A- A+

Artigos Médicos

Luiz Eduardo Duque Portela

Luiz Eduardo Duque Portela

CRM-PB: 6867 Especialidade: Ortopedia e Traumatologia

Como prevenir problemas na coluna

Publicada em 30/06/2017 às 18h00

Os problemas da coluna vertebral são uma das causas mais frequentes de consulta médica e afastamento do trabalho. A lombalgia ou "dor nas costas" é a queixa mais comum na medicina.

Várias são as causas de lombalgia, podendo ser apenas uma dor muscular, um desvio na coluna, chamada de escoliose, uma alteração das articulações da coluna, ou até mesmo uma hérnia de disco.

A escoliose e a hérnia de disco são as alterações da coluna vertebral que mais comumente causam dúvidas à população.

A escoliose é uma patologia da coluna vertebral caracterizada por desvio do eixo da coluna para um dos lados. Pode apresentar-se com um ombro mais alto que o outro, com inclinação da bacia e mais raramente com queixa de dor nas costas. A escoliose pode ser congênita, quando é decorrente de má-formação congênita de algum segmento vertebral; neuromuscular, quando ocorre devido a doenças tipo paralisia cerebral e mielomeningocele; degenerativa, aquela causada por alterações degenerativas da coluna mais comumente em idosos; ou idiopática, que não tem causa externa definida, acomete adolescentes e pode progredir com o crescimento do paciente.

A hérnia de disco é uma alteração do disco localizado entre as vértebras (disco intervertebral), havendo seu deslocamento em direção à medula ou ao nervo que sai da coluna, causando dores irradiadas para os membros superiores ou membros inferiores de caráter neuropáticas.

Muitos desses problemas têm causa genética, sem um fator bem definido. Para a prevenção desses problemas, o mais importante é manter uma atividade física que estabilize a coluna, alongando e fortalecendo os músculos que dão suporte à coluna vertebral. Devemos evitar também atividades com impacto repetido, sobrepeso corporal e má postura durante atividades diárias, tanto domésticas quanto no trabalho.

Em caso de persistência dos sintomas, um médico habilitado para o tratamento da coluna deve ser procurado, com o objetivo de identificar causas específicas e iniciar tratamento adequado para cada um desses problemas.