Visitantes e acompanhantes

O Hospital Pediátrico Unimed orienta as pais para que o tempo de permanência do paciente na unidade seja o mais tranquilo e seguro possível. Por isso, veja como você pode colaborar com o serviço

Por questões de segurança para a saúde do paciente, a quantidade de visitas e acompanhantes é limitada.  Enquanto durar a pandemia, as visitas estão suspensas. O uso de máscaras é obrigatório enquanto o acompanhante estiver no Hospital. Além disso, é solicitado que as pessoas evitem circular fora da unidade de internação e que intensifiquem a higienização das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica.

Veja como está a quantidade de acompanhantes por tipo de acomodação

  • UTI: 1 acompanhante com revezamento
  • Apartamento individual: 2 acompanhantes (pai e mãe)
  • Apartamento coletivo: 1 acompanhante com revezamento
  • Revezamento de acompanhante é permitido apenas uma vez ao dia;

CONFIRA MAIS ORIENTAÇÕES

Como você pode ajudar na prevenção de infecção?

  • Lave as mãos ou utilize o álcool gel antes e após contato com a criança
  • Não sente ou deite na cama do paciente
  • Solicite orientação ou ajuda da equipe de enfermagem sempre que necessário

Como você pode ajudar na prevenção de queda?

  • Não deixe a criança sozinha
  • Mantenha a cama/berço com as grades elevadas e com as rodas travadas
  • Observar a criança em tempo integral

Como você pode ajudar com relação a terapia medicamentosa ?

  • Não manusear a bomba de infusão, temos uma equipe treinada para realizar o procedimento
  • Não alterar o gotejamento de soro e medicações, pois são realizadas baseada na prescrição médica
  • Colabore para a realização de administração de medicações serem realizadas no horário aprazado

Como você pode ajudar em uma internação segura?

  • A pulseira de identificação é de uso obrigatório e de extrema importância para segurança da criança, nela temos os dados e informações necessárias para evitar erros, seja de medicação ou procedimento. Ela deve ser colocado no momento da admissão, e se caso for danificada comunicar a enfermagem para solicitar a substituição imediatamente.

Com você pode colaborar com o Serviço de Nutrição?

  • Existe um cardápio direcionado para cada paciente
  • São oferecidas seis refeições ao dia, dependendo da patologia do paciente hospitalizado
  • Não há necessidade de armazenar comida nos quartos, ou mesmo guardar parte da refeição para ingerir em outro momento do dia
  • Um dos impactos da entrada sem autorização de alimentos e bebidas em instituições de saúde é o risco de infecção hospitalar, por isso, o paciente deve se alimentar apenas das refeições oferecidas pela hospital 
  • São servidos refeições para acompanhantes da UTI nos seguintes horários: 7h café da manhã, 13h almoço  e 19h jantar

Atenção!  Mesmo com todos os cuidados, caso ocorra alguma intercorrência, comunique imediatamente a equipe de enfermagem.

 

Paciência

Paciência

Não demonstre ansiedade diante de quem está doente.

 

 

Realização de procedimentos

Realização de procedimentos

Nunca realize procedimentos. Lembre-se de que o Hospital dispõe de profissionais capacitados para proporcionar a melhor assistência ao paciente.

 

Crianças

Crianças

Não é recomendável levar crianças para o Hospital. Se for imprescindível, os pais devem orientá-las a não correr pelos corredores e a falar baixo. Para a própria segurança, os pequenos devem ficar pouco tempo.

Música

Música

Qualquer tipo de instrumento musical deve ser evitado. Por mais discreto que seja o som produzido, o ambiente hospitalar precisa ser o mais silencioso possível, já que o repouso é fundamental para a recuperação.

 

Roupa

Roupa

O ambiente hospitalar é um local naturalmente propenso à contaminação por bactérias, vírus e outros agentes causadores de enfermidades. Usar roupas compostas e sapatos fechados mantém a proteção do visitante e a integridade do enfermo, além de evitar o contágio.

 

Silêncio

Silêncio

Fale baixo, coloque o celular no silencioso e tenha cuidado com os calçados ao andar nas áreas comuns do Hospital. Ambientes barulhentos causam estresse, que, por sua vez, alteram a pressão arterial, produzem taquicardia e desequilibram os níveis de adrenalina no corpo. A alteração desses níveis, somada à irritação, são prejudiciais ao tratamento.

Cigarro

Cigarro

É terminantemente proibido fumar nas dependências do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A fumaça expelida durante o ato de fumar é composta por substâncias cancerígenas, entre elas, o dióxido de carbono, substância altamente tóxica para o pulmão humano. Ela é nociva tanto para quem está em plena saúde quanto para o paciente que se encontra internado.

Flores

Flores

Não é permitido! Levar flores para os apartamentos aumenta os riscos de infecção hospitalar, se não forem bem conservadas. Além disso, podem favorecer o surgimento de alergias.

 

 

Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas é proibido em ambientes hospitalares. Além de alterar o estado de consciência e produzir situações desagradáveis, o comportamento decorrente da excitação das pessoas alcoolizadas perturba quem está em recuperação.

 

Cartilhas e Manuais

Orientações para exercícios em isolamento domiciliar por covid-19

Saiba mais

Primeiros socorros no bebê

Saiba mais

Segurança do Paciente

Saiba mais