A- A+

Blog da Saúde

Hipertensão arterial será tema de entrevista em rádio nesta terça-feira

Publicada em 23/04/2018 às 16h00
Hipertensão arterial será tema de entrevista em rádio nesta terça-feira

A pressão alta, como é conhecida popularmente, é uma doença que tem como  principais fatores de risco a ocorrência de acidente vascular cerebral e insuficiência renal.


Na próxima terça-feira (24), o cardiologista Helman Martins, médico cooperado da Unimed João Pessoa, abordará o assunto em entrevista à Rádio CBN (101.7), às 10h, no quadro Consultório CBN. Vale lembrar que o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é 26 de abril (quinta-feira).


A entrevista conta com a parceria da Unimed João Pessoa que, toda semana, indica um profissional para falar sobre saúde e qualidade de vida.  Os ouvintes podem participar, enviando comentários e dúvidas sobre a doença através do link "Participe", que fica no Portal CBN Paraíba.

PODCAST

Perdeu uma entrevista anterior ou deseja escutar novamente? Não se preocupe! Os programas ficam disponíveis para os internautas, aqui no Portal. Para acessar, basta clicar na seção Podcast Saúde (ouça!).

Viver Melhor e serviço de saúde ocupacional estão em novo endereço

Publicada em 23/04/2018 às 07h00
 Viver Melhor e serviço de saúde ocupacional estão em novo endereço

O Viver Melhor e o Serviço de Saúde Ocupacional (SSO) da Unimed João Pessoa estão funcionando em novo endereço: na Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre, no antigo prédio da Aliança Francesa. A mudança de localização proporciona mais comodidade e facilita o acesso para o cliente. O local é mais central, bem próximo da Operadora.

O Viver Melhor oferece, gratuitamente, programas de promoção da saúde para que os clientes da Unimed João Pessoa possam viver mais e melhor.

Através dos serviços do SSO, as empresas são orientadas ao cumprimento das normas trabalhistas no que diz respeito a exames e a prevenção de riscos ocupacionais dos empregados no ambiente de trabalho.

Além do Viver Melhor e do SSO, outro programa da Cooperativa funciona no prédio da Bento da Gama: o Bem Cuidar, serviço exclusivo para orientar pacientes com doenças crônicas sobre cuidados que vão contribuir com uma melhor qualidade de vida.

SERVIÇOS

  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • Endereço: Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre, no prédio da antiga Aliança Francesa.
  • Telefones: 3506-8700 (Viver Melhor) e 2106-0702 (SSO).

Saiba quais são as frutas típicas do outono e aproveite os benefícios

Publicada em 20/04/2018 às 07h00
Saiba quais são as frutas típicas do outono e aproveite os benefícios

Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 400 gramas de fruta por dia para ajudar na prevenção de doenças como obesidade, cardiopatias e diabetes tipo 2? Isso porque as frutas fornecem quantidades importantes de vitaminas, sais minerais e fibras. A preferência é sempre pelo consumo da fruta in natura, para garantir a máxima absorção de nutrientes.


No momento da compra, dê preferência pelas frutas da época, pois elas têm custo mais acessível, contêm mais nutrientes e, geralmente, têm menos agrotóxico quando comparadas às frutas produzidas fora de época.

BENEFÍCIOS

Veja abaixo quais opções o outono oferece e os benefícios à saúde das frutas de época:

  • Abacate: É boa fonte de energia e ótima fonte de gordura monoinsaturada, contribuindo para manter os níveis adequados de colesterol no sangue. Contém também potássio, fósforo, proteína, vitaminas A, C e do complexo B. O abacate pode ser utilizado no preparo de pratos doces ou salgados.
  • Banana: A oferta de banana é grande durante quase todo o ano. Ela é rica em carboidrato, potássio, cálcio, fósforo e zinco. Contém também vitaminas A, C e do complexo B. A banana verde, quando cozida, pode ser utilizada no preparo de receitas de brigadeiros.
  • Caqui: O caqui é rico em amido, açúcares, sais minerais, potássio, fósforo, vitaminas A, C e E, e betacaroteno. Atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres. Também é fonte de licopeno, uma substância que tem importante atuação na defesa do organismo.
  • Maçã: A versão Fuji é a mais encontrada no outono. Tem sabor mais doce e contém vitamina C, vitaminas do complexo B, além de fósforo e cálcio. A fruta pode ser consumida in natura, no preparo de bolos e tortas. Já a casca, além de comestível, pode ser utilizada no preparo de chás.
  • Pera: A pera é fonte de vitamina C, folato, potássio, ferro, pectina e fibras. Deve, preferencialmente, ser consumida com casca, pois é onde está concentrada a vitamina C. Outra sugestão de consumo é na composição de saladas ou pratos com queijos e nozes.
  • Tangerina: A tangerina é rica em vitamina C, fósforo, cálcio, potássio e retinol. Contém também pectina, uma fibra que ajuda a diminuir o colesterol ruim. As variedades mais comuns no Brasil nessa época do ano são: Cravo, Poncã e Mexerica.

