• Início
  • Notícias
  • Covid-19: Unimed JP firma parceria para UFPB fazer exames de clientes

Notícias

Covid-19: Unimed JP firma parceria para UFPB fazer exames de clientes

Publicada em 07/04/2020 às 09h37

Margareth Diniz e Gualter Ramalho: mais uma parceria da Unimed JP no enfrentamento à Covid Margareth Diniz e Gualter Ramalho: mais uma parceria da Unimed JP no enfrentamento à Covid

A Unimed João Pessoa assinou nessa segunda-feira (6) um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo é unir forças para o enfretamento do novo coronavírus.

A partir do acordo celebrado entre as duas instituições, os testes para diagnóstico dos clientes da Unimed João Pessoa com suspeita de Covid-19 que estiverem internados no Hospital Alberto Urquiza Wanderley - unidade preferencial do plano de saúde para atendimento desta doença - ou em unidades da rede credenciada serão realizados pelos laboratórios da UFPB.

O exame realizado é o PCR “padrão ouro”, o mais preciso para diagnosticar a doença. O exame segue metodologia rigorosa, que vem sendo utilizada em todo o mundo para identificar a Covid-19. O tempo máximo para divulgação do resultado será de 48 horas.

Com essa parceria, não será necessário realizar os exames fora da Paraíba, como vinha ocorrendo até então. Eles serão realizados em três laboratórios da UFPB: Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências Médicas (CCM), Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical e Laboratório de Biologia Molecular da Escola Técnica de Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS), todos em João Pessoa. A expectativa é fazer até mil exames por dia.

ESTUDOS

A UFPB está realizando pesquisas para avaliação e identificação de fatores epidemiológicos relacionados à infecção pela Covid-19. O resultado dos testes com os clientes da Cooperativa vai contribuir para a realização desses estudos. O contrato de cooperação também inclui o desenvolvimento de cursos, programas e projetos de interesse comum das duas intuições.

Participaram da solenidade da assinatura do termo na manhã desta segunda-feira, no Gabinete da Reitoria da UFPB, em João Pessoa, o presidente do Conselho de Administração da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho; a reitora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz; o coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 da Unimed JP, Petrúcio Abrantes Sarmento; e o presidente da Comissão de Enfrentamento da Covid-19 da UFPB, Eduardo Sérgio Soares.