A- A+

Artigos Médicos

Thiago Lins Almeida

Thiago Lins Almeida

CRM-PB: 5878 Especialidade: Oncologia clínica

Check-up Oncológico: ação e prevenção

Publicada em 26/02/2016 às 17h

A prevenção é a principal ferramenta no combate ao câncer.

Como se prevenir?
Para se proteger contra o "câncer de pele", é recomendado o uso de óculos escuros, chapéu com aba larga, usar roupas com mangas e calças compridas e aplicar protetor solar diariamente. A vacina contra o HPV pode prevenir o "câncer de colo de útero", enquanto a vacina contra hepatite B pode prevenir o "câncer de fígado". Outras medidas também são recomendadas: eliminar o tabagismo, para reduzir o risco de câncer de boca, laringe, pulmão e bexiga; diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, para reduzir o risco de câncer de faringe, esôfago e fígado; e realizar uma alimentação habitual saudável, associada com a prática de exercícios físicos diários.

O que é o check-up oncológico?
É um conjunto de exames realizados, principalmente, quando ainda não apresentamos sintomas da doença. O objetivo é confirmar que não há a presença de neoplasia ou, caso ela exista, que seja diagnosticada em seu estágio mais inicial possível. O autoexame faz parte de seu check-up oncológico e deve ser realizado nas mamas, na pele, na cavidade oral e nos gânglios. Entretanto, mesmo com o autoexame normal, é necessário realizar alguns exames complementares de rastreamento.

Quando realizar os exames complementares?
As mulheres, após o início da atividade sexual, devem visitar seu ginecologista e mastologista para realizar o exame Papanicolau, e, a partir dos 40 anos, a mamografia. Os homens, a partir dos 50 anos de idade, precisam discutir com seu urologista sobre realizar o exame de toque retal e exame de PSA no sangue. Para ambos os sexos, a partir dos 50 anos, é recomendada a realização da colonoscopia e da tomografia computadorizada de pulmão para os tabagistas.

A realização dos exames sempre deve ser solicitada pelo seu médico e não substitui o exame clínico presencial. A consulta médica é indispensável para o diagnóstico e tratamento.