• Início
  • Notícias
  • Cartilhas orientam sobre segurança do paciente no Alberto Urquiza

Notícias

Cartilhas orientam sobre segurança do paciente no Alberto Urquiza

Publicada em 13/09/2019 às 07h

As ações preventivas inseridas nas cartilhas buscam a melhoria na qualidade da assistência hospitalar As ações preventivas inseridas nas cartilhas buscam a melhoria na qualidade da assistência hospitalar

Melhorar ainda mais a segurança, minimizar riscos e reduzir a permanência do paciente no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade que pertece à Unimed João Pessoa. Com esses propósitos, foram elaboradoras a Cartilha de Segurança do Paciente e a Cartilha sobre as ROPs (Práticas Organizacionais Obrigatórias).

O primeiro documento é direcionado aos pacientes e acompanhantes durante a assistência recebida no Hospital Alberto Urquiza. Já o segundo documento é relacionado aos cuidados prestados diretamente ao paciente e  destinado, exclusivamente, aos colaboradores. As informações divulgadas nas cartilhas ajudam a garantir uma estada tranquila na unidade, reduzindo o tempo da internação e total segurança.

A Cartilha de Segurança do Paciente e a Cartilha das ROP foram desenvolvidas pelo Escritório da Qualidade, com o apoio do Comitê de Segurança do Paciente e de coordenadores do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

O QUE É

Conheça cada um dos documentos para poder colaborar melhor com o processo de recuperação do paciente.

SEGURANÇA DO PACIENTE

Esta cartilha foi desenvolvida para orientar sobre os cuidados aos quais o paciente e seu acompanhamente serão submetido durante a sua internação ou passagem pelo hospital. O documento contém informações e procedimentos básicos que devem ser

seguidos pelo paciente, familiares, visitantes e por toda a equipe de profissionais do hospital. O documento aborda as ocorrências que podem surgir no período em que o enfermo está acamado e como prevení-las. Ações simples, como lavar as mãos corretamente, são algumas ações que podem evitar intercorrências durante o tratamento no ambiente hospitalar. 

A cartilha está disponível aqui no Portal Unimed João Pessoa. Para acessá-la vá ao menu, clique em Nossas Unidades / Hospital Alberto Urquiza Wanderley / Publicações. Se preferi, clique aqui.

ROPs 

As Práticas Organizacionais Obrigatórias – ROPs (tirada do inglês Required Organizational Pratices) são práticas essenciais adotadas pelas organizações para minimizar riscos aos pacientes no ambiente hospitalar. O Hospital Alberto Urquiza Wanderley, buscando sempre a excelência no serviço, está implantando 31 ROPs.

A cartilha sobre as ROPs do hospital orienta o colaborador sobre o que são as ROPs, o que deve ser feito para obter a classificação de atendidas, como aplicá-la no dia a dia, e sua importância na segurança dos pacientes internados. O documento também está disponível no Portal Unimed JP e para ter acesso basta ir no menu principal / Nossas Unidades/ Hospital Alberto Urquiza Wanderley/ Publicações. Se preferir, acesse aqui.