• Início
  • Notícias
  • Esclareça oito dúvidas e previna-se da nova variante da covid-19

Notícias

Esclareça oito dúvidas e previna-se da nova variante da covid-19

Publicada em 23/06/2022 às 09h45

Gualter Lisboa Ramalho, presidente da Unimed João Pessoa, reforça recomendações para evitar disseminação da covid durante festejos juninos Gualter Lisboa Ramalho, presidente da Unimed João Pessoa, reforça recomendações para evitar disseminação da covid durante festejos juninos

O número de casos de covid-19 vem aumentando nas últimas semanas em todo o país. O receio é que a situação se agrave por causa das aglomerações causadas pelos festejos juninos.

Na rede de serviços próprios da Unimed João Pessoa, o maior plano de saúde da Paraíba, os casos também vêm subindo. O número de atendimentos passou de 50, há cerca de duas semanas, para 500 nos últimos dias, somando os dados do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, Hospital Pediátrico e telessaúde. A boa notícia é que, apesar desse crescimento, a taxa de conversão em internação tem sido baixa.

Com esse aumento, dúvidas antigas ressurgem e novas aparecem. Para combater a desinformação e tranquilizar a população, o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Lisboa Ramalho, respondeu a oito das dúvidas mais comuns sobre a covid. Ele também reforçou as recomendações para prevenção de doenças respiratórias, sobretudo covid, durante os festejos juninos. Confira:

01 - Qual exame deve ser realizado em caso de síndrome gripal?

O Eco Teste, o antígeno da covid. Esse é o exame de triagem. O RT PCR tem finalidade para paciente internado.

02 - Quando fazer o teste?

Entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas. Sobretudo, entre o terceiro e o quinto dia. Nunca antes do terceiro e, a partir do sétimo, a chance é menor de dar positivo.

03 - Quais medidas adotar e quais medicações utilizar em caso de contágio?

Hidratar, usar um antitérmico, um analgésico, antitussígeno [medicamento para tratar a tosse]. Agora, cautela no uso de corticoides e de antibióticos, que devem ser utilizados só com avaliação médica prévia, pois podem piorar o quadro futuro de covid.

04 - Quanto tempo de isolamento?

Dez dias. Contando a partir do primeiro dia de sintomas, chegou em dez dias pode ir para a rua. Se mantiver sintomas, pode ir para a rua, mas com máscara.

05 - É preciso fazer exame para sair do isolamento?

Não. Segundo orientações da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], estando assintomático há 24 horas não é necessário exame nenhum. Se tiver sintomático, deve usar máscara porque alguns pacientes com imunidade suprimida podem ter até 20 dias de transmissibilidade.

06 - E quanto à sorologia IGG e IGM?

Não servem como critério para liberação de isolamento.

07 - O que fazer no caso de entrar em contato com alguém que testou positivo?

A recomendação é manter o uso de máscara por sete dias e, se desenvolver sintomas, fazer exame entre o terceiro e o quinto dia. Antes de desenvolver sintoma, não deve fazer nenhum tipo de exame. Não necessariamente você desenvolve covid quando se expõe ao vírus, sobretudo quando está vacinado.

08 - Quais são as recomendações gerais?

Uso de máscaras em ambientes fechados para as pessoas em geral e uso de máscara obrigatório para quem tem comorbidade e para quem está com quadro gripal. No caso de quem tem comorbidade, para se proteger; e quem está com síndrome gripal, para proteger os outros. Manter a higiene das mãos. Atualizar o cartão vacinal: três doses para a população em geral; quatro para pessoas da área da saúde, acima de 50 anos e com imunossupressão; e duas para crianças. É importante manter o cartão vacinal atualizado tanto para covid quanto também para o vírus influenza.