• Início
  • Notícias
  • A importância das brincadeiras para a criançada é tema do Papo Saúde

Notícias

A importância das brincadeiras para a criançada é tema do Papo Saúde

Publicada em 29/07/2019 às 07h

A pediatra Socorro Serrano falou sobre a importância dos pais brincarem com os filhos A pediatra Socorro Serrano falou sobre a importância dos pais brincarem com os filhos

Nesse período de férias, nada mais apropriado do que falar sobre a importância das brincadeiras para a criançada. Esse foi o tema do Papo Saúde deste mês de julho, que teve como entrevistada a pediatra Socorro Serrano, médica cooperada da Unimed João Pessoa.

O Papo Saúde é um programa mensal, que vai ao ar pela página do Facebook da Cooperativa. Durante a entrevista, Socorro Serrano afirmou que o ato de brincar é uma forma da criança expressar sua criatividade, imaginação e interagir com o mundo, por isso se traduz em saúde e vitalidade.

Atualmente, com a "febre" dos jogos eletrônicos, a internet e os diversos programas infantis na TV, as brincadeiras coletivas, como as que ocorriam antigamente ao ar livre com os amigos da vizinhança, são cada vez mais raras. O que se percebe na maioria dos lares são meninos e meninas em frente às "telas", conectados aos dispositivos eletrônicos.

Sobre esse modo de vida, a pediatra fez um alerta. "Quando as crianças estão ligadas demais às tecnologias, elas se tornam sedentárias e isso leva à obesidade. A criança, ao brincar com outra, desenvolve estruturas celebrais onde há maior interferência na sua emoção e memória. Ainda desenvolve o poder de resiliência", destacou Socorro Serrano.

A entrevista, com 15 minutos, ainda aborda a relação entre as brincadeiras ao ar livre e o fortalecimento do sistema imunológico. Ainda foi ressaltada a importância da participação dos pais neste processo lúdico e muitos outros assuntos.

ASSISTA

Se ficou interessado e deseja assistir à entrevista na íntegra, acesse a página da Unimed JP no Facebook e vá até a área de vídeos. Mas se preferir, clique aqui. O Papo Saúde é um programa produzido pela Unimed JP.