Notícias

Curso para cuidadores terá início nesta segunda-feira

Publicada em 22/01/2021 às 07h

Cuidar de idosos requer dedicação, conhecimentos e muito respeito Cuidar de idosos requer dedicação, conhecimentos e muito respeito

A Unimed João Pessoa vai iniciar um curso de formação cuidadores nesta segunda-feira (25). A capacitação tem como objetivo treinar pessoas interessadas em atuar nessa área ou que tenham um familiar precisando de assistência. A aula inaugural - que estava prevista para ocorrer na última quarta (20), mas foi adiada por causa da vacinação contra covid-19 dos profissionais de saúde da Cooperativa - será às 19h, no Centro de Estudos da Cooperativa, que fica no sétimo andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

Organizado pelo Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) e pelo Serviço de Educação Continuada em Enfermagem (Secen) da Unimed João Pessoa, em parceria com o Sescoop-PB, o curso será ministrado por colaboradores da Cooperativa que fazem parte da plataforma de docentes da Fundação Unimed. Serão 160 horas de aulas, com encontros presenciais e on-line. A carga horária será dividida em aulas semanais práticas e teóricas.

PROPÓSITO

Para o assessor de Inovação e Qualidade do NDH, João Modesto, ao realizar um curso como esse, a Unimed JP está seguindo seu propósito: promover a vida, cuidando da saúde das pessoas. “A Cooperativa procura, com isso, qualificar pessoas, tendo como foco o desenvolvimento pessoal e profissional de cada uma, para que possam atender com qualidade a demanda sempre crescente, principalmente para o cuidado de idosos”, disse.

Além de servir para o aperfeiçoamento profissional das pessoas que já desempenham a função, o curso também vai ajudar aqueles que têm interesse em se dedicar aos mais velhos ou possuem alguém precisando de cuidados.

APOIO ÀS FAMÍLIAS

O médico Marcelo Gentil, coordenador do Unimed Dia a Dia - serviço que presta assistência extra-hospitalar não emergencial aos beneficiários -, lembrou que esse é mais um apoio que Unimed João Pessoa dá às famílias que precisam contratar esses profissionais de forma particular e nem sempre têm o retorno esperado. Ele enfatizou que, com esse tipo de capacitação, a Cooperativa está pensando na saúde em longo prazo, dando oportunidade de ter estrutura profissional também na casa do cliente e não apenas em hospitais.

“Temos que ter cuidadores profissionais, que alinhados com uma equipe assistencial - como a do Dia a Dia - vão proporcionar o conforto que essas pessoas precisam em suas casas, com o cuidado, amor e auxílio também de seus familiares”, disse. Os cuidadores não podem ser apenas bons profissionais domésticos. É preciso que tenham formação adequada”, disse.

SEGUNDA TURMA

Os cursos de formação de cuidadores serão permanentes. De acordo com João Modesto, ainda no primeiro bimestre deste ano serão iniciadas as inscrições para a segunda turma. Para saber mais, as pessoas devem ligar para o Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) pelo telefone 2106-0543.