04/03/2016 às 17h

A aorta começa no coração, atravessa o tórax e o abdome, dando origem a todas as artérias (ramos) que levam o sangue a todos os segmentos do corpo. O aneurisma da aorta pode ocorrer em qualquer segmento. Aneurisma significa dilatação anormal de um vaso sanguíneo causado pelo enfraquecimento das paredes do vaso, por trauma ou por doença vascular.

Pela alta propensão para rotura, os aneurismas de aorta abdominal são considerados um problema de saúde pública importante. Nos EUA, os aneurismas de aorta são a 15ª maior causa de morte na população geral e a 10ª entre homens com mais de 55 anos.

A frequência do diagnóstico vem aumentando por diferentes causas, como o envelhecimento da população e um maior acesso aos meios diagnósticos, especialmente ao ultrassom.

Em termos epidemiológicos, é uma doença do homem idoso de raça branca. A frequência aumenta após 50 anos e chega a ser duas a seis vezes mais comum em homens do que em mulheres e duas a três vezes na raça branca que na negra.

O diagnóstico, em grande parte dos pacientes, foi realizado de forma incidental em exames de imagem com outro propósito ou no ato do exame físico com palpação de massa abdominal pulsátil. Geralmente, são assintomáticos.

A presença de dor aguda de forte intensidade deve sempre lembrar a possibilidade de dissecção ou rotura, pois estas são as complicações mais severas.

Quando o aneurisma de aorta rompe, 30% a 50% dos pacientes morrem antes de chegar ao hospital; 30% a 40% morrem após chegar ao hospital, mas sem realizar a cirurgia. Já o risco de o paciente ir a óbito durante a cirurgia de aneurisma roto da aorta abdominal chega a até 90%. A correção do aneurisma pode ser feita por método cirúrgico convencional ou por via endovascular, com o objetivo de prolongar a vida.

A prevenção deve ser feita através de ações como controlar a pressão arterial, não fumar, ter uma alimentação saudável. Alguns fatores não podem ser modificados, como a história familiar, por exemplo.

Leonardo Nunes Fabrício

Leonardo Nunes Fabrício

CRM-PB: 6145

Especialidade: Angiologia e Cirurgia Vascular e Endovascular / Doppler vascular

Mais artigos de Leonardo Nunes Fabrício