A- A+

Blog da Saúde

Alimentação e atividade física são aliados importantes contra a TPM

Publicada em 22/09/2017 às 07h00
Alimentação e atividade física são aliados importantes contra a TPM

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) atinge muitas mulheres em fase reprodutiva e é provocada por alterações hormonais. Enquanto umas passam pelo período pré-menstrual sem nenhum desconforto, outras sofrem com irritabilidade, inchaço, sensibilidade nos seios, dor de cabeça, indisposição, prisão de ventre, entre outros.

Talvez o que muitas delas não saibam é que uma alimentação balanceada, combinada com a prática regular de atividade física, ajuda a diminuir esses desconfortos.

Para amenizar tais incômodos, as mulheres devem dar preferência para o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, cálcio, vitamina B6, fibras e ômega 3.  Mas vale um lembrete: os cuidados devem ser diários e não apenas nos dias que antecedem o período menstrual.

Os exageros do consumo excessivo de sal, das dietas ricas em gordura e de uma alimentação pesada se acumulam ao longo dos dias e, em conjunto com as alterações hormonais, resultam na TPM. Saiba quais alimentos consumir e o que evitar no combate a TPM

 

 

Unimed JP leva serviços básicos de saúde para servidores da Cagepa

Publicada em 20/09/2017 às 07h00
Unimed JP leva serviços básicos de saúde para servidores da Cagepa

Teste de glicemia capilar, cálculo do Índice de Massa Corporal  (IMC), verificação de pressão arterial, além de orientação sobre alimentação saudável e a importância da atividade física na prevenção de doenças. 

Esses são os serviços que estão sendo oferecidos durante toda a semana aos servidores da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) no Espaço Saúde - iniciativa da Unimed João Pessoa que leva orientação sobre vida saudável aos clientes da Cooperativa.

Na tenda Espaço Saúde, a equipe do Setor de Promoção de Saúde da Cooperativa – composta por  enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos - está atendendo os funcionários da companhia, das 8h às 17h. A atividade foi realizada segunda e terça-feira na sede da Cagepa, em Jaguaribe. 

Nesta quarta, quinta e sexta-feira, os profissionais estarão na Estação Elevatória, no bairro de Marés. Durante a atividade, os servidores ainda têm a oportunidade de participar da palestra “Mitos e Verdades da Nutrição”.


PREVENÇÃO

Para funcionários que trabalham na sede da Cagepa, a instalação do Espaço Saúde foi um momento de parar um pouco a rotina do dia a dia, cuidar da saúde e ganhar qualidade de vida. Esse foi o caso da telefonista Ioneide Maria da Silva França, 49 anos, que considerou a ação um estímulo para uma mudança de vida. “Já estava planejando emagrecer e melhorar a alimentação. Aqui, onde  verifiquei o  peso e fiz teste de glicemia, dei o primeiro passo para melhorar meus hábitos”.

A secretária  Fátima Meireles, 53 anos, afirmou que a ação serviu como um alerta para que o trabalhador reflita como está cuidando do corpo. “É muito importante esse tipo de ação, porque nos faz questionar sobre a qualidade da nossa vida. Na correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos de fazer avaliações importantes”.

Preocupado com a diabetes, o motorista José Francisco de Fonte não perdeu tempo e foi ouvir a  opinião dos especialistas. Ele revelou que a taxa de glicemia vive oscilando. “Mas tento fazer o controle com medicação. Também evito alguns alimentos. Hoje é uma oportunidade de fazer mais uma avaliação".

A Unimed João Pessoa apoia estilos de vida saudáveis por entender que os cuidados preventivos são importantes para a saúde e a qualidade de vida de seus clientes. Por isso, o Setor de Promoção da Saúde da Cooperativa realiza atividades para ajudar os beneficiários a terem hábitos saudáveis e fazer escolhas adequadas no dia a dia. 

Dia do Cliente é comemorado com estímulo à mudança de hábitos

Publicada em 19/09/2017 às 10h00
Dia do Cliente é comemorado com estímulo à mudança de hábitos

Você parou para pensar, antes de sair, se calçaria primeiro o sapato esquerdo ou o direito? Ou teve dificuldade em escolher se deveria escovar os dentes antes ou depois de tomar banho?

Em geral, esse tipo de questão não passa pela cabeça, porque são atividades que já fazem parte de uma rotina. Não precisa usar o cérebro para fazer aquilo o que é repetido frequente e regularmente. É a força do hábito.

