• Início
  • Notícias
  • Dia do Assistente Social: empenho, dedicação e comprometimento com o bem-estar de todos

Notícias

Dia do Assistente Social: empenho, dedicação e comprometimento com o bem-estar de todos

Publicada em 14/05/2021 às 14h30

Na Unimed João Pessoa, 15 assistentes sociais atuam nos hospitais próprios Na Unimed João Pessoa, 15 assistentes sociais atuam nos hospitais próprios

Quando uma pessoa está internada em um hospital, não só ela, mas também toda a família fica em uma situação de fragilidade. Por isso, o cuidado com um paciente envolve uma equipe multidisciplinar, que também se encarrega do bem-estar de todos. Entre os membros dessa equipe estão as Assistentes Sociais. E neste sábado (15) é dia de celebrar esse profissional dos Serviços Sociais, que está sempre dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos mais desfavorecidos. 

Nos hospitais próprios da Unimed João Pessoa, 15 assistentes sociais desempenham um papel importante: acolher e conectar pessoas. Com empatia, cuidado e carinho, muitas vezes, são as responsáveis por notícias boas e outras nem tanto. Elas são o “primeiro conforto” para a família que perde um ente querido. Mas também são portadoras de boas novas, como a melhora no quadro de saúde de um paciente ou mesmo a notícia do recebimento de alta.

A coordenadora de Assistência Social, do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e do Hospital Pediátrico Unimed, Fátima Lima Serrano, explicou que a assistência social atua em todos os setores das duas unidades, sempre em parceria com a equipe multidisciplinar. “Durante esta pandemia, estamos com um desafio ainda maior de acolher as pessoas. Temos que viabilizar direitos diante de tantas dificuldades, sempre falando para o nosso cliente que para tudo há solução”, explicou.

OS DOIS LADOS

Clíssia Soares é assistente social há 15 anos e em todo esse tempo nunca imaginou que precisaria tanto da ajuda e assistência das colegas de trabalho. Em junho do ano passado, após 16 dias de internação, sua mãe faleceu, vítima de covid. “Eu estava na linha de frente desde o começo. Minha mãe foi infectada. Poucos dias depois eu e meu pai. Ela teve que ser internada e nós nos tratamos em casa”, relatou.

Ela conta que devido ao isolamento que a doença exige, foi muito difícil sair do papel de assistente social e se tornar filha de paciente. “Foi nesse momento muito difícil que as assistentes sociais foram muito importantes para nossa família. Elas intermediaram o nosso contato com os médicos, tiveram um papel fundamental com o acolhimento, mesmo à distância, nos passaram segurança e conforto através de palavras. Além de toda a questão técnica, há toda a dedicação humana, que é fundamental para nós que estamos como familiar de pacientes”, disse.

INTEGRAÇÃO

Na Unimed JP, a assistente social atua de forma integrada com a equipe multidisciplinar. A Unimed JP entende que o papel desempenhado pelo assistente social na área de saúde é fundamental, pois oferece ao paciente novas perspectivas diante do tratamento, orientando e esclarecendo os familiares sobre a importância de participarem do processo de recuperação, resgatando e reconstruindo vínculos, que muitas vezes se encontram fragilizados.