• Início
  • Notícias
  • Especialista da Unimed JP explica diferença entre alergias e gripes e como se prevenir

Notícias

Especialista da Unimed JP explica diferença entre alergias e gripes e como se prevenir

Publicada em 23/12/2021 às 07h

Há mais de 200 vírus diferentes capazes de provocar o resfriado comum Há mais de 200 vírus diferentes capazes de provocar o resfriado comum

O verão começou oficialmente no dia 21 de dezembro e a época mais quente do ano traz alertas para a saúde, principalmente nos alérgicos. O pneumologista e alergologista cooperado do Plano de Saúde Unimed João Pessoa, Sebastião Costa, explica como distinguir as alergias de viroses e destaca a importância da prevenção. “Com a chegada desse novo surto (H3N2), mais do que nunca precisamos redobrar todas as recomendações de saúde, como evitar aglomerações, manter o uso de máscara e higienizar as mãos”, orienta.

Segundo o especialista, existem infecções por vírus que podem ser causadas pelo influenza — a tradicional gripe — e pelo sars-cov-2, que causa a covid-19. Há também mais de 200 vírus diferentes capazes de provocar o resfriado comum. “Os sintomas destes resfriados são muito parecidos, como congestão nasal, tosse, dor de garganta e febre, o que muda é a intensidade dos sintomas e gravidade da infecção”, explica.

O resfriado comum, segundo Sebastião Costa, é sempre mais brando e sem grandes consequências. “Apesar disso, é necessário haver uma consciência em toda a população de que, no contexto da pandemia, todas as pessoas com sintomas gripais precisam fazer o teste da covid-19”, explica.

ALERGIAS

A época mais quente do ano pode piorar algumas alergias que atingem além do sistema respiratório. Com isso são comuns irritações na pele, como dermatites e olhos vermelhos. Assim como sintomas gripais de garganta inflamada, espirros e congestão nasal. “A reação, especialmente de crianças, quando expostas a alimentos gelados ou ao sereno, está mais relacionada a alergias respiratórias, que muitas vezes se confundem com as viroses”, assegura.

“Como distinguir alergia de uma gripe ou resfriado? Ela nunca tem febre”, elucida o alergologista. Os fatores que contribuem para a rinite, sinusite e similares piorarem nesta época estão diretamente ligados ao ambiente,

como a exposição a baixas temperaturas com ar-condicionado, assim como a contaminação expelida pela manutenção inadequada de condicionadores de ar e ventiladores. Outro fator que pode influenciar é a mudança brusca de temperatura ao sair de um ambiente refrigerado para a rua, por exemplo.

H2N3

Gripes e resfriados são comuns no período do inverno, porém, excepcionalmente vários estados brasileiros já registram casos em plena estação mais quente do ano. “O vírus influenza, responsável pela gripe tradicional, faz um giro pelo mundo e aqui no hemisfério Sul, o passeio dele ocorre nos meses de abril a junho, principalmente. O surto está relacionado a uma variante do vírus influenza H3N2 e campanha de vacinação contra a gripe, aplicada em abril, não teve boa cobertura devido à pandemia de covid-19”, explica.

Os idosos, crianças e pessoas com comorbidades, segundo o médico, são os grupos mais afetados. “Exatamente por isso precisam ser vacinados todos os anos contra a gripe, muito bem protegidos e devidamente assistidos quando desenvolverem o problema”, reforça.