• Início
  • Notícias
  • Bebê de três meses recebe alta após cirurgia cardíaca no Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Notícias

Bebê de três meses recebe alta após cirurgia cardíaca no Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Publicada em 09/09/2021 às 07h

Maria Eduarda e Igor Brito na UTI Neonatal com a pequena Maria Júlia Maria Eduarda e Igor Brito na UTI Neonatal com a pequena Maria Júlia

Os primeiros 100 dias da vida de Maria Júlia foram de muita luta, oração e confiança na medicina. Ela nasceu prematura extrema, com pouco mais de 700 gramas, na maternidade do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa. Com poucos dias de vida, precisou fazer uma cirurgia cardíaca de alta complexidade e pôde contar com toda a estrutura oferecida pelo hospital. No último dia 2 de setembro, ela foi para casa com os pais, Maria Eduarda Navarro Medeiros de Pontes e Igor Smith de Brito.

Maria Júlia foi esperada com muito carinho. Oito meses depois de ter perdido o primeiro filho, Maria Eduarda e Igor descobriram que seriam pais novamente. Apesar do medo de passar por toda aquela experiência, a família ficou feliz. A gestação transcorreu até as 25 semanas, quando Maria Júlia deu sinal de que nasceria antes da hora.

No dia 26 de maio deste ano, poucas horas após o início das contrações, ela nasceu. Prematura extrema, a menina perdeu peso e chegou a 606 gramas. E foi justamente neste momento que precisou passar por uma cirurgia cardíaca. “Entreguei a vida da minha filha nas mãos de doutor Maurílio Onofre. Ele nos explicou o que iria fazer, nos passou confiança, nos acolheu”, contou Maria Eduarda.

CIRURGIA DELICADA

O cirurgião cardíaco Maurílio Onofre, médico cooperado da Unimed João Pessoa, disse que a cirurgia de Maria Júlia foi bastante delicada. “Ela fez uma ligadura de canal arterial. É uma cirurgia recorrente em crianças prematuras. Mas, no caso dela, foi ainda mais delicada, por se tratar de um prematuro extremo, com baixo peso e uma abertura grande”, explicou.

Experiente em cirurgias de alta complexidade, o médico disse ainda que só foi possível realizar o procedimento, com sucesso, pelo suporte do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. “Mesmo com a cirurgia, ela tinha uma chance muito grande de falecer. O hospital da Unimed JP é, realmente, preparado para cirurgias complexas, não só pela excelência do seu centro cirúrgico, mas também pelo suporte de UTI e os profissionais preparado em todas as áreas”, comentou.

SEGURANÇA

A mãe Maria Eduarda disse que estar em um hospital estruturado com bons profissionais fez toda diferença para o bem-estar da filha e de toda a família. “Disse a Igor que tínhamos que dar graças a Deus em estar no melhor hospital da Paraíba, com os melhores recursos. No início, ia para casa com receio, mas depois fomos criando laços com a equipe e sabíamos que, além de todo o profissionalismo, eles tinham um carinho enorme pela minha filha”, afirmou.

A família de Maria Júlia teve muito acolhimento de toda a equipe do hospital. “O auxílio da psicologia fez a diferença. Os médicos sempre nos passavam muita segurança, dizendo todos os passos do que iriam fazer com nossa filha. Todos os profissionais cuidavam não só de Maria Júlia, mas de nós”, disse.

ALEGRIA E GRATIDÃO

No dia da alta de Maria Júlia, a mãe era só agradecimentos: a Deus e às Santas para quem ela e seus familiares rezaram e fizeram promessas, e também aos médicos. “O meu obstetra, Marcelo Braga, foi fundamental em todo o processo. A obstetra que estava na urgência e fez meu parto, Heloisa Amorim, e toda equipe médica que cuidou da gente. A enfermagem que cuidou de Maria Júlia como se fosse uma filha. Esse milagre tem um pouquinho de todos. Nem sei como agradecer”.

Maria Eduarda lembrou ainda todo o apoio que recebeu de amigos e também de desconhecidos. “Gente que já tinha passado por situação semelhante vinha me dizer da sua vitória, falar que era possível eu ter meu milagre também. Eu quero que todos saibam da nossa história para verem que é possível, que não desistam, que, com fé e uma boa equipe de saúde, nós conseguimos”.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.