Institucional

Serviço de Assistência Domiciliar (SAD)

Serviço de Assistência Domiciliar (SAD)

A- A+

Proporcionar mais humanização no atendimento. Esse é o objetivo do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) da Unimed João Pessoa, implantado em 2009.

O SAD oferece uma assistência diferenciada aos portadores de doenças crônicas, sem que eles precisem ficar internados em hospitais e distantes da família. A área de atuação do serviço abrange João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Cabedelo.


O trabalho é feito com base em três programas:
 

  • Assistência Domiciliar: assistência médica e interdisciplinar ao paciente crítico em sua residência;
  • Programa de Reabilitação Motora: voltado para assistir clientes em reabilitação motora a curto e médio prazo com atendimento de fisioterapia domiciliar;
  • Programa Antibioticoterapia: consiste no atendimento, em domicílio, de pacientes críticos que possuem necessidade de tratamento de antibióticos que deven ser administrados diretamente na veia, de acordo com critérios médicos.

A equipe multidisciplinar é formada por profissionais que atuam nos níveis de medicina terapêutica e reabilitadora, nas áreas de clínica médica, assistência social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia.

COMO SOLICITAR

Para solicitar o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), é necessário seguir as orientações abaixo:


1. Preencher uma ficha de solicitação, que pode ser obtida no atendimento presencial do SAD, anexando um laudo do médico assistente (no máximo com 30 dias após a data de emissão), contendo a patologia do paciente com o respectivo CID. O laudo deve ser direcionado ao SAD;

2. Comprovar que é cliente da Unimed João Pessoa (apresentar carteira do plano);

3. Apresentar um documento do paciente com foto;

4. Entregar uma cópia de um comprovante de residência, lembrando que a área de atuação do SAD abrange João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo.

5. Em seguida, uma equipe do SAD realizará uma avaliação para detectar a necessidade de atendimento domiciliar e, em caso positivo, iniciará o acompanhamento em casa.


ATENÇÃO:


O SAD disponibiliza os seguintes materiais (com exclusão de qualquer outro que não esteja aqui expressadamente mencionado): cama hospitalar, oxigenoterapia, oxímetro de pulso, suporte de soro, entre outros.


O SOS faz a remoção do paciente, exclusivamente por via terrestre, mediante solicitação do médico do SAD para internação ou avaliação de urgência a nível hospitalar ou, em casos de realização de exames ou procedimentos agendados pela família com, no mínimo, 24 horas de antecedência.

CRITÉRIOS

A exclusão do acompanhamento do SAD pode ocorrer por causa dos seguintes critérios:

1) o cliente manifestar sua livre vontade;

2) não cumprir as orientações do médico assistente e da equipe do programa;

3) houver desligamento do plano de saúde Unimed João Pessoa;

4) tiver em condições clínicas para alta do SAD;

5) não tiver cuidador em tempo integral;

6) não cumprir os itens especificados neste termo de adesão.


SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR:

Localização: O SAD funciona na Avenida Ministro José Américo de Almeida, 1338 – Torre (Hospital Moacir Dantas)

Telefones: (83) 2106-0415 / (83) 9-9336-2826

E-mail: sadsolicita@unimedjp.com.br

Dias e horários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h