• Início
  • Notícias
  • Grupo proporciona mais qualidade de vida para clientes com diabetes

Notícias

Grupo proporciona mais qualidade de vida para clientes com diabetes

Publicada em 14/11/2018 às 16h

Grupo recebe orientação para aprender a conviver com a doença: atenção especial Grupo recebe orientação para aprender a conviver com a doença: atenção especial

Cerca de 60% do tratamento do diabetes é determinado por uma mudança no estilo de vida. Uma dieta equilibrada, a prática de atividades físicas e uso de medicações - quando for necessário - são fatores fundamentais para o controle da doença. O diabetes é uma doença crônica de caráter permanente, o diabetes, caracterizada pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue), pode ocasionar diversas complicações se não forem tomados os devidos cuidados.

No entanto, mais da metade das pessoas com diabetes tipo 2 (relacionado a maus hábitos alimentares, sobrepeso e sedentarismo) tem dificuldades para seguir recomendações médicas. Os especialistas acreditam que esse universo de pacientes não segue as orientações por não estar suficientemente preocupado com as complicações da doença em longo prazo.

Para ajudar os clientes e colaboradores que têm diabetes ou pré-diabetes a ter mais qualidade de vida, a Unimed João Pessoa dedica, desde 2004, uma atenção especial e permanente a esse público.

Os clientes contam com o Grupo de Educação em Saúde em Diabetes Mellitus (GES-DM), uma das iniciativas de promoção da saúde da Cooperativa desenvolvidas no Viver Melhor. O trabalho do GES-DM é o pioneiro na região Nordeste e já beneficiou mais de 1,6 mil clientes da Unimed João Pessoa.

Para entrar no grupo, além de ser cliente, há alguns requisitos: a pessoa precisa ter mais de 20 anos de idade e ser portador de diabetes ou pré-diabetes. Durante cinco encontros, os participantes recebem orientações em grupo ou individualmente, de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e educador físico.

INSCRIÇÕES

Para quem ficou interessado em participar, a Unimed JP está inscrevendo para a próxima turma do GES-DM, que terá início dia 6 de dezembro. As reuniões ocorrem no Viver Melhor. As inscrições podem ser feitas pela internet, telefone ou presencialmente.

Internet: clique aqui

Telefone: 3506-8700

Presencialmente: Viver Melhor (Avenida Bento da Gama, 396, na Torre)

ALERTA MUNDIAL

Nesta quarta-feira, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. O objetivo é  alertar as pessoas sobre a prevenção e o controle da doença.

O diabetes é a mais comum das doenças, chegando a atingir 415 milhões de pessoas em todo o mundo, e vem em uma incidência crescente. A Organização Munidal de Saúde estima que em 2040 haverá cerca de 642 milhões de portadores de diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil ocupa 4º lugar entre os 10 países com o maior índice de diabéticos.

SINAIS E SINTOMAS

Os níveis elevados de glicose no sangue podem causar diversos sinais e sintomas:

  • Urinar com mais frequência;
  • Sede excessiva;
  • Alterações visuais;
  • Cansaço excessivo sem motivo aparente;
  • Infecções frequentes, sendo mais comuns as infecções de pele;
  • Aumento do apetite.

Alguns sinais e sintomas são menos perceptíveis, como formigamentos nas mãos e pés. Os exames periódicos são fundamentais para diagnosticar a doença, principalmente após os 40 anos de idade.