• Início
  • Notícias
  • Alimentação equilibrada reduz riscos de ansiedade, alteração de humor e depressão

Notícias

Alimentação equilibrada reduz riscos de ansiedade, alteração de humor e depressão

Publicada em 01/12/2020 às 14h

A adoção de bons hábitos alimentares melhora a qualidade de vida A adoção de bons hábitos alimentares melhora a qualidade de vida

A correria do dia a dia pode causar ansiedade, alterações de humor e depressão, mas existem aliados para melhorar o humor e a saúde mental, como adotar bons hábitos alimentares. Com os nutrientes adequados, é possível evitar estes problemas e reduzir os sintomas, melhorando a qualidade de vida.

“Os processos estão ligados a neurotransmissores e a serotonina está envolvida no efeito do bem-estar, na sensação de bom humor. Uma alimentação balanceada e com nutrientes que ajudam na produção deste hormônio é fundamental”, explica a nutricionista Regina Monteiro, da equipe de promoção de saúde da Unimed João Pessoa.

De acordo com a nutricionista, é preciso adicionar alimentos com vitaminas do complexo B nas refeições. “Fígado, ovos, leite e queijos, minerais como zinco, que são encontrados na abóbora, chia, farelo de aveia, feijão, frutas oleaginosas, frutos do mar, aves e cereais integrais são alguns alimentos ricos nessas substâncias”, conta Regina.

“Além disso, recomenda-se ingestão de magnésio - presente na castanha do Pará, levedo de cerveja e brócolis - assim como o ferro das carnes vermelhas, folhas verde-escuras e o ômega 3, obtido na ingestão da sardinha natural, salmão e linhaça. Fibras alimentares também são indispensáveis nas refeições”, detalha a nutricionista.

O consumo excessivo de gorduras e açúcares, por outro lado, são apontados como vetores para o desenvolvimento dos transtornos. “Podemos considerar uma alimentação equilibrada quando há gorduras de origem vegetal na medida certa e a inclusão de antioxidantes, como frutas, verduras e oleaginosa, e poucos ou nenhum produto processado e ultraprocessado. Isso pode trazer um efeito restaurador para o cérebro”, explica Regina.

OFICINA

No dia 16 de dezembro, Regina Monteiro vai realizar a oficina on line “O papel da nutrição na saúde da mulher”, exclusiva para clientes da Unimed João Pessoa. Organizada pelo Grupo Saúde da Mulher, uma das iniciativas de promoção da saúde da Cooperativa, a finalidade é dar orientações para a saúde física e mental, e qualidade de vida das mulheres.

Para garantir a vaga na oficina, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa, escolher a oficina e clicar em "Inscrições Online". No portal, também é possível conferir outras oficinas que estão sendo oferecidas pela Unimed JP em dezembro, gratuitamente, para diferentes perfis de públicos.

VIVER MELHOR

Confira dez dicas para manter um padrão alimentar saudável:

  1. Faça de 4 a 5 refeições por dia, evitando longos intervalos
  2. Tome bastante água ao longo do dia
  3. Coma em média 4 porções de frutas diversas por dia
  4. Consuma um mix de legumes e hortaliças no almoço e no jantar
  5. Opte por grãos e cereais integrais substituindo aqueles a base de farinha de trigo
  6. Evite produtos industrializados
  7. Coma feijão e arroz integral frequentemente
  8. Prefira leite e derivados desengordurados
  9. Minimize o consumo de sal e a compra de temperos prontos
  10. Prefira gorduras de origem vegetal, como azeites virgem e extra virgem, oleaginosas e alimentos ricos em ômega 3.