A- A+

Artigos Médicos

Maria do Desterro Leiros da Costa

Maria do Desterro Leiros da Costa

CRM-PB: 2649 Especialidade: Neurologista

Projeto Lucas: cuidando de quem cuida

Publicada em 29/04/2012 às 07h00
Projeto Lucas: cuidando de quem cuida

Como profissionais da saúde, lidamos com sofrimento, medo de errar, expectativa excessiva por parte do paciente, sensação de impotência, cansaço, doença e morte. O compromisso nos leva a dedicar tempo e energia ao atendimento de muitas urgências. No entanto, esta dedicação pode gradualmente promover uma perda da sensibilidade para as nossas próprias necessidades e, com o passar do tempo, podemos não perceber quão desfalcados estamos da nossa inteireza física, mental e espiritual. É comum administrarmos agendas tão lotadas que, inconscientemente, passamos a não dar atenção às nossas próprias vidas.

Pensando nesta realidade, há dois anos existe um grupo de profissionais de saúde que se reúne para trocar experiências sobre a prática médica e os grandes temas pertinentes à vida do profissional de saúde, tendo como eixo as profundas reflexões encontradas nas Escrituras Sagradas. Intitulado de Projeto Lucas, pela identificação profissional com o evangelista e sua dedicação ao cristianismo, os encontros têm sido um tempo para meditação, revisão de vida, apoio psicológico e espiritual.

Crendo que o cristianismo tem as respostas para as questões mais íntimas da alma humana, os estudos realizados proporcionam a estruturação de uma base filosófica promotora de saúde. Destituído de vinculações às religiões institucionais, coordenado por duas médicas com longa vivência clínica e uma psicoterapeuta experiente, este projeto tem ajudado àqueles que buscam uma qualidade de vida genuinamente em harmonia com o Criador e com o seu próximo.

 

Mais artigos de Maria do Desterro Leiros da Costa

  • 1