• Início
  • Notícias
  • Como controlar o estresse e a ansiedade? Aprenda 10 estratégias

Notícias

Como controlar o estresse e a ansiedade? Aprenda 10 estratégias

Publicada em 24/09/2020 às 07h

Ter momentos para se cuidar é muito importante para saúde da mente e do corpo: dia de relaxar Ter momentos para se cuidar é muito importante para saúde da mente e do corpo: dia de relaxar

O dia a dia cada vez mais corrido e a luta contra o tempo para sempre fazer um pouco mais e melhor podem ser estressantes. Essa pressão diária faz com que algumas pessoas fiquem ansiosas, deixando de lado o cuidado com a saúde e o bem-estar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Por isso, é preciso parar para não adoecer. Ter momentos para se cuidar é muito importante para saúde da mente e do corpo.

Separar um tempo para se cuidar faz com que a pessoa se torne mais criativo e confiante, além de melhorar sua percepção em tomada de decisões e até nos seus relacionamentos. Reduzir os níveis de estresse faz com que o corpo melhore a imunidade, diminuindo assim os riscos de contrair doenças e inflamações.

CAUSAS

O estresse e a ansiedade são considerados os males do século. A psicóloga Roberta Araújo Mota, uma das profissionais dos grupos de educação em saúde da Unimed João Pessoa, explicou que um pouco de estresse faz bem, pois quando nos sentimos desafiados ou em perigo as respostas do nosso corpo nos deixam mais aptos a tomar decisões rapidamente e encarar desafios e perigos na vida e no trabalho.

O problema é quando nos submetemos a uma série de situações estressantes constantemente ou quando nossa resposta é exagerada, nos levando ao esgotamento físico e mental, e a problemas como depressão e transtornos de ansiedade. “A vida agitada, desafios e pressões profissionais, o consumo exagerado de informações e as pressões das redes sociais podem despertar ou agravar a ansiedade e o estresse”, comentou.

SINTOMAS

Alguns sintomas típicos de estresse e ansiedade são:

  • Taquicardia
  • Cansaço frequente
  • Insônia
  • Falta de ar
  • Irritabilidade

CONTROLE

Para ajuda a controlar a ansiedade e o estresse, a Unimed João Pessoa tem programas de promoção à saúde. Os clientes podem participar de grupos de educação em saúde, com a ajuda de uma equipe multiprofissional. Esses grupos ajudam a cuidar do corpo e da mente.

“É muito importante reconhecer os sintomas relacionados ao estresse e a ansiedade e identificar os fatores desencadeantes. Nos nossos grupos, conseguimos orientar maneiras de enfrentar tudo isso através de atividade física, da alimentação saudável e do suporte psicológico”, explicou o médico Heraldo Rocha, gestor de Serviços de Atenção Integral à Saúde e Ambulatoriais da Unimed João Pessoa.

Para participar, basta acessar a seção Viver Melhor no Portal da Unimed JP e clicar no Grupo de Educação em Saúde Conexão com Você, para saber sobre todas as informações. Se preferir, clique aqui para ser redirecionado para a página.­

DEZ DICAS

O estresse e ansiedade podem ser combatidos. Antes de mais nada, é preciso conhecer a fonte destes sentimentos. A psicóloga Roberta Mota e o educador físico Claudiney Fortes, que integram os grupos de educação em saúde da Unimed JP, selecionaram dez­dicas para o controle da ansiedade e do estresse. Confira:

  • Realize alongamentos de forma diária. Esses movimentos reduzem a fadiga muscular, a dor e como consequência melhoram os níveis de ansiedade e estresse
  • Pratique exercício físico de forma regular, pois eles induzem uma liberação hormonal durante e após sua prática promovendo bem-estar, euforia, sedação e redução à sensibilidade da dor
  • Insira exercícios de respiração no seu dia a dia. Reserve de cinco a dez minutos por dia para um momento individual, em local calmo e confortável, para realizar as fases da respiração: inspirar e expirar de forma pausada e controlada
  • Inicie exercícios físicos em grupos de forma virtual (os treinos em grupo são eficientes para o contato interpessoal, aumentam o estímulo à prática)
  • Reeduque os hábitos alimentares, pois a alimentação tem fundamental importância na redução do estresse e ansiedade. Alimentos ricos em gordura podem causar um efeito inflamatório no seu organismo gerando dores e consequentemente estresse.
  • Dê um tempo. Faça uma pausa mental e emocional.
  • Pense positivamente. Somos invadidos por pensamentos negativos em situações de estresse, mas é importante fazer um exercício para afastá-los, trazendo à mente pensamentos positivos e de esperança.
  • Peça ajuda. O estresse contínuo bloqueia nossa capacidade de ver as coisas como elas realmente são e encontrar as soluções possíveis para os problemas, por isso é recomendável pedir a orientação de pessoas mais experientes.
  • Fortaleça o autoconhecimento. Quem se conhece bem, sabe respeitar seus limites, consegue dizer "não" e pode se proteger, tem menos ansiedade que outras pessoas que estão ainda aprendendo a se conhecer.
  • Dedique tempo para se cuidar. Reservar algum tempo do dia para você e ser capaz de ouvir suas reais necessidades podem contribuir diretamente para o controle da ansiedade. Evite ações que levam à agitação, preocupação e desgaste nos momentos antes de se deitar para dormir.