Governança e Compliance

Governança e Compliance

A Unimed João Pessoa utiliza um modelo de administração que está baseado na transparência dos atos e na implantação de um programa de Governança Corporativa, que tem como princípios básicos a transparência, a equidade, prestação de contas e responsabilidade.

Trata-se de um sistema que envolve processos, costumes, políticas, leis e regulamentos que definem como uma organização é dirigida. 

Este trabalho já possibilitou que a Unimed JP fosse reconhecida como cooperativa que tem um sistema de governança eficaz, o que mostra o comprometimento da empresa com todos os seus públicos de relacionamento. Também demonstra que a Cooperativa está garantindo a sustentabilidade do negócio.

Compliance

Compliance

A palavra compliance tem origem na língua inglesa (to comply with) que significa “agir de acordo”. Quando inserido em um ambiente corporativo, o compliance expressa estar de acordo com a legislação, normas, regulamentos e políticas internas.

Um Programa de Compliance garante transparência e integridade na condução dos negócios. Ele existe para que a empresa crie mecanismos capazes de combater atos ilícitos, como corrupção ou fraude. Está intrinsicamente relacionado com a cultura corporativa, abrangendo os seus valores.

A Unimed João Pessoa baseia a sua conduta e ações na ética, conformidade e transparência e o seu Programa de Integridade visa ratificar o compromisso da empresa para que esses princípios sejam priorizados em todas as suas relações.

O compliance nos ajuda a atuar com responsabilidade, reforça aspectos de integridade e ressaltas as condutas éticas esperadas no relacionamento com a Unimed.

Ter uma área de compliance na empresa traz diversos benefícios. Alguns deles são:

• Ganho de vantagem competitiva em relação à concorrência;

• Atração de investidores e investimentos;

• Identificação de riscos e prevenção de problemas;

• Ganho de credibilidade;

• Melhoria da eficiência e qualidade dos serviços/produtos;

• Consolidação da governança e da cultura organizacional;

• Sustentabilidade;

• Correção efetiva de não-conformidades

Programa de Integridade

Compromisso com a integridade

A integridade e a transparência são marcas da Unimed João Pessoa. E para que seus valores e princípios sejam seguidos por todos que fazem parte da Cooperativa foi desenvolvido o Programa de Integridade, que contempla as melhores práticas de gestão e atende à­Resolução Normativa Nº 443/2019, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O Programa de Integridade traz um conjunto de mecanismos internos que vão nortear gestores, colaboradores e demais públicos que interagem com a Cooperativa, a manterem um ambiente corporativo transparente e ético.

O monitoramento dos pilares do Programa de Integridade é feito pela área de Governança e Compliance. A área foi criada com a finalidade de disseminar a cultura de governança corporativa e as condutas de integridade com todos os stakeholders (membros da gestão, cooperados, clientes, colaboradores, fornecedores e demais partes interessadas).

­

Pilares

O Programa de Integridade da Unimed JP é norteado por nove pilares que atuam de forma integrada e se complementam.

1 – Suporte da alta administração

Para que o Programa alcance seus objetivos é indispensável o apoio incondicional dos dirigentes aos pilares do programa de integridade da Unimed JP.

2 – Avaliação de riscos

Esse pilar estabelece os meios para identificar, gerenciar e minimizar os riscos que possam interferir nas metas do negócio, com o propósito de trazer conformidades e mais segurança à Cooperativa.

3 – Código de conduta e políticas de compliance

A Unimed JP deve formalizar, nos canais competentes, as regras de condutas e diretrizes do compliance, para serem seguidas pelos dirigentes, colaboradores e demais públicos que se relacionem com a Cooperativa.

4 – Controles internos

A Unimed JP deve adotar mecanismos de controles internos que minimizem riscos e assegurem que os registros contábeis e financeiros reflitam a transparência dos negócios da Cooperativa.

5 – Treinamento e comunicação

A Unimed JP deve disseminar a cultura de compliance, através de treinamentos e demais meios de comunicação, aos dirigentes, colaboradores e demais públicos que se relacionam com a Cooperativa.

­6 – Canais de denúncias

A Unimed JP deve criar e disponibilizar canais para o recebimento de denúncias, resguardando a identificação do denunciante, aumentando assim, as possibilidades de identificar as irregularidades.

7 – Investigações internas

Esse pilar é responsável por averiguar os comportamentos antiéticos e ilícitos registrados nos canais de denúncias para que sejam apurados e adotadas as devidas providências.

8 – Due diligence

Antes e depois de estabelecer qualquer relação profissional, a Unimed JP deve se certificar da idoneidade de conduta dos fornecedores, terceirizados ou qualquer outro tipo de parceiro.

9 – Auditoria e monitoramento

É responsável pelo monitoramento contínuo e avaliação da execução do Programa de Integridade.

Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias da Unimed João Pessoa é um meio de comunicação seguro para casos relativos a condutas inadequadas, antiéticas ou violações às leis e à legislação vigente.

Estrutura de governança

Estrutura de governança

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, Conselho de Administração, Diretoria, auditoria independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor de uma sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.