    Com informações da Unimed do Brasil
     

Seguir avisos de acesso em hospital é importante para segurança de todos

Publicada em 19/04/2018 às 07h00
Seguir avisos de acesso em hospital é importante para segurança de todos

Prevenir é sempre o melhor remédio em todas as ocasiões. E, em um hospital não pode ser diferente. Por isso, é sempre bom que pacientes e acompanhantes sigam algumas recomendações quanto ao acesso a algumas áreas do hospital. As precauções são para preservar a saúde e o bem-estar de todos.


É recomendado que as pessoas frequentem, exclusivamente, os locais do hospital destinados ao seu tratamento ou do seu ente querido. Pois, em algumas áreas são necessários o uso de equipamentos ou roupas adequadas para a circulação.

 

Alguns exemplos de locais que as pessoas devem respeitar o acesso restrito são as salas de raio-x e tomografia, devido à radiação ionizante que pode causar complicações à saúde de quem não está precisando do exame. A sala de ressonância também tem acesso restrito, pois o equipamento se “comporta” como se fosse um grande imã, e a entrada de pessoas com determinados objetos pode causar danos aos objetos, ao próprio equipamento ou mesmo à integridade física.


As Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) atendem pacientes que precisam de mais atenção e cuidado, por isso, seu acesso é restrito. A quantidade de pessoas por dia e o tempo de permanência delas na unidade são limitados.

 

MAIS RECOMENDAÇÕES

Outra recomendação para preservar a saúde e o bem-estar de todos em um ambiente hospitalar é a higienização das mãos antes e após o contato com o paciente e ao término da visita. Essa higienização pode ser realizada com água e sabão ou com álcool.

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, existem recipientes contendo produtos para higienização em todos os ambientes, inclusive dentro do próprio apartamento.

 

CUIDADOS COM O PACIENTE

Confira alguns hábitos que podem interferir na recuperação do paciente:

  • É primordial que o visitante não ofereça alimentação vinda de fora do hospital ou a armazene no apartamento.
  • As medicações devem ser oferecidas exclusivamente pela equipe do hospital.
  • Caso o paciente tenha algum medicamento de uso contínuo, o médico que o acompanha deve ser comunicado para que seja feita a conciliação medicamentosa.
  • O visitante não pode deitar ou sentar na cama do paciente, fazer uso de bebida alcoólica, fumar, trazer flores e, se estiver doente, não deve fazer visitas ao paciente. 

Hematologista Sandra Sibele abordará hemofilia em entrevista na Rádio CBN

Publicada em 16/04/2018 às 16h00
Hematologista Sandra Sibele abordará hemofilia em entrevista na Rádio CBN

Você sabe o que é hemofilia? É uma doença genético-hereditária, que se caracteriza por uma desordem no mecanismo de coagulação do sangue. Nesta terça-feira (17) é o Dia Mundial da Hemofilia e para falar sobre o assunto a hematologista Sandra Sibele de Figueiredo, médica cooperada da Unimed João Pessoa, estará ao vivo na Rádio CBN João Pessoa (101.7), às 10 horas. 


​A médica será a entrevistada do Consultório CBN, quadro de saúde que conta com a parceria da Unimed JP. Toda semana, a Cooperativa indica um profissional para falar sobre saúde e qualidade de vida. Os ouvintes podem participar, enviando comentários e dúvidas sobre a doença através do link "Participe", que fica no Portal CBN Paraíba.

PODCAST

Se você perdeu uma entrevista anterior ou deseja escutar novamente fique atento! Os programas ficam disponíveis para os internautas, aqui no Portal. Para acessar, basta clicar na seção Podcast Saúde (ouça!).