A- A+

Blog da Saúde

Circustâncias comuns do cotidiano podem causar esquecimento

Publicada em 27/04/2017 às 07h00
Circustâncias comuns do cotidiano podem causar esquecimento

Lapsos de memória costumam ser frustrantes e, às vezes, preocupam. Quando acontecem com mais frequência podem despertar o medo de estar desenvolvendo algum transtorno neurodegenerativo, como a doença de Alzheimer. Conforme informações do Departamento de Neurologia da Unicamp, o esquecimento em geral não tem, necessariamente, relação com doenças cerebrais. “Em pessoas com idade abaixo de 60 anos, é muito comum queixas de esquecimento, mas que não têm essa ligação. Existem muitas causas de esquecimento em eventos do dia a dia relacionados à ansiedade, que é algo muito prevalente nos dias de hoje”. 

Segundo a Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School) há muitas causas tratáveis relacionadas ao esquecimento. A instituição elencou seis circunstâncias comuns, algumas envolvem hábitos diários, e aconselha que se os lapsos de memória estiverem incomodando, é aconselhável conversar com o médico para descobrir a raiz do problema. Às vezes, algo como dormir mais, trocar um medicamento ou participar de um programa de redução do estresse é suficiente para sentir a diferença.

Com informações da Unimed do Brasil

Programa Canal Cooperativo exibe matéria sobre o Jampa Saúde

Publicada em 26/04/2017 às 07h00
Programa Canal Cooperativo exibe matéria sobre o Jampa Saúde

O Jampa Saúde, projeto de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, foi destaque no Programa Canal Cooperativo da Rede Brasil, que é exibido todos os domingos e também veiculado no Youtube. A matéria exibida foi gravada para o Painel Cooperativo, em janeiro, produzido pelo Sistema OCB-Sescoop-PB na Paraíba com o objetivo de divulgar as cooperativas paraibanas e suas ações.

Quem assistir ao programa, publicado na internet no dia 16 de abril, vai se inteirar sobre as atividades físicas gratuitas e serviços de saúde que a Unimed JP oferece três vezes por semana na Praia do Cabo Branco.

Os participantes do Jampa tem a disposição, gratuitamente, treinamento funcional e zumba. A finalidade é incentivar as pessoas a abandonarem o sedentarismo e, assim, ganhar mais qualidade de vida. Qualquer pessoa pode participar das atividades, mesmo que não seja cliente da Unimed João Pessoa. 

Mais informações sobre o Jampa Saúde, acesse.

Psiquiatra fará palestra nesta terça-feira sobre o jogo “baleia azul”

Publicada em 25/04/2017 às 10h00
Psiquiatra fará palestra nesta terça-feira sobre o jogo “baleia azul”

Um jogo tem chamado atenção das pessoas pela forma como está atingido os jovens. Conhecido como Baleia Azul (Blue Whale), é atualmente uma das preocupações de pais de adolescentes.

Segundo o psiquiatra da Unimed João Pessoa, Hermano Falcone, este jogo é um risco, principalmente, para jovens com comportamento depressivo e também mesmo para os outros, por causa da influência de amigos.

"Os adolescentes estão em uma fase em que as vezes não percebem as consequências dos seus atos e são muito influenciados pelos grupos aos quais fazem parte", afirmou.

De acordo com o profissional, a família tem um papel importante e a recomendação é que os pais conversem abertamente com seus filhos.

O assunto será abordado nesta terça-feira, às 19h, pelo psiquiatra durante a palestra "Entre pais e filhos: uma baleia azul", no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode participar.

Durante a apresentação, além desses assuntos, o psiquiatra vai falar sobre controle do uso da internet dos filhos, comportamento de risco no adolescente, desafios em um mundo cheio de tecnologia e suicídio.

 

Médico da Unimed JP aborda hipertensão arterial em entrevista

Publicada em 25/04/2017 às 07h00
Médico da Unimed JP aborda hipertensão arterial em entrevista

O cardiologista Marco Antônio Barros vai orientar a população sobre como prevenir a hipertensão arterial. Ele será o médico da Unimed João Pessoa que vai participar do Quadro Consultório CBN nesta terça-feira (25), às 11h, levando informações para as pessoas e esclarecendo dúvidas dos ouvintes.

Com o objetivo de incentivar a mudança de hábitos, contribuindo para que as pessoas vivam com saúde, a Unimed João Pessoa firmou parceria com a Rádio CBN. O Quadro Consultório CBN vai ao ar toda a terça-feira com um profissional da Unimed JP abordando um tema ligado à saúde. Todas as entrevistas ficam disponíveis, aqui no Portal Unimed JP, no Podcast Saúde.

A hipertensão arterial é um tema que tem despertado cada vez mais a atenção das pessoas. Conhecida como "doença silenciosa", a forma mais eficaz de descobrir a hipertensão arterial é aferindo a pressão regularmente (no mínimo, uma vez por ano). Conforme o Ministério da Saúde, é preciso ficar atento quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

 

Clientes da Unimed João Pessoa aprendem a perder peso com saúde

Publicada em 24/04/2017 às 17h00
Clientes da Unimed João Pessoa aprendem a perder peso com saúde

Ter uma boa alimentação e praticar atividades físicas são atitudes essenciais para quem deseja perder peso e manter uma vida saudável. E os clientes da Unimed João Pessoa contam com um importante aliado para ajudar a evitar as consequências do sobrepeso e da obesidade. Trata-se do Grupo de Educação em Saúde para o Equilíbrio do Peso (GES-EP), iniciativa do Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa.

O GES-EP está inscrevendo, gratuitamente, para uma nova turma que começa no dia 4 de maio. As atividades terão início na quinta-feira (3), das 8h às 12h, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

Com o direcionamento de uma equipe interdisciplinar, os clientes recebem orientações sobre como perder peso e mantê-lo sob controle de forma saudável, durante quatro meses. Os integrantes do grupo participam de palestras, consultas individuais e oficinas práticas, como a de saladas, por exemplo, que ensina como preparar uma alimentação mais saudável.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO GRUPO

• Ser cliente Unimed JP
• Ter idade acima de 18 anos
• Índice de Massa Corpórea (ICM) maior que 27
• Circunferência abdominal acima de 94 cm para homens e 80 cm para mulheres

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE
• Internet: clique em "Inscrição On line" 
• Telefone: 3506-8600 / 3506- 8700
• Presencialmente: Espaço Viver Melhor (Avenida Piauí, Nº 445, Bairro dos Estados)

Atenção: após a inscrição, uma equipe da Unimed JP entrará em contato, por telefone, para agendar uma avaliação física para verificação do IMC e da circunferência abdominal.