O modelo de gestão empresarial da Unimed JP está em linha com os melhores padrões de excelência empresarial. O principal objetivo do modelo é criar valor para os clientes, funcionários e médicos cooperados, com base em um desenvolvimento sustentável. A Cooperativa mantém o foco na transparência de sua atuação, na disciplina financeira, com forte controle dos riscos operacionais, dos controles internos e no alinhamento de interesses entre os acionistas e administradores.

A Governança Corporativa compreende um conjunto de ferramentas de gestão responsável que deve ser abordada de forma pró-ativa visando à integração contínua dos grupos de interesse naquilo que caracteriza a organização desde a sua fundação: a transparência.

Através da transparência, a Unimed JP busca criar um ambiente pródigo de sustentabilidade dos negócios, de análise de desempenho, de preservação de reputação, de redução de riscos, de projeção de investimentos e de abertura de novos mercados. Além da transparência, outros princípios que norteiam as atividades da Cooperativa são a equidade, prestação de contas e responsabilidade social.

 

Estrutura de Governança

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico

A Unimed João Pessoa vem construindo seu processo de governança na vertente de garantir a sustentabilidade da cooperativa e na sua manutenção como líder de mercado, considerando os seguintes pontos focais.

  • Observância dos propósitos institucionais da Cooperativa, observando a definição de propósitos, missão, visão e valores e estratégias da cooperativa com foco no negócio e clientes;
  • Busca constante da excelência, criando desafios e padrões de desempenho, mapeando competências e desenvolvendo lideranças e equipes;
  • Alinhamento de interesses e valores, mapeando-os e buscando convergência e ainda harmonizando as relações e tratando as latentes.

O planejamento estratégico é um dos processos de gestão que tem por objetivo fomentar o diferencial competitivo da cooperativa, traduzindo e internalizando as inovações e oportunidades de mercado em objetivos, criados de forma colaborativa e materializados no mapa estratégico.

Esse instrumento de comunicação é a representação visual da estratégia da Unimed João Pessoa, ficando evidente que as mudanças propostas promovem as convergências de propósitos para o alcance da visão da Cooperativa com foco nos principais públicos de relacionamento: O cooperado e o cliente, sendo esses o centro da estratégia da Cooperativa.

A Unimed João Pessoa vem evoluindo em seus processos de forma sistemática, utilizando as melhores práticas de planejamento estratégico, utilizando o BSC - Balanced scorecard. Essa metodologia é utilizada por grandes organizações e o modelo permite engajamento das partes interessadas, transparência e foco em resultados.

 

Identidade organizacional

Propósito

Promover a vida, cuidando da saúde das pessoas.

Missão

Promover a vida, por meio da assistência integral à saúde, do cuidado e respeito aos nossos clientes, colaboradores e cooperados, à luz do cooperativismo, sustentabilidade e inovação.

Visão

A Unimed João Pessoa, até 2024, continuará sendo referência em excelência e inovação na promoção à vida e assistência à saúde no Nordeste e, reconhecida, entre as melhores Unimeds do Brasil, com foco no cooperativismo e sustentabilidade.

Valores

Comprometimento

Inovação

Transparência

Agilidade

Cooperação

 

Mapa Estratégico

Mapa Estratégico

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental

A Unimed João Pessoa assumiu o compromisso com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A finalidade é contribuir com a elaboração de práticas para fortalecer as ações relacionadas, especificamente, à saúde e bem-estar, que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Para isso, foi elaborada a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Unimed JP.

Coral Jovem Unimed JP

Coral Jovem Unimed JP

O Coral Jovem Unimed João Pessoa beneficia jovens na faixa etária de 10 a 18 anos, que residem no entorno do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, nas comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira. O projeto tem como objetivo educar e capacitar crianças e adolescentes através da música. São oferecidos aos jovens e suas famílias atendimento psicossocial, oficinas, cursos de capacitação e cesta básica.

Compartilhe sua experiência

Compartilhe sua experiência

E você, tem alguma dica sobre o uso consciente dos recursos naturais? Compartilhe conosco.

Compartilhe sua experiência

E você, tem alguma dica sobre o uso consciente dos recursos naturais? Compartilhe conosco.

Relatório de Gestão e Sustentabilidade

Relatório de Gestão e Sustentabilidade

Como forma de manter uma relação transparente com toda a sociedade, a Unimed João Pessoa disponibiliza, no Portal Unimed JP, o seu Relatório de Gestão e Sustentabilidade, onde constam o Balanço Patrimonial e os resultados alcançados com os principais projetos junto aos diferentes públicos.

Maior operadora de planos de saúde da Paraíba, a Cooperativa trabalha para estar cada vez mais próxima de todos os públicos, sempre com um jeito especial e diferenciado de cuidar.

Além disso, reforça o compromisso e esforço de, a cada ano, investir em novas iniciativas que vão melhorar ainda mais a experiência com os serviços oferecidos. Boa leitura!

