A- A+

Blog da Saúde

Veja como será a participação da Unimed JP no Dia de Cooperar

Publicada em 22/06/2018 às 07h00
Veja como será a participação da Unimed JP no Dia de Cooperar

A Unimed João Pessoa vai oferecer uma aula de zumba e serviço de saúde no Dia C, também conhecido como Dia de Cooperar. O evento será realizado no dia 30 deste mês, das 8h às 13h, na Escola Estadual Alice Carneiro, em Manaíra. A equipe da Unimed JP estará aferindo o Índice de Massa Corporal (IMC) das pessoas durante toda a ação e fará um aulão de zumba, a partir das 9h.

A ação está sendo promovida em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado todo ano no primeiro sábado de julho. Nessa data, dentro do programa de responsabilidade social, cooperativas de todo o Brasil realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário.

O Dia C foi criado em 2009 em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país, com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas unidades estaduais. No ano passado, 1.278 cooperativas desenvolveram ações em mais de 77 cidades brasileiras, com a participação de 86 mil voluntários.

Este ano, na Paraíba, 19 cooperativas participam do Dia C, com o objetivo de beneficiar cerca de 2 mil pessoas, por meio de serviços gratuitos de saúde, cidadania, beleza, recreação e apresentações culturais para a comunidade.

PAINEL COOPERATIVO

O diretor de provimento da saúde, Alexandre Augusto Araruna, vai abordar as ações que serão realizadas pela Unimed JP no Dia C no Programa Painel Cooperativo, que vai ao ar no próximo sábado (23), às 11h50, na TV Manaíra; e às 10h, na TV Assembleia.

O Painel Cooperativo também será transmitido no domingo (24) na TV Câmara de João Pessoa. O programa é uma iniciativa do Sistema OCB na Paraíba com a finalidade divulgar as cooperativas paraibanas e suas ações.



 

Ainda não sabe onde funciona agora o Viver Melhor? Confira em vídeo

Publicada em 20/06/2018 às 07h00

O Viver Melhor está em um novo local para cuidar da saúde dos clientes Unimed João Pessoa com mais comodidade. Nesse espaço, os beneficiários são levados a adotar hábitos e condutas que contribuem para viver mais e melhor.

No local são realizados diversos serviços que auxiliam o beneficiário a ter mais saúde e qualidade de vida, com as atividades dos grupos de educação em saúde Mãe e Bebê, Diabetes e Equilíbrio do Peso.

Além disso, cursos, oficinas e workshops são oferecidos, gratuitamente, para complementar as ações voltadas para promoção da saúde.

Ficou interessado em conhecer o Viver Melhor? CLIQUE AQUI ou na imagem ao lado para saber onde fica o novo endereço.

 

Unimed João Pessoa realizará ação para alertar clientes sobre a asma

Publicada em 19/06/2018 às 07h00
Unimed João Pessoa realizará ação para alertar clientes sobre a asma

A asma, doença crônica que afeta as vias respiratórias e o pulmão, exige muitos cuidados. Seu sintoma é caracterizado, principalmente, por dificuldade respiratória (falta de ar), tosse seca, chiado ou ruído no peito.

Para alertar as pessoas sobre os cuidados, o controle e a prevenção da asma, a Unimed João Pessoa realizará  nesta quinta-feira (21) uma ação educativa na Operadora, no bairro da Torre. Nesta data, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional de Controle à Asma.

Das 8h às 12h, serão realizados testes da função respiratória (peak flow), para medir a capacidade respiratória dos clientes e colaboradores,  e entrega de material educativo para mostrar que a asma pode ser controlada e prevenida.

SEMINÁRIO

As ações em alusão ao Dia Nacional de Controle da Asma, em parceria com várias entidades e instituições, entre elas, a Unimed João Pessoa, começam nesta quarta-feira (20) com um seminário voltado para médicos no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), em João Pessoa. O objetivo é atualizar os conhecimentos dos clínicos para o diagnóstico e tratamento da asma.

