• Início
  • Notícias
  • Confira as dicas para brincar o carnaval com saúde e bem-estar

Notícias

Confira as dicas para brincar o carnaval com saúde e bem-estar

Publicada em 01/03/2019 às 07h

No carnaval, não esqueça de tomar bastante água, usar roupas leves e se alimentar bem No carnaval, não esqueça de tomar bastante água, usar roupas leves e se alimentar bem

No carnaval não faltam oportunidades para cair na folia, mas ninguém pode esquecer da saúde, e isso inclui atitudes simples como a adoção de uma alimentação saudável, da hidratação do corpo, do uso de roupas leves, de sapatos confortáveis, além de outros cuidados. Confira dicas importantes que podem garantir um período de momo com mais bem-estar.

Usar roupas leves e não esquecer de passar o protetor solar são uns dos pré-requisitos para aproveitar a festa com mais conforto e respeito à qualidade de vida. Nessa estação do ano, os termômetros alcançam altas temperaturas em muitas cidades do país, principalmente no Nordeste, por isso, um dos principais cuidados que os foliões devem ter é com a hidratação do organismo.

Aliás, esse é um dos alertas da gastroenterologista Amanda Rosa Leal, cooperada da Unimed João Pessoa. “O corpo precisa estar muito hidratado, intercalando a água ou o suco de fruta com a ingestão de álcool”, orienta Amanda Rosa.

E para aguentar o pique nos dias de festa, vale atentar para a alimentação. Muita gente se empolga em seguir um longo cronograma, repleto de diversão, e acaba relaxando nos intervalos e na qualidade do que consome. Esse ponto, porém, é superimportante. Afinal, ninguém deseja terminar a festa antecipadamente por causa de problemas intestinais, não é verdade?

Segundo Amanda Rosa, devemos fazer refeições leves e nutritivas. “Como saladas, frutas e grelhados, evitando alimentos tradicionalmente ricos em gorduras, que demoram muito mais para serem digeridos”. E atenção: deve-se respeitar as três refeições diárias e não esquecer dos pratos ricos em carboidratos, porque ajudam a manter a energia.

CUIDADOS

Pular, sambar, cantar e fantasiar-se. A magia do carnaval é permitir-se brincar, seja quem você for. E tudo isso é muito melhor quando é feito com responsabilidade e segurança.

Por isso, vale a pena seguir algumas orientações e repassar aos amigos para que a festa seja sinônimo de alegria e de diversão.

Confira, ao lado, as dicas que vão ajudá-lo a aproveitar a folia com muita disposição e sem prejuízos para a saúde.

EVITE EXCESSOS

Em meio ao samba, fantasias e muita extravagância na alegria, vale ter, acima de tudo, equilíbrio quando o assunto for bebida alcoólica. Excessos nesse sentido podem trazer problemas à saúde como os efeitos tóxicos, e ainda provocar brigas e acidentes. Por isso, brinque com responsabilidade.

E quando o álcool é adicionado aos energéticos, a gastroenterologista, Amanda Rosa, lembra que a mistura pode causar arritmias e palpitações, além de atrapalhar o descanso e o sono. Esse último, não deve ser inferior a oito horas diariamente.

E por final, sempre é bom lembrar o uso do preservativo, que não deve ser negligenciado. “Ele é recomendando em todas as relações sexuais, como uma forma segura de prevenir inúmeras doenças, como hepatite viral, sífilis, herpes genital e a AIDS”, reforça a médica.

 

Com informações da Unimed do Brasil