• Início
  • Notícias
  • Estrutura moderna, equipe capacitada e protocolos garantem melhores resultados nas neurocirurgias

Notícias

Estrutura moderna, equipe capacitada e protocolos garantem melhores resultados nas neurocirurgias

Publicada em 05/05/2022 às 12h

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley conta com um centro cirúrgico moderno que possibilita a realização de neurocirurgias pouco invasivas O Hospital Alberto Urquiza Wanderley conta com um centro cirúrgico moderno que possibilita a realização de neurocirurgias pouco invasivas

A possibilidade de passar por uma neurocirurgia é uma ideia que assusta muitas pessoas. O receio está associado ao caráter complexo deste tipo de procedimento, que auxilia no diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças neurológicas. Mas o avanço da tecnologia, associado a profissionais capacitados e uma estrutura adequada, reduzem esses riscos, tornando os procedimentos mais seguros e garantido melhores resultados.

Na Paraíba, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que integra a rede própria da Unimed João Pessoa, maior plano de saúde do estado com cerca de 160 mil clientes, tem se destacado na realização de neurocirurgias. Segundo especialistas, a unidade, que é referência em alta complexidade, se destaca por três pilares principais: estrutura física completa com tecnologia de ponta; equipe médica composta por neurocirurgiões e neurorradiologistas intervencionistas; e protocolos assistenciais.

Em sua estrutura, o Hospital Alberto Urquiza conta, por exemplo, com um dos melhores centros de terapia intensiva (CTI) do estado , Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e bloco cirúrgico moderno, equipado com os melhores instrumentos e microscópio cirúrgico, que permite cirurgias pouco invasivas. Isso significa recuperação mais rápida e menor tempo de internação.

DIFERENCIAIS

Para o neurocirurgião Stênio Abrantes Sarmento, que é médico cooperado da Unimed JP e realiza cirurgias no Alberto Urquiza, o hospital desempenha um papel importante na neurocirurgia paraibana. “Conseguimos desenvolver todas as técnicas cirúrgicas às quais nos propomos para ajudar o paciente”, disse.

“Sempre temos a oportunidade de evoluir e de dar aos usuários deste hospital as melhores e mais modernas técnicas cirúrgicas disponíveis, hoje, no mundo inteiro”, afirmou o médico, que também integra a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e foi presidente do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia de 2022, realizado entre os dias 20 e 24 de abril, em João Pessoa.

Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o neurocirurgião José Lopes de Sousa Filho, também cooperado da Unimed JP, disse que o hospital utiliza novas tecnologias como aliadas ao tratamento de, por exemplo, problemas de coluna. Com isso, é possível realizar procedimentos em regime de “day clinic”, que permite que o paciente tenha alta dentro de 12 horas.

Os protocolos assistenciais são outro diferencial apontado pelo médico. “O hospital possui protocolos assistenciais bem estabelecidos baseados nas melhores evidências científicas para as principais emergências neurológicas, como acidente vascular encefálico isquêmico e hemorrágicos”, citou José Lopes.

SAIBA MAIS

A neurocirurgia é uma especialidade médica que trata as principais doenças do sistema nervoso central e periférico. Ou seja, aquelas que prejudicam cérebro, coluna, medula e nervos cranianos e periféricos. Doenças vasculares, como aneurisma e obstrução arterial, patologias degenerativas e tumores são alguns dos problemas tratados na neurocirurgia. Outros exemplos são traumas cranioencefálicos e da coluna vertebral, hidrocefalia e hérnias de disco.

“Tratamento precoce com equipe integrada associada hospital e uma estrutura completa fazem toda a diferença no manejo e desfecho das doenças neurológicas agudas ameaçadoras à vida”, reforçou o neurocirurgião José Lopes.