• Início
  • Notícias
  • Além da covid-19: lavar as mãos reduz em 40% risco de contrair outras doenças, como gripe e conjuntivite

Notícias

Além da covid-19: lavar as mãos reduz em 40% risco de contrair outras doenças, como gripe e conjuntivite

Publicada em 22/10/2021 às 14h

Apenas água e sabão já são extremamente eficazes para eliminar germes das mãos Apenas água e sabão já são extremamente eficazes para eliminar germes das mãos

O simples gesto de lavar as mãos pode evitar uma série de problemas de saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que esse hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias. Com a chegada da covid-19, a lavagem das mãos ganhou mais destaque, porém a prática vai muito além disso e ajuda a prevenir outras doenças, como infecções gastrointestinais, conjuntivite, gripes e resfriados, hepatite A, mononucleose e viroses transmitidas por superfície são algumas delas. 

A infectologista, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção  Hospitalar do plano de saúde Unimed João Pessoa, Ana Campanile, alerta para o momento correto da higienização. “É preciso limpar as mãos antes e depois de ações como ir ao banheiro, manusear alimentos e animais de estimação. Também é recomendado lavar as mãos sempre que auxiliar pessoas doentes, trocar fralda ou manipular curativos, por exemplo. Depois de espirrar, assoar o nariz ou tossir levando a mão ao rosto, ou depois de manusear lixo, são atividades do dia a dia com as quais é preciso manter a higiene das mãos sempre”, acrescenta. 

De acordo com Ana Campanile, a higiene adequada deve ter a duração de aproximadamente 20 segundos e em todas as partes das mãos. Ao usar água e sabão, não há necessidade de complementar com álcool gel. “Basicamente eles têm a mesma função”, explica. “Pode-se utilizar qualquer sabonete, não precisa ser antisséptico. Água e sabão simples são extremamente eficientes para a eliminação de germes das mãos”, destaca. 

VEJA O PASSO A PASSO PARA LAAR AS MÃOS DE FORMA ADEQUADA: 

1 - Passe sabonete e água limpa nas mãos;

2 - Esfregue a palma de cada mão;

3 - Esfregue a ponta dos dedos de cada mão;

4 - Esfregue os dedos de cada mão;

5 - Esfregue o polegar de cada mão;

6 - Lave o dorso de cada mão;

7 - Lave os punhos de cada mão;

8 - Seque com toalha limpa ou papel toalha.