A- A+

Artigos Médicos

Maria do Desterro Leiros da Costa

Maria do Desterro Leiros da Costa

CRM-PB: 2649 Especialidade: Neurologista

O verdadeiro sentido do Natal

Publicada em 21/12/2012 às 13h04

Estamos mais uma vez às vésperas da comemoração do nascimento de Cristo. Em quase todo o mundo, as pessoas ficam mais apressadas para atenderem às demandas impostas por tradições que o comércio faz crer serem inadiáveis, indispensáveis - quase essenciais. Há um ritmo frenético orquestrado por técnicas cada vez mais sofisticadas de persuasão com a finalidade de vender mais do que nunca.

A figura do papai Noel, o corre-corre nas lojas, as faces ansiosas e as expectativas criadas ofuscam o verdadeiro sentido desta data. Quem dera pudéssemos celebrá-la com a simplicidade da adoração ao Deus, que renunciou à sua onipotência, tornou-se humano e nos deu a honra de visitar-nos. Veio até nós para estar conosco, sentir-se como nós, lavar os nossos pés, sentar-se à nossa mesa, comer conosco, chorar com as nossas dores, alegrar-se com as nossas alegrias, ensinar-nos a sabedoria, e enfim, ser Emanuel - Deus conosco. Seu nascimento representa um caminho sem volta na relação com o homem - nunca mais as coisas seriam como antes.

O Deus a quem pouco conhecíamos, ele revelou e nos deu o direito de chamá-lo Aba, Pai; a distância que a tradição religiosa impunha na nossa relação seria irreversivelmente transformada em uma comunhão contínua, onipresente, eterna. Ele veio criar uma ligação entre a nossa dimensão terrena, à qual chamamos de realidade, com a sua dimensão, onde tudo é possível ao que crê. Veio também nos dizer que a grande razão para sua vinda foi o seu amor apaixonado por nós.

\"Tua vinda numa manjedoura denuncia meus padrões distorcidos e me desinstala.
Acolher-te é descer do meu pedestal.
É me despojar, te adorar e te servir.
Pois é na simplicidade e na generosidade que Tu tens prazer em habitar.
Desfazer-me de minhas falsas seguranças é assustador e libertador.
Quero aquietar-me na tua presença apaziguadora.
Render-me ao teu amor e ir ao teu encontro junto aos pobres e excluídos!\"
Isabelle Ludovico da Silva

Maria do Desterro Leiros da Costa, Márcia Brandeburski de Farias e Eliana Zakis
Coordenadoras do Projeto Lucas, grupo de estudos bíblicos interreligiosos que integra profissionais e estudantes da área da saúde

 

Mais artigos de Maria do Desterro Leiros da Costa

  • 1