• Início
  • Notícias
  • Conheça os benefícios da fisioterapia para prevenir e tratar lesões

Notícias

Conheça os benefícios da fisioterapia para prevenir e tratar lesões

Publicada em 26/10/2021 às 14h

A fisioterapia torna o indivíduo o mais funcional possível A fisioterapia torna o indivíduo o mais funcional possível

Seja em crianças ou idosos, para se recuperar de lesões ou prevenir que elas aconteçam, a fisioterapia pode e deve ser realizada por todos, desde que sob indicação médica. O plano de saúde Unimed João Pessoa tem um serviço exclusivo e específico para atender os clientes que precisam deste tipo de atendimento: o Espaço Vida.

Segundo o fisioterapeuta Wellington dos Santos Lima Júnior, responsável técnico da Fisioterapia no Espaço Vida da Unimed João Pessoa, independente da condição da pessoa, a maior arma da reabilitação física é a mobilização e exercício terapêutico. Apesar disso, ele explica que além do acompanhamento profissional, é necessário autogerenciamento do paciente para ganhar autonomia. “A fisioterapia torna o indivíduo o mais funcional possível, fazendo com que seja bem-educado em relação às tarefas e atividades que precisa desempenhar fisicamente, mas não pode depender apenas disso. É preciso gerenciar o próprio corpo”, orienta.

Wellington destaca que são necessárias abordagens diferentes para cada tipo de paciente. O processo de reabilitação de um idoso que caiu da própria altura é diferente de um atleta de ponta, por exemplo. “Atendemos desde pacientes que passaram por cirurgia, devido a acidente automotivo até pessoas em recuperação da covid-19. O público mais prevalente é o pós-cirúrgico e também aquelas pessoas que têm problemas relacionados ao trabalho como hérnia de disco, lesões na coluna e tendinopatias (relacionado aos tendões)”, elenca.

A recuperação também varia de acordo com o tipo de lesão. O fisioterapeuta explica que um paciente que tem uma coluna saudável, mas que “deu um jeito” ao se inclinar de forma inadequada, por exemplo, terá um tratamento mais simples do que alguém que já tem um problema crônico instalado. “Primeiro precisamos amenizar a dor desse paciente e depois focar na parte de mobilidade e ganho de força para que tenha melhores resultados”, ressalta.

PARA A COVID - A reabilitação de pacientes que tiveram sequelas da covid-19 também é realizada no Espaço Vida. O fisioterapeuta aponta que grande parte das pessoas acredita que a doença traz apenas complicações respiratórias, mas que há muitas outras questões a serem observadas. “Elas podem passar por um período prolongado de internação, muitas são submetidas à intubação e ficam com problemas respiratórios, motores e até vasculares. A fisioterapia atua muito presente nesses casos, inclusive na reabilitação de pacientes ainda na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)”, explica.

Segundo o profissional, a prevenção de lesões também é um dos benefícios da fisioterapia também. “Por exemplo, se a pessoa tem uma instabilidade crônica no joelho, não sente que ele está firme quando vai fazer um agachamento ou subir uma escada, ainda existe lesão, mas pode vir a desenvolver uma. A fisioterapia vai atuar para prevenir isso”, destaca.

ESPAÇO VIDA

O atendimento acontece das 7h às 13h e de 13h às 19h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados. Ao receber a guia solicitada pelo médico de referência, com recomendações de fisioterapia, o paciente tem a liberdade de marcar online no site da Unimed João Pessoa (https://www.unimedjp.com.br/cliente/) o horário e até mesmo o profissional que desejar que o atenda.

Em caso de dúvidas na marcação, o cliente pode enviar mensagem de texto via WhatsApp para o número 99118-4804. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. As respostas serão enviadas em até 24 horas (em dias úteis).