• Início
  • Notícias
  • Aos 23 anos, hospital da Unimed JP reafirma importância para saúde paraibana

Notícias

Aos 23 anos, hospital da Unimed JP reafirma importância para saúde paraibana

Publicada em 07/04/2022 às 07h

Ao longo da sua história, o Alberto Urquiza, que integra a rede própria da Unimed JP, tem se destacado no desempenho em alta complexidade Ao longo da sua história, o Alberto Urquiza, que integra a rede própria da Unimed JP, tem se destacado no desempenho em alta complexidade

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley completa 23 anos de fundação nesta quinta-feira (7), mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. Em mais de duas décadas, a unidade, que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, tem se destacado pelo desempenho na área de alta complexidade.

Depois de marcar a história da medicina paraibana com o parto bem sucedido de quíntuplos (caso raro na medicina mundial), de ser o responsável pelos primeiros transplantes de coração, fígado e rim da Paraíba, entre outros procedimentos pioneiros de alta complexidade, o hospital voltou a reafirmar sua importância para a saúde dos paraibanos durante a pandemia de covid-19.

Nos dois anos de enfrentamento ao coronavírus, o Alberto Urquiza garantiu assistência aos beneficiários da Unimed na Paraíba, ajudando a desafogar o serviço público. Somente em sua carteira própria, a Unimed João Pessoa tem aproximadamente 160 mil clientes.

Em momentos mais críticos da pandemia, em um único dia, foram atendidos 235 pacientes suspeitos de contágio pelo coronavírus e internados 48. O hospital chegou a ter 168 pacientes internados com covid-19 e 82 intubados.

ENTRE OS MAIORES

Com a adoção de terapias inéditas na Paraíba, novos protocolos e equipe treinada, o hospital alcançou resultados que se equiparam aos dos grandes centros de saúde do país. O investimento em estrutura teve papel decisivo no desempenho. Sempre que necessário, os leitos para pacientes com covid eram expandidos. Uma UTI chegou a ser estruturada em apenas cinco dias.

“Sempre fomos um hospital de destaque, inovamos e buscamos o melhor para nosso paciente. Mas, durante a pandemia, fomos mais. Usamos todos os recursos que estavam disponíveis, nos empenhamos e hoje somos ainda mais fortes como instituição”, declarou o diretor clínico e técnico do Hospital Alberto Urquiza, José Calixto da Silva Filho.

DESDE O INÍCIO

Desde a inauguração do Alberto Urquiza, em 7 de abril de 1999, os investimentos em tecnologia, as instalações e a qualidade assistencial impulsionaram a medicina paraibana. Aos fatos históricos em alta complexidade, somam-se as certificações de qualidade, que garantem maior segurança aos pacientes.

O hospital tem algumas das maiores e mais importantes certificações nacionais e internacionais de qualidade na área da saúde. São onze títulos, que, para serem conquistados, exigiram investimentos em segurança, tecnologia e bem-estar do paciente, o que garante a qualidade do serviço.

COMEMORAÇÃO

As comemorações dos 23 anos do Hospital Alberto Urquiza Wanderley terão início nesta quinta-feira com a reabertura da Exposição Unimed João Pessoa 50 anos – Do passado ao Futuro, às 16h30, no solarium, no quarto andar da unidade.

A exposição, que foi inaugurada em 16 de dezembro no Espaço Vida, em comemoração aos 50 anos da Unimed JP, poderá ser visitada por médicos cooperados, colaboradores e pacientes.

ESTRUTURA

- Área construída: 24.170 m²

- Leitos: 249

- Leitos de UTI: 63 (45 adulto e 18 neonatal)

- Salas cirúrgicas: 13

- Colaboradores: + de 1.250 (70% assistenciais)

- Corpo clínico: + de 500 médicos

NÚMEROS DE ATENDIMENTOS

Média mensal de atendimentos no Hospital Alberto Urquiza em 2021:

Pacientes/dia: 5.110

Internações: 964

Atendimentos no PA: 6.380

Cirurgias: 1.373

Exames no CDI: 4.206