• Início
  • Notícias
  • Coral Jovem se adapta e segue compartilhando alegria e esperança durante a pandemia

Notícias

Coral Jovem se adapta e segue compartilhando alegria e esperança durante a pandemia

Publicada em 19/04/2021 às 07h

Coral Jovem Unimed João Pessoa faz ensaios on-line duas vezes por semana: alegria e esperança nesses longos meses de pandemia Coral Jovem Unimed João Pessoa faz ensaios on-line duas vezes por semana: alegria e esperança nesses longos meses de pandemia

Nesses longos meses de pandemia, manter qualquer rotina que seja, mesmo que de forma adaptada para garantir a segurança, é um alívio para diminuir a ansiedade. A música, que desde tempos remotos mexe com as emoções, é uma boa alternativa para se acalmar, estimular memórias e unir as pessoas – embora que, fisicamente, distantes. E se ouvir já é bom, imagine cantar! Afinal, também dos tempos remotos vem o ensinamento: “quem canta, seus males espanta”.

E para manter a rotina e não sair do tom, há mais de um ano o Coral Jovem Unimed João Pessoa vem mantendo a sua agenda de ensaios de forma segura. A solução encontrada para que os jovens continuassem cantando, mostrando seus talentos e aprendendo sobre música foi usar uma plataforma on-line. Os ensaios virtuais ocorrem duas vezes por semana.

“Nos nossos encontros, além de cantar, também ensino a eles teoria da música. Esses encontros on-line deram certo. Eles continuam motivados”, comemora a maestrina Socorro Estrela.

APRESENTAÇÕES

Se não está sendo possível fazer apresentações e emocionar o público ao vivo, também se dá um jeito. Socorro Estrela conta que, em datas comemorativas, estão sendo preparadas músicas e gravados vídeos. “Os coralistas fazem os vídeos em casa, separadamente, e eu edito. Trabalhando assim fizemos até uma apresentação em novembro no Festival Paraibano de Coros, que foi totalmente on-line”, lembra.

A maior parte dos vídeos é veiculada nos canais internos de comunicação da Unimed João Pessoa. O mais recente foi uma homenagem às mulheres, em março. E vem novidade por aí. “Para o Dia das Mães, estamos preparando uma surpresa”, antecipa a maestrina.

BOA EXPERIÊNCIA

Vitor Delgado tem 18 anos e há sete faz parte do Coral Jovem Unimed JP. Ele confessa que, no início, entrou no grupo por influência da irmã, mas que hoje gosta de expressar os sentimentos pela música.

“Achei que foi uma ideia muito boa fazer as aulas on-line e não parar o Coral [durante a pandemia]. Mesmo sem encontrar os colegas, estar no Coral on-line é uma experiência muito boa”, afirma.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

O Coral Jovem Unimed João Pessoa tem como objetivo educar e capacitar crianças e adolescentes através da música. Em mais de 13 anos, já contribuiu para a formação de centenas de jovens. Na atual composição, conta com 56 integrantes, todos da Comunidade São Rafael, que fica no entorno do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed JP. Além da educação através da música, os jovens têm a cesso a atendimento psicossocial, oficinas e capacitações; e suas famílias recebem, mensalmente, uma cesta básica.

O Coral é um dos projetos de responsabilidade socioambiental da Unimed JP, que é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidades (ONU), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com cerca de 14 mil participantes em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

A Cooperativa também assumiu com a ONU o compromisso de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Coral está inserido em, pelo menos, três objetivos: 1º (Erradicação da Pobreza), 4º (Educação de Qualidade) e 10º (Redução das Desigualdades).