• Início
  • Notícias
  • Alimentação da mãe precisa ser reforçada durante a amamentação

Notícias

Alimentação da mãe precisa ser reforçada durante a amamentação

Publicada em 29/04/2019 às 07h

A Amamentação gasta muita energia e você deve repô-la: alimentação equilibrada e bem variada A Amamentação gasta muita energia e você deve repô-la: alimentação equilibrada e bem variada

O que comer durante a amamentação? Tem algum alimento que aumenta a produção do leite materno? Essas são algumas dúvidas comuns entre gestantes e mães de recém-nascidos. Afinal, elas precisam estar saudáveis para nutrir o bebê. A lactante precisa ter uma alimentação adequada, pois a produção de leite exige do organismo da mulher uma ingestão de calorias e líquidos além do habitual. 

Segundo a nutricionista Paula Bacalhau, que integra a equipe multidisciplinar do Viver Melhor da Unimed João Pessoa, o importante é que a dieta da mãe durante a amamentação seja saudável. “Ela precisa ser rica e variada, mas acima de tudo repleta de alimentos naturais, como vegetais”, enfatiza.

A especialista disse que o ideal é comer cereais integrais e proteínas magras, evitando alimentos industrializados e muito gordurosos, que não acrescentam valor nutricional nem para a mãe nem para o bebê. Durante a amamentação, mesmo com o aumento da necessidade calórica a ser consumida, a mãe perde bastante peso, de forma lenta e gradual. “Isso ocorre devido à energia que é desprendida para a produção de leite materno”, explica Paula.

CURSO PARA CLIENTES

Para orientar as clientes gestantes ou mães que estejam amamentando, a Unimed João Pessoa vai realizar mais uma edição do Curso de Amamentação, no dia 16 de maio, das 13h30 às 17h30, no Viver Melhor. Durante a atividade, serão esclarecidas dúvidas sobre os principais mitos da amamentação. Aspectos nutricionais, emocionais e o manejo clínico serão abordados durante o curso, que é aberto para cliente levar um acompanhante.

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo Portal Unimed João Pessoa, na seção Viver Melhor (acesse aqui),  por telefone (2106-0430 e 3506-8700) e presencialmente no Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, nº 396, Torre -antiga Aliança Francesa, próximo à sede da Unimed João Pessoa).

O Curso de Amamentação, direcionado às clientes da Cooperativa, faz parte das atividades do Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê.

O QUE COMER

Para a alimentação da mãe que amamenta é recomendado:

  • Cerca de 4 a 6 porções de frutas ao dia, distribuídas nas três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e nos lanches;
  • Consumir verduras, legumes e hortaliças, tanto no almoço quanto no jantar;
  • Variar o consumo de proteínas ao longo da semana (carnes vermelhas magras, frango e peixe), sendo elas cozidas, grelhadas ou assadas ao forno;
  • Ovos, leite e derivados de leite também são permitidos, de acordo com a tolerância de cada pessoa;
  • Consumir carboidratos preferencialmente integrais (arroz, macarrão, pães, etc) e os mais naturais possíveis, como raízes e tubérculos (inhame, macaxeira, batata doce).