• Início
  • Notícias
  • A importância de fazer silêncio no ambiente hospitalar; confira as dicas

Notícias

A importância de fazer silêncio no ambiente hospitalar; confira as dicas

Publicada em 22/02/2019 às 07h

O silêncio traz sossego e contribui para a recuperação dos pacientes que estão internados O silêncio traz sossego e contribui para a recuperação dos pacientes que estão internados

Imagine dois cenários: no primeiro, muito barulho. No segundo, o silêncio. Em qual situação você acha que se sentiria melhor para se recuperar de uma enfermidade ou para se concentrar no seu trabalho? O silêncio no ambiente hospitalar, ou externamente a ele, é necessário para o bem-estar dos pacientes e para o trabalho das equipes assistenciais.

De acordo com a coordenadora de psicologia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Alana Meireles, estudos mostram que o silêncio é revitalizador e traz tranquilidade. “Esses elementos são muito importantes para o paciente no processo de recuperação de uma cirurgia ou durante o tratamento de alguma doença”, afirmou.

O silêncio no ambiente hospitalar traz muitos benefícios. Ajuda não só os pacientes, mas também a concentração de quem está trabalhando. Isso, na prática, minimiza a chance de erros, diminui os riscos de acidentes, além de reduz o nível de estresse.

TODOS PODEM AJUDAR

Todos que estão em uma unidade de saúde podem contribuir para manter o silêncio. Colaboradores, médicos, acompanhantes,visitantes e os próprios pacientes. Os ruídos fazem mal a quem está se recuperando de alguma enfermidade, causando desconforto e irritabilidade. "Nessa hora tudo o que o paciente precisa é de um ambiente silencioso que desperte harmonia e relaxamento", destacou a psicóloga.

RECOMENDAÇÕES

Confira algumas recomendações que listamos para manter o silêncio no Hospital e um ambiente adequado ao trabalho.

  • Utilize celulares em modo silencioso
  • Fale baixo nos corredores e dentro das unidades de internação
  • Evite calçados que produzam ruídos
  • Mantenha os aparelhos de TV em volume baixo
  • Tenha cuidado ao abrir e fechar portas e gavetas