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Blog da Saúde

Benefícios do futebol e riscos de quem pratica sem orientação médica

Publicada em 18/06/2018 às 07h00
Benefícios do futebol e riscos de quem pratica sem orientação médica

Em tempos de Copa do Mundo de futebol tem quem se empolgue bastante não só para assistir aos jogos, mas também para praticar um pouquinho esse esporte que é paixão nacional. E faz bem. Jogar futebol traz muitos benefícios à saúde, mas pode ser um risco se praticado sem orientação médica.

O cardiologista Aristides Medeiros Leite, médico cooperado da Unimed João Pessoa, explicou que não só o futebol, mas atividades aeróbicas como ciclismo, natação e dança melhoram o desempenho muscular e todo o componente cardiorrespiratório, dando mais proteção a órgãos vitais como coração, rins e cérebro.

Mas, o futebol traz muito mais benefício, como afirmou o especialista. Entre eles, ajuda na regulação dos níveis de colesterol e triglicerídeos, transforma gordura ruim em gordura boa, melhora o tônus muscular, atua como relaxante e traz alegria de forma geral.

RECOMEDAÇÕES

se jogar futebol é vantajoso, praticar o esporte sem antes fazer um check up acarretar muitos problemas. O recomendado é que você procure um médico antes de começar a praticar um exercício físico, especialmente se você já passou dos 40 anos ou se tem algum problema de saúde, seja ele cardíaco, respiratório ou muscular, por exemplo.

O cardiologista João Alfredo Falcão da Cunha Lima, cooperado da Unimed João Pessoa, disse que uma avaliação médica pode evitar complicações futuras. “Em uma atividade de impulso como o futebol, a pessoa está em repouso relativo e passa para uma atividade física extrema quando tem que correr pelo campo. Se o indivíduo tem algum problema cardíaco, poderá passar mal ou mesmo ocorrer a morte súbita, como já vimos alguns casos”.

Por conta disso, ele orienta que todas as pessoas procurem um médico antes de iniciar o esporte. Além disso, aconselha que essa atividade seja iniciada aos poucos, aumentando gradativamente a intensidade. “Também não pode ser apenas o atleta de final de semana. Se só pode jogar o futebol no sábado, durante a semana tem que fazer academia, corrida, caminhada”, disse.

SIGA AS DICAS

Confira algumas orientações que devem ser levadas em consideração para quem quer começar a praticar ou já “bate uma bolinha” por aí. 

 

•     Futebol deve ser praticado pelo menos três vezes por semana

•     Se houver disponibilidade, o ideal é a prática de pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana

•     Não faça exercícios de estômago vazio

•     A alimentação tem que acontecer de 40 minutos a uma hora antes

•     Ingerir bebida alcoólica antes de fazer exercícios também não é indicado

•     Beber água antes, durante e após os exercícios físicos é fundamental

•     Fazer aquecimento antes da prática do futebol é importante par ao corpo

 

 

Troque guloseimas calóricas por opções saudáveis durante os jogos

Publicada em 13/06/2018 às 07h00
Troque guloseimas calóricas por opções saudáveis durante os jogos

Tem muita gente por aí que quando pensa em assistir aos jogos da Copa do Mundo já vai elaborando logo o cardápio que será degustado durante os jogos. E, vamos combinar:quando o jogo está mais acirrado, o nervosismo vai fazer você querer mastigar um pouco ou beber alguma coisa.

Mas, se você está de dieta ou não quer engordar muito durante os jogos - afinal, as comidas típicas juninas também estão por aí – nós separamos algumas sugestões de petiscos não tão gordurosos ou calóricos.

Sobre as bebidas, a primeira e mais importante dica é: não exagere no álcool. Jogos durante o dia o calorão que faz na cidade podem até combinar com uma cervejinha, mas sem exageros. E, você pode trocar a cerveja por sucos de frutas ou água de coco, especialmente, se for trabalhar depois das partidas.

APERITIVOS

Que tal assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol comendo alimentos saudáveis? Vale a pena seguir as dicas que preparamos de aperitivos menos calóricos e ao mesmo tempo gostosos.

Brusqueta
Você pode deixar a brusqueta ainda mais saudável se usar pão integral e queijo branco. O modo e preparo: muito fácil. Em uma assadeira levemente untada com azeite, coloque fatias de pão e cubra com tomate, cebola e queijo cortadinhos em cubinhos. Para arrematar, coloque uma folha de manjericão. Pouco tempo no forno e já estará pronta.

Guacamole
Essa comida típica mexicana é rápida e rica em gordura boa. Para preparar, você deve amassar com um garfo o abacate e acrescentar um pouco de suco de limão, cebola, tomate e salsa. Se preferir, pode colocar um pouco de pimenta. Ele pode acompanhar chips de batata doce ou torrada integral.

Queijos
Vários tipos de queijo picadinhos podem ser uma boa pedida. Para deixar mais saudável, opte por queijos brancos. Colocar um pouco de orégano por cima, realça o sabor.