 

Tem dúvidas sobre asma? Esclareça em entrevista de rádio nesta terça

Publicada em 18/06/2018 às 16h00
Tem dúvidas sobre asma? Esclareça em entrevista de rádio nesta terça

A asma, uma doença pulmonar crônica, não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamento. E é isso o que o pneumologista da Unimed João Pessoa, Sebastião de Oliveira Costa, vai abordar nesta terça-feira (19), às 10h, em entrevista à Rádio CBN João Pessoa (101.7).

O quadro Consultório CBN, que é realizado em parceria com a Unimed João Pessoa, é transmitido ao vivo. Por isso, os ouvintes podem enviar perguntas para o médico responder pelo Portal da CBN.

O quadro de saúde tem como finalidade discutir temas relevantes com foco em saúde e qualidade de vida. Todos os áudios ficam disponíveis para os internautas no Podcast Saúde, aqui no Portal da Cooperativa.

 

Benefícios do futebol e riscos de quem pratica sem orientação médica

Publicada em 18/06/2018 às 07h00
Benefícios do futebol e riscos de quem pratica sem orientação médica

Em tempos de Copa do Mundo de Futebol tem quem se empolgue bastante e até pense em começar a praticar esse esporte, que é paixão nacional. E faz bem. Jogar futebol traz muitos benefícios à saúde, mas pode ser um risco se praticado sem orientação médica.

O cardiologista Aristides Medeiros Leite, médico cooperado da Unimed João Pessoa, explicou que não só o futebol, mas atividades aeróbicas, como ciclismo, natação e dança, melhoram o desempenho muscular e todo o componente cardiorrespiratório, dando mais proteção a órgãos vitais como coração, rins e cérebro.

Além de ficar com pernas fortes e bonitas, praticar a modalidade ajuda na regulação dos níveis de colesterol e triglicerídeos, transforma gordura ruim em gordura boa, melhora o tônus muscular, atua como relaxante e traz alegria de forma geral.
 

ORIENTAÇÕES

Se jogar futebol é vantajoso, praticar o esporte sem antes fazer um check up acarreta muitos problemas. O recomendado é que a pessoa procure um médico antes de começar a praticar um exercício físico, especialmente se já passou dos 40 anos ou se tem algum problema de saúde, seja ele cardíaco, respiratório ou muscular, por exemplo.

Foi o que deixou claro o cardiologista João Alfredo Falcão da Cunha Lima, cooperado da Unimed João Pessoa. Ele disse que uma avaliação médica antes de iniciar qualquer exercício físico pode evitar complicações futuras. “Em um exercício físico de impulso como o futebol, a pessoa está em repouso relativo e passa para uma atividade extrema quando tem que correr pelo campo. Se o indivíduo tem algum problema cardíaco, poderá passar mal ou mesmo ocorrer a morte súbita, como já vimos alguns casos”.

Por conta disso, o especialista orienta que todas as pessoas procurem um médico antes de iniciar o esporte. Além disso, aconselha que essa atividade seja iniciada aos poucos, aumentando gradativamente a intensidade. “Também não pode ser apenas o atleta de final de semana. Se só pode jogar o futebol aos sábado, durante a semana tem que fazer academia, corrida, caminhada”, pontuou.

SIGA AS DICAS

Confira algumas orientações que devem ser levadas em consideração para quem quer começar a praticar ou “bate uma bolinha” por aí:

•     Futebol deve ser praticado pelo menos três vezes por semana

•     Se houver disponibilidade, o ideal é a prática de pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana

•     Não faça exercícios de estômago vazio

•     A alimentação tem que acontecer de 40 minutos a uma hora antes

•     Ingerir bebida alcoólica antes de fazer exercícios também não é indicado

•     Beber água antes, durante e após os exercícios físicos é fundamental

•     Fazer aquecimento antes da prática do futebol é importante para o corpo