• Início
  • Notícias
  • Alimentação balanceada previne o envelhecimento precoce e ajuda a ter longevidade

Notícias

Alimentação balanceada previne o envelhecimento precoce e ajuda a ter longevidade

Publicada em 31/03/2021 às 17h03

Hábitos alimentares saudáveis, ao longo do tempo, contribuem para a qualidade de vida no processo de envelhecimento Hábitos alimentares saudáveis, ao longo do tempo, contribuem para a qualidade de vida no processo de envelhecimento

Aprender sobre alimentação é crucial para fugir da cultura de que é normal ter doenças e tomar remédios. Para orientar os beneficiários a viver mais e com qualidade de vida, a Unimed João Pessoa vai realizar no dia 19 de abril, das 14h30 às 16h, a oficina “Nutrição e Longevidade”. A atividade é on-line, gratuita e exclusiva para clientes da Cooperativa.

A nutricionista Jéssica Lisboa, da equipe de promoção da saúde da Unimed João Pessoa, explica que o envelhecimento ocorre de maneira particular para cada indivíduo e que os hábitos alimentares, ao longo do tempo, contribuem para a qualidade de vida nesse processo.

Segundo ela, que vai ministrar a oficina, alimentos in natura e minimamente processados contribuem para uma maior longevidade. “Assim, deixamos de fornecer recursos que geram inflamação e estresse oxidativos nas células, evitando os principais responsáveis por desencadear problemas de saúde”, explica. “Uma boa alimentação garante menos dano celular, o que dificulta ou retarda os genes que causam enfermidades”, lembra.

Além da má nutrição, estresse, sedentarismo, abuso de álcool e cigarro são alguns dos fatores que provocam o envelhecimento precoce. “Hábitos saudáveis evitam a necessidade de excesso de medicações e ajudam a chegar até uma idade avançada de forma lúcida e bem para realizar as atividades da vida diária e exercícios sem o auxílio de outra pessoa”, reforça Jéssica Lisboa.

EQUILÍBRIO

A nutricionista destaca que é importante se organizar de modo que as refeições sejam compostas por alimentos saudáveis, horários definidos e sem porções exageradas. “É importante consumir de 4 a 5 porções de frutas ao dia, vegetais crus e cozidos e ingerir ao menos dois litros de água. Produtos que vêm da terra e não sofrem tantas modificações pela indústria alimentícia como feijões, batata-doce, inhame, cará, macaxeira, grãos integrais, alimentos com fibras (chia, linhaça, aveia em flocos grossos ou farelos) também são indicados”, exemplifica Jéssica Lisboa.

Equilíbrio é indispensável, aponta a nutricionista, que admite exceções que fazem parte da vida social. “Costumo sugerir 1 a 2 refeições livres no fim de semana, ou seja, comer o que a pessoa acha gostoso em festa, aniversário, almoço com família ou jantar com companheiro, por exemplo”, orienta.

VILÕES

Excesso de gorduras saturadas e trans, açúcares refinados, sódio e aditivos alimentares - corante, acidulantes, aromatizantes, entre outros - são inimigos das células do organismo. “De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), nosso organismo processa apenas até 50g de açúcar, 2.400 mg de sódio e até 2% de gorduras trans da recomendação diária”, alerta Jéssica.

Por conta disso, embutidos como salames, mortadela, linguiça e salsicha, bolos, doces, molhos processados, enlatados em conserva de salmoura, bebidas açucaradas, farinhas, pães, bolachas e outros devem ser evitados devido ao excesso desses componentes que extrapolam as recomendações diárias. Além disso, quando consumidos frequentemente desencadeiam diversas patologias.

PARTICIPE DA OFICINA

Para se inscrever gratuitamente na oficina “Nutrição e Longevidade”, basta acessar o Canal Viver Melhor, aqui no Portal da Unimed João Pessoa.

Ao se inscrever, o cliente vai ser inserido em um grupo de WhatsApp, onde receberá todas as instruções para participar.

Na seção, também é possível conferir outras oficinas gratuitas que são oferecidas pela Unimed João Pessoa no mês de abril. Todas as atividades são exclusivas para clientes.