• Início
  • Notícias
  • Ainda não se sente seguro para voltar à academia? Treine em casa

Notícias

Ainda não se sente seguro para voltar à academia? Treine em casa

Publicada em 22/09/2020 às 07h

Utensílios domésticos podem ser utilizados para fazer exercícios em casa: disciplina traz resultados Utensílios domésticos podem ser utilizados para fazer exercícios em casa: disciplina traz resultados

Enquanto as academias e estúdios de ginástica ficaram fechados, muitas pessoas resolveram dar um jeitinho de se exercitar em casa. Outras, no entanto, decidiram esperar pela reabertura. Xô, preguiça! Com as academias e estúdios funcionando, agora não tem mais desculpa para ficar parado. Mas se alguém ainda se sente inseguro para se exercitar em ambientes compartilhados, siga o exemplo da primeira turma: treine em casa. Segundo os especialistas, manter-se ativo é uma das formas de fortalecer o sistema imunológico.

Para quem quer praticar atividades em casa, existem os treinos on line. É preciso, no entanto, ter o cuidado de seguir as orientações de um profissional capacitado. Em sua página no Instagram (@unimedjoaopessoa), a Unimed João Pessoa está disponibilizando, semanalmente, uma versão “indoor” do Jampa Saúde, treino funcional que é normalmente realizado na Praia do Cabo Branco, mas está suspenso por causa da necessidade de distanciamento social. Os treinos do Jampa Indoor são preparados por um profissional de educação física devidamente habilitado.

BOM RENDIMENTO

Com as orientações adequadas, o treino em casa pode render tão bem quanto aquele feito em uma academia. O profissional de educação física, Claudney Forte, responsável pelos treinos da Unimed João Pessoa, ressaltou que, dentro de casa, é possível fazer exercícios sem nenhum equipamento ou mesmo utilizar objetos de uso no dia a dia para ajudar a alcançar uma melhor qualidade de vida.

“Dentro de casa, a pessoa pode usar vários aparelhos. Basta saber como. Uma cadeira, um sofá, uma garrafa descartável... Todos podem ser materiais de treino”, disse. E é justamente isso que ele está ensinado, de forma gratuita, através do Instagram da Unimed João Pessoa.

Esses vídeos são divulgados nos “stories” e podem ser conferidos quando a pessoa quiser, pois sempre ficam salvos em “Jampa Saúde”, nos “Destaques”. O Jampa Indoor será realizado enquanto as atividades na Praia do Cabo Branco não forem normalizadas.

CUIDADOS

Claudney Forte alerta que é importante ter cuidado para não se machucar durante os treinos em casa, já que a pessoa não terá um profissional o tempo todo ao lado, instruindo sobre cada um dos exercícios. Veja as principais orientações:

  • Não realize movimentos estrambólicos
  • Procure usar vídeos de profissionais capacitados
  • Afaste do local onde serão realizados os movimentos todos objetos que tenham um potencial de provocar lesão
  • Use as roupas adequadas