• Início
  • Notícias
  • Bons hábitos podem reduzir estresse emocional em tempos de pandemia

Notícias

Bons hábitos podem reduzir estresse emocional em tempos de pandemia

Publicada em 30/06/2020 às 07h

Os hábitos saudáveis podem proporcionar bem-estar no dia a dia: mais equilíbrio para viver bem Os hábitos saudáveis podem proporcionar bem-estar no dia a dia: mais equilíbrio para viver bem

As mudanças na rotina durante a pandemia do novo coronavírus são constantes. Há o afastamento social, novas medidas de higiene, uso de máscaras, além de condutas diferentes no ambiente de trabalho e restrições no acesso à escola. Este novo cenário gera reflexos na saúde mental, como insônia, ansiedade ou depressão.

Porém, há hábitos saudáveis na rotina do dia a dia que podem proporcionar bem-estar e reduzir o impacto psicológico da pandemia nas pessoas, como um sono reparador, exercícios físicos regulares, atividades motivadoras e maior disciplina.

O psiquiatra Rivando Rodrigues, médico cooperado da Unimed João Pessoa, alertou que é importante, por exemplo, não ficar acompanhando as notícias sobre o contágio da covid-19 a todo tempo. “A pessoa pode optar por programas leves, selecionar boas leituras, ouvir músicas, fazer vídeo chamada com a família e amigos, criar brincadeiras e procurar outras atividades de lazer para se distrair, mesmo estando em casa”, orientou. 

Segundo o médico, a qualidade do sono tem relação direta com a saúde mental, por isso, esse ponto merece muita atenção. “Quem está em casa o tempo todo não deve mudar radicalmente a rotina para dormir e trocar o dia pela noite. Neste caso, a pessoa está alterando o ciclo sono-vigília. O mais indicado é tentar manter os mesmos horários adotados antes da pandemia”, destacou Rivando.