Estrutura de governança

Estrutura de governança

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, Conselho de Administração, Diretoria, auditoria independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor de uma sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.

O modelo de gestão empresarial da Unimed JP está em linha com os melhores padrões de excelência empresarial. O principal objetivo do modelo é criar valor para os clientes, funcionários e médicos cooperados, com base em um desenvolvimento sustentável. A Cooperativa mantém o foco na transparência de sua atuação, na disciplina financeira, com forte controle dos riscos operacionais, dos controles internos e no alinhamento de interesses entre os acionistas e administradores.

A Governança Corporativa compreende um conjunto de ferramentas de gestão responsável que deve ser abordada de forma pró-ativa visando à integração contínua dos grupos de interesse naquilo que caracteriza a organização desde a sua fundação: a transparência.

Através da transparência, a Unimed JP busca criar um ambiente pródigo de sustentabilidade dos negócios, de análise de desempenho, de preservação de reputação, de redução de riscos, de projeção de investimentos e de abertura de novos mercados. Além da transparência, outros princípios que norteiam as atividades da Cooperativa são a equidade, prestação de contas e responsabilidade social.

 

Estrutura de Governança

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico

A Unimed João Pessoa vem construindo seu processo de governança na vertente de garantir a sustentabilidade da cooperativa e na sua manutenção como líder de mercado, considerando os seguintes pontos focais.

  • Observância dos propósitos institucionais da Cooperativa, observando a definição de propósitos, missão, visão e valores e estratégias da cooperativa com foco no negócio e clientes;
  • Busca constante da excelência, criando desafios e padrões de desempenho, mapeando competências e desenvolvendo lideranças e equipes;
  • Alinhamento de interesses e valores, mapeando-os e buscando convergência e ainda harmonizando as relações e tratando as latentes.

O planejamento estratégico é um dos processos de gestão que tem por objetivo fomentar o diferencial competitivo da cooperativa, traduzindo e internalizando as inovações e oportunidades de mercado em objetivos, criados de forma colaborativa e materializados no mapa estratégico.

Esse instrumento de comunicação é a representação visual da estratégia da Unimed João Pessoa, ficando evidente que as mudanças propostas promovem as convergências de propósitos para o alcance da visão da Cooperativa com foco nos principais públicos de relacionamento: O cooperado e o cliente, sendo esses o centro da estratégia da Cooperativa.

A Unimed João Pessoa vem evoluindo em seus processos de forma sistemática, utilizando as melhores práticas de planejamento estratégico, utilizando o BSC - Balanced scorecard. Essa metodologia é utilizada por grandes organizações e o modelo permite engajamento das partes interessadas, transparência e foco em resultados.

 

Identidade organizacional

Propósito

Promover a vida, cuidando da saúde das pessoas.

Missão

Promover a vida, por meio da assistência integral à saúde, do cuidado e respeito aos nossos clientes, colaboradores e cooperados, à luz do cooperativismo, sustentabilidade e inovação.

Visão

A Unimed João Pessoa, até 2024, continuará sendo referência em excelência e inovação na promoção à vida e assistência à saúde no Nordeste e, reconhecida, entre as melhores Unimeds do Brasil, com foco no cooperativismo e sustentabilidade.

Valores

Comprometimento

Inovação

Transparência

Agilidade

Cooperação

 

Mapa Estratégico

Mapa Estratégico

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental

A Unimed João Pessoa assumiu o compromisso com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A finalidade é contribuir com a elaboração de práticas para fortalecer as ações relacionadas, especificamente, à saúde e bem-estar, que fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Para isso, foi elaborada a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Unimed JP.

Coral Jovem Unimed JP

Coral Jovem Unimed JP

O Coral Jovem Unimed João Pessoa beneficia jovens na faixa etária de 10 a 18 anos, que residem no entorno do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, nas comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira. O projeto tem como objetivo educar e capacitar crianças e adolescentes através da música. São oferecidos aos jovens e suas famílias atendimento psicossocial, oficinas, cursos de capacitação e cesta básica.

Compartilhe sua experiência

Compartilhe sua experiência

E você, tem alguma dica sobre o uso consciente dos recursos naturais? Compartilhe conosco.

Compartilhe sua experiência

E você, tem alguma dica sobre o uso consciente dos recursos naturais? Compartilhe conosco.

Relatório de Gestão e Sustentabilidade

Relatório de Gestão e Sustentabilidade

Como forma de manter uma relação transparente com toda a sociedade, a Unimed João Pessoa disponibiliza, no Portal Unimed JP, o seu Relatório de Gestão e Sustentabilidade, onde constam o Balanço Patrimonial e os resultados alcançados com os principais projetos junto aos diferentes públicos.

Maior operadora de planos de saúde da Paraíba, a Cooperativa trabalha para estar cada vez mais próxima de todos os públicos, sempre com um jeito especial e diferenciado de cuidar.

Além disso, reforça o compromisso e esforço de, a cada ano, investir em novas iniciativas que vão melhorar ainda mais a experiência com os serviços oferecidos. Boa leitura!