• Início
  • Notícias
  • Atendimento humanizado e estrutura moderna para bebês prematuros

Notícias

Atendimento humanizado e estrutura moderna para bebês prematuros

Publicada em 15/11/2019 às 07h

Em todo o mundo nascem 15 milhões de prematuros por ano, de acordo com a OMS Em todo o mundo nascem 15 milhões de prematuros por ano, de acordo com a OMS

A notícia do nascimento de um bebê é uma alegria para a família.Todos esperam que ele traga muita felicidade e que chegue cheio de saúde. Mas, há casos em que a gestação pode ser um pouco mais complicada ou que o recém-nascido precise de cuidados especiais depois do parto. A prematuridade é uma das causas que podem levar o recém-nascido a precisar deste cuidado especial. E este domingo (17) foi escolhido como o Dia Mundial da Prematuridade.

Para atender os casos de prematuridade, a experiência e os cuidados individuais são de fundamental importância. E o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que pertence à Unimed João Pessoa, conta com uma equipe experiente para proporcionar todo o cuidado ao prematuro, com apoio completo, infraestrutura moderna e os mais avançados protocolos de atendimento. As equipes são humanizadas e preparadas para suprir qualquer necessidade da mãe e do recém-nascido.

DIFERENCIAIS

O Hospital Alberto Urquiza oferece um Centro Obstétrico para atender à gestante de alto risco que necessite da cesariana. O setor tem ainda uma sala de parto normal, para as grávidas que não têm alto risco. Além disso, caso a mãe precise de uma assistência diferenciada, há uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) apropriada, com equipamentos modernos e uma equipe especializada e preparada para atendê-la.

Se o bebê tiver a necessidade de uma atenção especial, o Hospital disponibiliza a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), que, como o próprio nome diz, é um espaço que oferece uma assistência mais intensificada, sem ser UTI. Caso haja necessidade, existe ainda a UTI Neonatal. Nos dois espaços, os recém-nascidos prematuros têm o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. São médicos neonatologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogo (que atua junto à família), farmacêuticos e fisioterapeutas.

PARA OS PAIS

Enquanto a criança se recupera em uma UTI ou Ucin, os pais podem ficar no Espaço Maternar, um lugar humanizado, aconchegante, que oferece um ambiente propício para o casal descansar e receber o apoio de profissionais da equipe multidisciplinar. O Espaço Maternar está aberto durante todos os dias da semana, sempre das 7h às 22h.

LEITE HUMANO

Este ano, o tema central do Dia  Mundial da Prematuridade é a doação de leite materno, que pode salvar muitas vidas nas UTIs neonatais do país. Através de uma parceria com o Banco de Leite do Estado Anita Cabral, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley também dispõe de um Posto de Coleta de Leite Humano. O serviço conta com técnicas em enfermagem que realizam visitas nos apartamentos, orientando as mães sobre a amamentação, examinam as mamães e fazem ordenha mamária, quando necessário.