• Início
  • Notícias
  • Conheça a fisioterapia pélvica e como ela pode auxiliar desde o pré e pós-parto e até disfunções do envelhecimento

Notícias

Conheça a fisioterapia pélvica e como ela pode auxiliar desde o pré e pós-parto e até disfunções do envelhecimento

Publicada em 01/12/2021 às 07h

A fisioterapia pélvica traz diversos benefícios nas várias etapas da vida A fisioterapia pélvica traz diversos benefícios nas várias etapas da vida

A fisioterapia pélvica ainda é uma área pouco conhecida no Brasil, apesar de estar em crescimento e ganhar mais visibilidade atualmente. Ela é responsável por tratar diversas disfunções de sistemas, órgãos e musculatura pélvica, incluindo o período gestacional das mulheres. Desde o dia 22 de novembro, o plano de saúde Unimed João Pessoa oferece este tipo de serviço para seus clientes, no Espaço Vida. 

A fisioterapeuta pélvica e obstétrica, Giulliana Vasconcelos, que atende no Espaço Vida da Unimed JP, explica que as técnicas são indicadas para homens, mulheres, crianças e idosos com queixas miccionais, coloproctológicas, sexuais e repercussões do período gestacional. “Elas vão beneficiar no alívio dos sintomas dolorosos como, por exemplo, dor pélvica crônica presente na paciente com endometriose, através de técnicas analgésicas e de neuromodulação da dor. Na infância, a criança pode apresentar queixas de perda urinária involuntária e a fisioterapia irá atuar com exercícios para melhorar a funcionalidade da musculatura de assoalho pélvico”, explica.

Para as mulheres, especialmente, a fisioterapia pélvica traz diversos benefícios durante as várias etapas da sua vida. “As técnicas podem ser úteis na adolescência, durante o ciclo menstrual, que pode ser desconfortável para algumas com cólicas menstruais. Já na gestação a fisioterapia pode aliviar possíveis desconfortos, bem como auxiliar na preparação para o parto vaginal — e no pós-parto, atua na reabilitação do assoalho pélvico e da diástase abdominal”, destaca Giulliana Vasconcelos.

A fisioterapia pélvica também é indicada para tratar das consequências dos distúrbios de órgãos pélvicos como a endometriose, síndrome do ovário policístico, pós-operatório de histerectomia entre vários outros. “O trabalho auxilia ainda na fase da menopausa e por fim durante o processo natural de envelhecimento, no qual ocorre a queda hormonal que tem como consequência algumas disfunções miccionais, coloproctológicas e sexuais”, completa a fisioterapeuta.

Da mesma forma que para as mulheres, pode-se ter benefícios em todas as etapas da vida do homem. É crescente o número de homens adultos e idosos com incontinência urinária e disfunções sexuais e a fisioterapia pélvica auxilia no tratamento desses sintomas. “Homens que realizaram a cirurgia de retirada da próstata (prostatectomia radical) apresentam esses tipos de distúrbios e por meio desse serviço da fisioterapia eles conseguem bons resultados na diminuição ou extinção desses problemas aumentando a sua qualidade de vida”, exemplifica.

ESPAÇO VIDA

Para ter acesso ao tratamento, o paciente deve receber uma guia solicitada pelo médico de referência, com recomendações de fisioterapia. O Espaço Vida fica na Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1090 - Torre e o atendimento acontece das 7h às 13h e de 13h às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados. O cliente pode marcar on line no site da Unimed João Pessoa (https://www.unimedjp.com.br/cliente/), escolher o horário e até mesmo o profissional que desejar que o atenda.

Em caso de dúvidas, o cliente pode enviar mensagem de texto via WhatsApp para o número 99118-4804. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. As respostas serão enviadas em até 24 horas (em dias úteis).