A- A+

Artigos Médicos

Márcia Fonseca

Márcia Fonseca

CRM-PB: 4216 Especialidade: Ginecologia e obstetrícia

Ano novo, vida nova! Faça a sua virada acontecer!

Publicada em 05/01/2018 às 18h

Um novo ciclo de vida se inicia neste janeiro de 2018! Apesar de os dias terem exatamente o mesmo número de horas, e se seguirem ininterruptamente, o início de um novo ano exerce, sem sombra de dúvidas, uma forte influência capaz de realizar algo impactante: autoanálise, que gera autoconhecimento, fazendo nascer em nós uma força de vontade que pode, se bem aproveitada, ser a mola propulsora para grandes mudanças.

A Neurociência descreve mecanismos mentais cujos caminhos nos conduzem à satisfação e ao prazer, e nos desviam da dor e da frustração. Infelizmente, a escala de valores de prazer e dor não se baseia em critérios de benefício ou malefício, se devemos ou podemos receber tais prêmios imediatos. Então, o resultado é que caímos num ciclo constante de busca por satisfação “barata”, que nos mantém na “eterna” zona de conforto.

São os mesmos comportamentos baseados em hábitos cultivados desde a infância; são falsas crenças transmitidas ao longo de gerações; são vícios adquiridos para suprir vazios emocionais; são ainda mecanismos de autossabotagem que sequer você tem consciência. A reflexão sobre estes processos de automação são a chave para a transformação mental, emocional e física, gerando grandes resultados positivos e PERFORMANCE máxima.

Seja você o responsável por uma vida plena de bem-estar, autoestima, energia e saúde! Passo aqui dicas infalíveis, úteis em qualquer área em que deseja desenvolver seu potencial, adquirir hábitos saudáveis e melhorar seu estilo de vida (reeducação alimentar, atividade física, praticar um esporte, deixar de fumar, etc):

  • Reflita, aprenda com os erros anteriores!
  • Se inspire em pessoas que você admira, gere motivação!
  • Planejamento: tenha clareza sobre seu objetivo, elimine as interferências negativas!
  • Capacitação: leia, conheça o caminho para atingir sua meta!
  • Busque ajuda de profissionais competentes!
  • Lembre-se: crie sua oportunidade, recomece, tenha disciplina, e verá sua mudança!