Unimed João Pessoa

Notícias

Exames de imagem são importantes no diagnóstico precoce da covid-19

A- A+
Publicada em 31/07/2020 às 14h
Os exames de imagem têm papel fundamental na conclusão do diagnóstico precoce da doença Os exames de imagem têm papel fundamental na conclusão do diagnóstico precoce da doença

A realização de exames adequados permite a identificação precoce da covid-19 e pode prevenir a evolução do quadro de saúde. Esse tema será abordado no “Simpósio Unimed João Pessoa - O Enfrentamento da Covid-19: do Desafio às Conquistas”, neste sábado (1º), das 8h às 17h, com participação online e transmissão pelo Youtube.

De acordo com o radiologista da Unimed JP, Océlio Cartaxo, coordenador do Centro de Radiologia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e um dos palestrantes do evento, os exames de imagem têm papel fundamental para a conclusão do diagnósticoÉ possível acompanhar as manifestações pulmonares, o que torna essa análise indispensável para concluir o diagnóstico”, conta o especialista.

Segundo o especialista, a tomografia de tórax é um procedimento padrão para quem chega com os primeiros sintomas da covid-19. “Não é um método de triagem, mas é de extrema importância para descobrir precocemente os sinais e fazer o acompanhamento do paciente. Faz parte do protocolo”, comenta.

A tomografia deve ser acompanhada de outros exames para o diagnóstico completo, principalmente os testes para detectar a presença do vírus no organismo - sorológico ou teste rápido - já que em fases iniciais podem não haver manifestações pulmonares. “Essas modificações permitem o acompanhamento da evolução do paciente. O período ideal para a realização do procedimento é a partir do quarto dia após o aparecimento dos sintomas, pois há 75% de chance de haver sinais”, orienta Océlio Cartaxo.

Ao realizar o exame, o que o especialista procura são características, como manchas com tonalidade em vidro fosco, que se distribuem, predominantemente, nas periferias dos pulmões. A presença delas em um paciente com sintomas de síndrome gripal tem grandes chances de ter contraído a covid-19”, explica

Além da tomografia do tórax, outras técnicas também são utilizadas para auxiliar no diagnóstico e tratamento de forma precoce, como outros métodos de ultrassom em paciente internados e ressonância do crânio, para avaliação das complicações neurológicas, temas que também serão abordados no Simpósio. 

COMO PARTICIPAR

As inscrições para participar do Simpósio Unimed João Pessoa são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de julho, exclusivamente, na página do evento (clique aqui), onde também pode ser consultada a programação completa. As vagas são abertas para médicos, residentes, estudantes de medicina e demais profissionais de saúde.

Durante o evento, os internautas poderão conferir os bons resultados obtidos e as técnicas pioneiras no combate à covid-19 utilizadas pela Unimed JP em seus clientes. A programação abordará as estratégias que deram certo no enfrentamento à covid, fatores de risco, manejo do paciente e o que esperar do mundo pós-covid. Os interessados podem conferir mais informações no Instagram @simposiocovidjoaopessoa.

SERVIÇO:

Simpósio Unimed João Pessoa - O Enfrentamento da Covid-19: do Desafio às Conquistas

Data: 01/08/2020 (sábado)

Horário: 8h às 17h

Inscrições gratuitas: Clique aqui  (até 31 de julho)

Transmissão online: YouTube Unimed João Pessoa