Uma vez adquiridos, os hábitos serão facilmente assimilados em nossa rotina. E se essa mudança causa um impacto positivo na vida, melhor ainda. Na sexta-feira passada, 15 de setembro, a Unimed João Pessoa promoveu uma ação especial para celebrar o Dia do Cliente com foco na mudança de hábitos.

Quem foi à sede da Cooperativa, na Torre, teve a oportunidade de passar pela Estação Mude1Hábito, um espaço montado para oferecer serviços e orientações sobre saúde e qualidade de vida (VEJA FOTOS). A estação foi instalada no hall da Operadora, das 8h às 17h, e ganhou a atenção dos clientes, que aproveitaram para cuidar da saúde. O objetivo foi motivar as pessoas a mudarem um hábito, depois outro, e assim, sucessivamente.

Testes de glicemia, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e aferição da pressão arterial foram alguns dos serviços oferecidos. Todo o atendimento foi feito pela equipe de promoção de saúde da Cooperativa. Os profissionais também esclareceram dúvidas dos clientes sobre alimentação adequada e outros assuntos. Como incentivo à adoção de hábitos saudáveis, também teve distribuição de salada de frutas e água.

Além de ser uma ação em comemoração ao Dia do Cliente, a atividade faz parte das iniciativas da Unimed JP dentro da Campanha Mude1Hábito, movimento realizado em todo o país pelo Sistema Unimed para incentivar a população a adotar hábitos saudáveis.

Técnicas de relaxamento: veja dicas de um profissional da Unimed JP

Publicada em 15/09/2017 às 07h00

Cada vez mais, as pessoas buscam formas de aliviar o estresse e as tensões do dia a dia para ganhar mais saúde e qualidade de vida. São técnicas e exercícios simples que podem ser feitos em casa, depois de um dia intenso de trabalho.

E foram dicas de relaxamento e alongamento que o educador físico Claudney Forte, coordenador do projeto Jampa Saúde da Unimed João Pessoa, mostrou em matéria produzida pela TV Cabo Branco, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.

O professor ensinou como respirar corretamente, lubrificar as articulações, descomprimir as vértebras e como liberar as tensões musculares. “Ao chegar em casa, desligue-se. Coloque uma música mais lenta e faça exercícios de inspiração e expiração”, recomendou o profissional. Segundo ele, o alongamento do corpo  ajuda a relaxar e dá mais disposição. Assista a vídeo e aprenda.

Alongamento e relaxamento como forma de combater o estresse também foi o tema abordado em um workshop realizado pela Unimed JP no dia 8 de agosto para os clientes, no Espaço Viver Melhor, local onde são realizadas as ações de promoção da saúde da Cooperativa.

Durante a atividade, os clientes tiveram a oportunidade de aprender com a psicóloga e com um profissional de educação física técnicas que devem ser usadas diariamente para aliviar o estresse e ganhar qualidade de vida.

 

 

 

Estação Mude1Hábito: Unimed JP prepara ação especial para os clientes

Publicada em 14/09/2017 às 07h00
Estação Mude1Hábito: Unimed JP prepara ação especial para os clientes

Um espaço onde serão oferecidos serviços e orientações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar. É isso o que as pessoas encontrarão na Estação Mude1Hábito, que a Unimed JP vai montar nesta sexta-feira (15) no hall principal da Operadora, na Torre, em comemoração ao Dia do Cliente.

A Estação Mude1Hábito funcionará das 8h às 17h. Durante todo o dia, profissionais da área de promoção da saúde darão dicas nutricionais, esclarecerão dúvidas sobre saúde e oferecerão serviços como teste de glicemia, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e aferição da pressão arterial. Como incentivo à adoção de hábitos saudáveis, haverá distribuição de salada de frutas e água.

A comemoração do Dia do Cliente já é tradição na Unimed João Pessoa. Além da Estação Mude1Hábito, a data será comemorada com postagens nas redes sociais.

VIDA SAUDÁVEL

A Estação Mude1Hábito integra as iniciativas da Unimed JP dentro da Campanha Mude1Hábito, movimento realizado em todo o país pelo Sistema Unimed para incentivar a população a adotar hábitos saudáveis. O objetivo é mostrar que toda pessoa pode mudar algum hábito para viver com mais saúde.

Em João Pessoa, a campanha foi lançada no dia 5 de agosto, data de aniversário da cidade, durante o Jampa Saúde.