• Início
  • Notícias
  • Coral Jovem Unimed João Pessoa: a música que transforma vidas

Notícias

Coral Jovem Unimed João Pessoa: a música que transforma vidas

Publicada em 29/11/2019 às 07h

O Coral Jovem da Unimed João Pessoa realiza apresentações o ano todo: compromisso O Coral Jovem da Unimed João Pessoa realiza apresentações o ano todo: compromisso

“Com as aulas no coral e as apresentações em público, senti uma transformação na minha vida. As mudanças ocorreram tanto no lado musical quanto no pessoal. Sou menos tímida, tenho mais facilidade de me relacionar com os outros, sem falar que aperfeiçoei meu canto”. A declaração é da estudante Kaylanne Pereira de Oliveira Santos, 16 anos, cinco deles dedicados ao Coral Jovem Unimed João Pessoa.

Atualmente com 65 integrantes, com idade entre 10 e 18 anos, o Coral é uma dos projetos de responsabilidade socioambiental da Cooperativa, que dá oportunidade às crianças e adolescentes residentes próximas ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley de se envolverem em uma atividade cultural. Essa iniciativa faz com que esses jovens tenham perspectivas renovadas.

Para a maestrina Socorro Estrela, que está à frente do grupo desde a sua criação, em 2007, os benefícios vão muito além do canto. “A importância social é muito grande. Por meio da música, eles descobrem outras aptidões. Aprendem a colocar a voz, melhoram a sociabilização e a postura”, ressaltou.

O apoio que recebem no Coral Jovem Unimed JP tem transformado a vida dos participantes. Além de educar crianças e adolescentes através da música, há ainda atendimento psicossocial, que inclui as famílias; oficinas; cursos de capacitação; e cesta básica.

OPORTUNIDADE

Foi através do Coral da Unimed João Pessoa que o auxiliar administrativo do Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) da Unimed João Pessoa, Carlos Antonio Inácio da Silva, alcançou várias conquistas em sua vida. Ele lembra que foi o primeiro integrante do Coral, em 2007, e só se afastou da atividade em 2012, porque não teve mais como conciliar o canto com o trabalho.

“A experiência foi maravilhosa e contribuiu muito para meu crescimento. O coral me possibilitou realizar sonhos. Uma das apresentações mais marcantes foi quando viajamos no mesmo avião com o ex-presidente Lula e, depois de cantar em um evento em Brasília, fomos aplaudidos de pé por ele”, contou.

Carlinhos, como é conhecido pelos colegas de trabalho, iniciou sua vida profissional na Unimed JP como Jovem Aprendiz. A oportunidade também tem relação com o Coral. É que ser integrante do grupo possibilita que o jovem a participe do processo seletivo.

Para ele, a iniciativa da Cooperativa contribuiu para a melhoria de vida de muitos meninos e meninas. “Com essa iniciativa, a Unimed JP acredita no potencial do jovem. Espero que todos aproveitem essa experiência porque não é todo dia que temos uma chance dessas”, disse.

MENSAGEM POSITIVA

Os ensaios do Coral Jovem Unimed JP ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Um dos diferenciais desse grupo, de acordo com a maestrina Socorro Estrela, é o repertório selecionado. Sempre muito requisitado, o Coral leva ao público músicas com mensagens positivas, que elevam a autoestima e emocionam.

O Coral realiza apresentações o ano todo, mas em dezembro a procura aumenta bastante. Na quinta-feira (28), por exemplo, as crianças e adolescentes cantaram em um evento do Rotary: Rota Flora Agricultura Urbana, Paisagismo e Sustentabilidade no Espaço Cultural, às 18h. No mesmo dia e local, às 19h, o grupo também se apresentou no Festival Paraibano de Coros (Fepac).

AGENDA LOTADA

A agenda para o mês de dezembro  está lotada. Confira algumas apresentações já confirmadas:

Dia 7, às 17h – Mag Shopping

Dia 14 e 20, às 17h – Manaíra Shopping

Dia 18, às 10h – Sede da Unimed JP

Dia 20, às 9h – Empresa São Braz