Notícias

Estresse na gravidez: causas, consequências e como evitar

Publicada em 17/08/2022 às 07h

Causas e consequências do estresse na gravidez serão tema de uma oficina realizada pela Unimed João Pessoa Causas e consequências do estresse na gravidez serão tema de uma oficina realizada pela Unimed João Pessoa

O estresse é um dos maiores problemas de saúde atuais em todo o mundo. Mas, na gestação, essa situação precisa de uma atenção redobrada, já que pode trazer riscos não só à saúde da mãe, mas também do bebê.

Segundo a psicóloga Abigail Lopes, da equipe da Unimed João Pessoa, é normal que a gestante fique um pouco mais ansiosa ou nervosa durante a gravidez. Isso ocorre, principalmente, por uma questão hormonal, específica desse momento tão especial. “Quando a mulher começa a gerar uma nova vida, os hormônios ficam à flor da pele e as mudanças físicas e emocionais são profundas”, explicou.

A psicóloga alertou que é preciso estar atenta à saúde mental da gestante. O estresse frequente pode ocasionar um aumento na liberação de citocinas inflamatórias, que em excesso causam problemas de saúde, e de cortisol, hormônio relacionado a esse problema de saúde. “O cortisol pode trazer consequências no curso da gestação e também após, dificultando a amamentação do bebê”, explicou Abigail.

Para evitar os males do estresse na gravidez, a psicóloga dá algumas dicas.“Aprenda uma técnica de relaxamento, como a meditação; converse com alguém sobre as emoções durante a gravidez; dê um passeio algumas vezes por semana. Enfim, desfrute o presente, sem tentar adivinhar o futuro e sem se prender ao passado”, recomendou.

OFICINA GRATUITA

As causas e consequências do estresse na gravidez serão tema de uma oficina realizada pela Unimed João Pessoa, de forma remota, no dia 31 deste mês, das 8h30 às 11h. As inscrições, que estão sendo feitas pelo Portal Unimed JP, são gratuitas e qualquer cliente da Unimed JP gestante pode participar.

A oficina é ministrada pela equipe do grupo de educação em saúde Mãe e Bebê, iniciativa da Unimed JP que orienta as grávidas para uma gestação saudável e tranquila.