Frutas picadas
Como os jogos serão durante o dia, ter frutas à disposição pode ser uma ótima opção. Laranja, abacaxi, kiwi, morango...

Chips de batata doce, inhame, beterraba ou cenoura
Escolha a raiz que vai querer usar (ou use todas). Depois de cozinhar (não deixe ficar muito mole), corte em fatias bem finas. Distribua em uma forma antiaderente, de forma que não fiquem uma em cima da outra e leve ao forno, que deve estar quem quente. Espere dourar. Ao retirar do forno, acrescente azeite e sal.

Oleogenosas
Muito prático também é ter um mix de oleaginosas. Castanha-do-pará, amêndoas, castanha-de-caju, amendoim sem sal podem e devem fazer parte do seu cardápio.

 

 

Médica dá orientações de como aproveitar festejos juninos com saúde

Publicada em 12/06/2018 às 07h00
Médica dá orientações de como aproveitar festejos juninos com saúde

A ingestão excessiva de alimentos típicos do período junino, principalmente, por hipertensos, diabéticos ou para quem tem algum problema digestivo pode trazer prejuízos à saúde. O alerta foi feito pela gastroenterologista Mônica Henriques, médica cooperada da Unimed João Pessoa, durante o Papo Saúde de junho, programa levado ao ar na página do Facebook da Cooperativa na segunda-feira (11).

A médica deu várias orientações e dicas para quem quer aproveitar as festa juninas de forma saudável. Ela abordou questões importantes, como a possibilidade de contaminação alimentar por comidas vendidas em barraquinhas, os cuidados especiais com as crianças nesse período, os perigos dos fogos de artifícios e o que fazer com as pessoas alérgicas que têm problemas como a fumaça das fogueiras. 

COMO ASSISTIR

Um outro assunto foi com relação as temperaturas mais frias. Como o São João ocorre no inverno, época em que é registrada uma maior incidência de doenças respiratórias, as pessoas devem ficar mais atentas. “Por isso, precisamos lembrar de lavar sempre as mãos ou usar álcool em gel, evitar locais muito fechados sem ventilação adequada, lavar casacos, agasalhos para evitar ficar exposto aos ácaros. Todos esses cuidados devem ser redobrados nesse período”, alertou.

Perdeu o Papo Saúde e que ver todas essas recomendações? Para assistir, clique aqui e vá até a seção de vídeos da página do Facebook da Cooperativa e confira. O programa é produzido mensalmente pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Unimed JP. O objetivo é levar mais saúde e qualidade de vida às pessoas, incentivando a mudança de hábitos.

Incontinência urinária e enurese serão temas de entrevista nesta terça

Publicada em 11/06/2018 às 15h00
Incontinência urinária e enurese serão temas de entrevista nesta terça

A incontinência urinária é a perda involuntária da urina. Já a enurese noturna é um nome pouco familiar para uma situação simples, que tem como sintoma o xixi na cama. É mais comum em crianças, mas pode acontecer também nos adultos.

Esses dois assuntos diferentes, mas que tem semelhanças serão abordados pelo urologista Thiago Costa, médico cooperado da Unimed João Pessoa.

O especialista será o entrevistado desta terça-feira (12) no Consultório CBN, quadro realizado em parceria com a Unimed JP e transmitido pela Rádio (101.7). Toda a semana são discutidos temas relevantes com foco em saúde e qualidade de vida. Os ouvintes podem esclarecer dúvidas, enviando perguntas pelo Portal CBN Paraíba (acesse).

Quem não conseguir acompanhar o programa poderá conferir, na íntegra, a entrevista da médica. O áudio fica disponível no Portal Unimed JP, na seção Podcast Saúde (ouça!). No local, também é possível escutar todas as entrevistas anteriores.

 

Papo Saúde mostrará como aproveitar as festas juninas de forma saudável

Publicada em 08/06/2018 às 07h00
Papo Saúde mostrará como aproveitar as festas juninas de forma saudável

Comida de milho, fogueira e muita alegria. As festas juninas são uma boa opção de entretenimento e diversão para toda a família. Mas é bom tomar alguns cuidados para aproveitar a tradicional festa nordestina de forma mais saudável.

Para quem quer saber quais os cuidados necessários com a saúde neste período não pode perder o Papo Saúde de junho, programa da Unimed João Pessoa que será veiculado a partir desta segunda-feira (11) na página do Facebook da Cooperativa.

A entrevistada será a gastroenterologista Mônica Henriques, médica cooperada. Durante o bate-papo, ela dará dicas sobre como evitar problemas alimentares e abordará assuntos como, cuidados com fogos de artifícios e o que fazer com as pessoas alérgicas que têm problemas como a fumaça das fogueiras, entre outros assuntos.

O programa, produzido mensalmente pelo Departamento de Comunicação e Marketing da Unimed JP, tem como finalidade oferecer informações que auxiliem na mudança de hábitos e na melhora da qualidade de vida das pessoas.