Artigos Médicos

O verão e os "sinais"

Publicada em 19/03/2006 às 00h

Grande parte da população apresenta na pele "sinais" ou "pintas" conhecidos no vocabulário médico como nevos. Estes podem apresentar características diversas: planos ou elevados, com ou sem pêlos, de cores variadas (branco, vermelho, marrom, preto). Alguns apresentam risco de transformação maligna, devendo ser removidos como prevenção.

"Sinais" que cresceram, coçam ou são constantemente traumatizados devem ser avaliados quanto à necessidade de cirurgia. Estudos recentes comprovaram que indivíduos com grande número de nevos pigmentados (escuros) têm maior risco de desenvolverem melanoma maligno, bem como aqueles com história de queimaduras solares, alertando para necessidade de acompanhamento criterioso. No verão, quando habitualmente a exposição solar é maior, devemos redobrar os cuidados e a monitorização dos "sinais":

1. Aproveite para realizar o auto-exame da pele durante a aplicação do filtro solar. Peça ajuda a outra pessoa para que observe as costas;

2. Procure um dermatologista se tiver muitos sinais ou se algum deles cresceu, coça ou sangra;

3. Apenas o filtro solar não garante fotoproteção total, repasse-o a cada duas horas, ou após mergulho e utilize também camisa e boné;

4. Eduque as crianças para que se tornem adultos conscientes e livres de câncer de pele. Estimule o uso de fotoproteção e o autoexame da pele."
Luciana Gadelha do A. Miranda

Luciana Gadelha do A. Miranda

CRM-PB: 4644

Especialidade: Dermatologia

Mais artigos de Luciana Gadelha do A. Miranda